Como fazer um flyer de divulgação digital?

Saiba como fazer um flyer de divulgação digital! Conte com essa ferramenta para atrair e fidelizar seus clientes.
11 Min
flyer de divulgação: casal se abraçando enquanto olha para celular

Tão importante quanto criar produtos inesquecíveis para o seu cardápio é saber promovê-los de maneira adequada, despertando o interesse dos clientes com estratégias que utilizem o alcance das redes sociais. Um exemplo bem-sucedido nesse sentido é o flyer de divulgação.

Sou Maikon Rangel, Expert iFood, diretor da Just Burger Hamburgueria e especialista focado em resultados baseados na alta performance geral do restaurante. Ajudo empreendimentos a alcançarem mais visibilidade e vendas no iFood. Trabalho com mais de 100 restaurantes por mês de todo Brasil gratuitamente, dando dicas de melhorias.

Agora, você vai conferir algumas dessas dicas, voltadas para o flyer de divulgação digital. Boa leitura!

O que é um flyer digital?

O flyer digital é um panfleto promocional divulgado na internet. Há alguns anos, era mais comum encontrar as versões impressas, mas, com a ascensão dos e-commerces, hoje temos a versão digital. “Para se destacar, as empresas apostam em cores vivas, chamadas impactantes e um layout que chame a atenção na primeira visualização”.

Diferentemente de anúncios patrocinados, o flyer é uma estratégia que trabalha com a recepção imediata da mensagem. No entanto, isso não significa que deva ser feito de maneira apressada. Muito pelo contrário! Cada elemento deve ser cuidadosamente pensado, mirando o objetivo da divulgação.

O flyer costuma ter uma imagem impactante, que capte imediatamente a atenção do cliente, e mensagens de rápida leitura. A ideia é atrair as pessoas, de modo que elas gastem poucos segundos para compreender o que está sendo oferecido a elas.

Com o apoio humanizado para a ação, o flyer de divulgação deve ter elementos que captem a atenção do cliente. As informações devem ser claras e objetivas, sem erros. Também é preciso que elas combinem com a foto utilizada e com a situação.

O flyer digital serve para divulgar qualquer evento. “Aqui na Just Burger, utilizamos o flyer com cadência, isto é, trabalhando com antecedência para criar um cronograma ao lançar uma promoção.

Assim, se você deseja lançar uma promoção no dia 10 de um mês, por exemplo, os trabalhos já começam com a divulgação do flyer digital a partir do dia 1º nas redes sociais, como o Instagram.

Como fazer um bom flyer?

O seu flyer será mais bem-sucedido se for acompanhado de um movimento humano focado na antecipação. Como assim? É bom fazer um esquenta, isto é, criar ações de divulgação nas redes sociais antes de efetivamente mostrar o flyer.

A gente prefere ser amparado com Stories. Faço o esquenta antes, de maneira humanizada, falando do tema, preparando as pessoas. Assim, a gente vem com o flyer e, depois dele, continua aquecendo, dando a continuidade à estratégia”.

Além disso, o flyer deve ser utilizado junto de outras ações de divulgação, que tornem a estratégia mais completa. Outra coisa importante: não adianta escrever algo de qualquer jeito. É preciso que todos os elementos se comuniquem totalmente com o seu público.

O objetivo é despertar o interesse, fazendo com que um cliente em potencial realmente leia o flyer e se interesse pelo produto e pela empresa. “Dias antes, a gente vem com o flyer e o lança na rede social. O flyer dá uma visibilidade e uma assertividade para a informação, já que tem tudo ali compilado”.

Escolha bem as imagens

É preciso que você trabalhe com imagens atrativas, de modo que os elementos estejam em harmonia. “Aqui na Just, geralmente, a gente usa uma foto bem suculenta, que desperte a vontade nas pessoas”. A foto deve ser profissional, acompanhada de informações relevantes, como data e horário.

Outro detalhe é o tipo de foto utilizada. Em vez de um flyer de divulgação chapado, com o produto inserido, prefiro colocar um hambúrguer ou uma mão segurando uma porção de queijo cheddar, por exemplo. Acredito que essas ações chamam mais a atenção do que um simples anúncio de promoção.

Não exagere na aplicação das cores

80% da composição deve ser direcionada para o cliente realizar uma ação”. Então, sobre as cores, gosto de usar as neutras. Não gosto de tons quentes, que chamem muito a atenção, como laranja, vermelho e amarelo.

Mas, tão importante quanto a cor, é a sua participação na composição do flyer: “no caso da nossa empresa, uma hamburgueria, gosto de evidenciar uma foto atrativa do produto, que gere vontade no cliente”.

Pense nas fontes usadas para as letras

As letras, tanto em termos de fonte escolhida como de cor, também devem se encaixar no cenário. “Particularmente, prefiro a cor preta”. A escrita, ou um slogan, funciona como um complemento a uma boa imagem, e não a peça central da divulgação.

É necessário tomar muito cuidado, por exemplo, para não acabar fazendo um flyer de divulgação com fundo opaco, muito texto e uma foto de lanche que não se conecte muito com o resto da composição. “Não recomendo utilizar fundo nas letras, já que isso acaba retirando a atenção do cliente da imagem — o verdadeiro foco do flyer”.

Use tamanhos e formatos que mais convertem

Em relação a isso, a gente trabalha exclusivamente com Stories e feed do Instagram, utilizando a proporção de 1:1, ou seja, aquela quadrada. Prefira sempre usar aqueles formatos que o seu público mais acessa, pois é exatamente para ele que você está fazendo o flyer de divulgação digital.

Qual o melhor aplicativo para fazer flyer?

O Photoshop é uma ótima ferramenta para a confecção do flyer de divulgação, já que esse editor de imagens clássico tem inúmeras funcionalidades, evidenciando a identidade visual do seu estabelecimento. Para vídeos, uma boa solução é o CapCut, tanto para versões animadas quanto estáticas.

Outro programa que costuma ser utilizado para esse fim é o Canva. Ele também tem uma versão em aplicativo para celular, e você consegue criar um flyer do zero, gastando apenas alguns minutos. Ele é excelente para quem não tem muita habilidade com criação, pois entrega um resultado bem profissional sem exigir muito.

Agora que você entendeu como fazer flyer de divulgação digital, e as vantagens desse canal promocional para o empreendimento, já pode criar as suas próprias versões. Só não se esqueça do “esquenta”, usando as redes sociais para gerar uma expectativa nos consumidores, antes do lançamento propriamente dito.

Curtiu? Complemente a sua estratégia dos flyers de divulgação com estas 5 dicas para garantir o sucesso das suas promoções!

Por Maikon Rangel

Por Maikon Rangel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções