10 dicas sobre como economizar água e energia na loja!

Quer economizar água e energia em sua loja? Confira 10 dicas que vão ajudar a trazer mais economia e consciência ambiental!

Você sabe como economizar água e energia no seu estabelecimento? Atualmente, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são questões cada vez mais urgentes e necessárias. Isso se reflete também nos negócios alimentícios, em que empreendimentos buscam reduzir o impacto ambiental de suas operações, além de economizar recursos e reduzir custos. 

Nesse sentido, a economia de energia e água é uma das medidas mais efetivas que uma empresa pode adotar. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a redução do consumo desses recursos pode gerar uma economia financeira significativa, aumentando a lucratividade e trazendo melhores resultados.

Aprenda como economizar energia e água no seu negócio com 10 dicas infalíveis!

1. Utilize aparelhos novos

Máquinas de uso constante exigem manutenções periódicas, principalmente quando são antigas. Com o passar dos anos, os equipamentos tendem a perder eficiência, resultando em um maior consumo de energia para executar suas funções.

Recondicionar ou rebobinar motores elétricos pode acabar influenciando diretamente na redução da eficiência desse tipo de equipamento. Nesse caso, é importante perceber quando é o momento de substituir esse item por um novo. Você conseguirá economizar muito mais energia investindo em uma versão mais recente e econômica.

2. Utilize sensores de presença

Alguns ambientes da empresa, como o banheiro, são menos frequentados pelos consumidores. Por isso, a instalação de sensores é uma ótima opção para reduzir o consumo de energia.

Isso porque é bastante comum que os clientes entrem e esqueçam de apagar as luzes ao saírem, fazendo uma grande diferença na conta de luz no final do mês. Com o uso de um sensor de presença, as luzes só ficarão acesas enquanto tiver gente naquele espaço.

3. Mapeie o uso da água

Para mapear o uso da água em um negócio alimentício, primeiramente, é necessário saber como a água é utilizada no estabelecimento. Dessa forma, será possível começar a organizar o consumo dela, e então, definir as próximas ações.

Os colaboradores ficarão motivados e adotarão com mais facilidade ações simples, como desligar torneiras e reparar reservatórios e tubulações, além de promover outras melhorias.

4. Utilize lâmpadas econômicas

Uma excelente forma de economizar energia é o uso da lâmpada de LED. Além da economia, ela proporciona mais durabilidade e sustentabilidade em um empreendimento.

Elas são mais eficientes em comparação com outros tipos de lâmpadas disponíveis no mercado. Assim, a médio e longo prazo, você terá um melhor desempenho na questão do custo-benefício para gerar economia de energia.

5. Considere a energia solar

A energia solar é a energia originária do sol, uma fonte interminável e com potencial superior quando se compara com outras fontes renováveis. Diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para aumentar ainda mais sua aplicação, podendo ser aproveitada e utilizada por meio de diferentes dispositivos.

O uso de painéis solares têm se tornado cada vez mais comum no Brasil. É um item essencial para estabelecimentos que desejam reduzir gastos com o consumo de energia elétrica.

6. Faça captação e o aproveitamento da água da chuva

Reutilizar a água da chuva é uma ótima estratégia para economizar água em negócios alimentícios. Para isso, é preciso investir em um sistema de captação.

Esse é um investimento que pode trazer um retorno bastante positivo, já que, em muitos casos, a empresa passará a não depender mais de concessionárias da região.

7. Cuide dos seus equipamentos 

Outra maneira de economizar água é investindo na manutenção dos equipamentos do estabelecimento. Isso porque, hoje em dia, o mercado oferece várias máquinas que ajudam a controlar o consumo de água de maneira eficaz.

Um bom exemplo são os arejadores e a torneira com pressão mais elevada. Esses itens aumentam o volume do fluxo de água, sem resultar em um consumo maior. As descargas sanitárias com opção de vazão e as torneiras com sensores também são ótimas alternativas e podem ser instaladas.

Vale lembrar que a instalação de novos equipamentos no seu negócio não exclui a necessidade de manutenção e revisão periódica. Dessa forma, você consegue evitar possíveis vazamentos, que podem gerar consumo excessivo de água.

8. Aposte na recirculação interna da água

Uma ótima forma de racionalizar o uso da água é adotando medidas simples para que ela seja reaproveitada de maneiras diferentes. A água utilizada em pias para lavagem de garagens e pátios, por exemplo, pode ser reutilizada para o resfriamento de equipamentos.

Alguns sistemas de reutilização interna de água podem ser mais complexos. Por isso, é importante fazer uma análise com cautela para saber seu custo-benefício. Além disso, é necessário verificar quais são os possíveis riscos no momento do racionamento de água e o seu desabastecimento.

9. Utilize cores claras no ambiente

Embora pareça algo sem importância, o fato da luz precisar ficar acesa o dia inteiro, gera um consumo de energia elétrica muito elevado. Mesmo com a utilização de lâmpadas LED, o gasto ainda é muito alto, principalmente em estabelecimentos maiores, como supermercados.

Obviamente que não há como eliminar o uso das lâmpadas. No entanto, quando as paredes do espaço têm cores claras, a luz reflete e se espalha com mais facilidade, reduzindo o número de lâmpadas.

10. Oriente os funcionários

Para ser possível reduzir o consumo de água e energia no seu negócio é fundamental contar com o apoio de todos os colaboradores. Essa não é uma tarefa fácil de implementar, já que requer o engajamento de toda a equipe. Porém, existem boas práticas que podem contribuir com esse objetivo, como;

  • fazer reuniões com frequência para tratar de metas de redução;
  • criar um comitê de redução de consumo;
  • promover o consumo consciente por meio de premiações;
  • criar campanhas sobre o tema utilizando banners, SMS, mensagem na tela do desktop etc.

As dicas trazidas aqui são indispensáveis para você que pretende economizar água e energia no seu empreendimento. Além de ajudar na redução de custos, aumentando a lucratividade do negócio, contribui com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Quer ter mais eficiência na gestão com fornecedores? Então, baixe gratuitamente a planilha de contas a pagar!

Por iFood Mercado

Por iFood Mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

19/05/2024

Promoção de vendas: 5 dicas para o seu sucesso