Cada vez mais os negócios, independentemente do setor em que atuam, visam estimular o feedback do cliente por meio de canais de comunicação, redes sociais e atendimento presencial nos estabelecimentos. Afinal, ter a opinião clara e direta do público é essencial para o empreendimento se alinhar melhor ao mercado e ter um bom desempenho comercial.
Pensando na importância do feedabck, trouxemos alguns exemplos de como ele pode ser aproveitado pela gestão em diferentes processos internos. Confira!
Faça uma análise de padrões e tendências
O feedback do cliente pode ser trabalhado como um canal de pesquisa sobre tendências do mercado, padrões de compras dos brasileiros e conteúdos que estão virais na internet. Portanto, é possível fazer uma análise desse conhecimento e adotar estratégias de marketing personalizadas para o negócio.
Treine a equipe
A avaliação do cliente, obtida por meio do feedback, permite que você tenha um panorama da efetividade da equipe. Como ela tem, tanto no online quanto no presencial, atuado e gerenciado o tempo, organizado o contato com o público, lidado com imprevistos etc. Use essas informações para desenvolver um padrão de conduta de excelência para os colaboradores atuais e os futuros talentos.
Isso significa que é necessário ter um guia que aborde, entre muitos tópicos, a luta contra preconceitos nas relações de consumo. Afinal, como alertou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), é preciso estar vigilante quanto a isso:
“Os fornecedores de produtos e serviços devem promover ações afirmativas para fomentar a igualdade e o combate à discriminação racial nas relações de consumo”.
Esteja disposto a ouvir críticas
Nem sempre os comentários dos clientes serão positivos. Em alguns casos, serão críticas negativas (por exemplo, a uma campanha má executada de mensagens de saudação ou falta de mimos conforme divulgado na mídia para ofertas promocionais).
Portanto, é preciso adotar uma postura madura para escutar e tomar nota do que está sendo dito. Afinal, críticas também são importantes para a evolução do negócio.
Identifique os pontos de melhoria
Leve em conta a percepção do cliente para identificar problemas que afetam a confiança do público no negócio e se tornam gargalos que impedem uma maior competitividade no mercado. Dessa forma, você tem como saná-los mais rapidamente, evitando prejuízos financeiros a longo prazo.
Saiba o que vende mais
A experiência do cliente é uma excelente base de dados para compreender quais produtos do seu negócio vendem mais e as razões por trás disso. Com essas informações, você consegue adaptar o seu catálogo de vendas, investir mais no estoque de itens com alta saída, evitar desperdícios de mercadorias etc.
Descubra quem é o seu público-alvo
Por fim, aproveite esse retorno do cliente para saber com mais detalhes quem é o público do seu negócio. Ou seja, qual o gênero, faixa etária, perfil econômico, preferências de consumo são característicos dele. Isso será de grande valor para que você possa personalizar e atualizar cada vez mais os serviços prestados, os preços cobrados e a qualidade de atendimento. Conseguindo, assim, alcançar em cheio as expectativas das pessoas.
Como explicado, o feedback do cliente pode ser aproveitado para solucionar problemas no negócio e impulsioná-lo no mercado. Por isso, é importante estabelecer uma cultura de feeback na relação com o público e investir em plataformas que facilitem esse processo.
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Uma resposta
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