Gestor de Pedidos no iFood: tire suas dúvidas aqui

Uma ferramenta poderosa para facilitar e organizar a operação de trabalho do seu restaurante: conheça o Gestor de Pedidos iFood!
10 Min
gestor de pedidos ifood

O Gestor de Pedidos é a ferramenta que facilita e organiza a operação de trabalho do seu restaurante. Por meio dela, você recebe e gerencia os pedidos que seus clientes fizeram pelo iFood.

Se você tem o Plano Básico, Plano Entrega ou utiliza o Cardápio Digital, você conseguirá utilizar o Gestor de Pedidos como ferramenta de trabalho. Mas se você utiliza o Cardápio Digital somado a algum outro plano, a boa notícia é que em uma única ferramenta você terá todos os pedidos centralizados.

Tem dúvidas sobre como utilizar o Gestor de Pedidos iFood? Confira as respostas neste post!

Como instalar o Gestor de Pedidos?

Para instalar o Gestor de Pedidos iFood pelo computador você deve acessar a página e fazer o download. Após instalado, coloque o mesmo login e senha que você utiliza no Portal do Parceiro.

Como acessar o Gestor de Pedidos pelo celular?

A função de gestão de pedidos pode ser utilizada no app iFood para Parceiros, disponível para Android e iOS. Faça o login utilizando o mesmo e-mail e senha do Portal do Parceiro.

Como recuperar os dados de login?

Para recuperar seus dados de login, clique em Esqueci meu e-mail ou Esqueci minha senha. Se você esqueceu sua senha, receberá um e-mail com as orientações de redefinição. Mas se você esqueceu seu e-mail, precisará preencher um formulário para recuperar a informação.

Como funciona a jornada do pedido?

A jornada do pedido é um resumo das etapas que um pedido passa até que ele chegue ao cliente. Confira as etapas que ocorrem no Gestor de Pedidos iFood. 

Novo pedido

Ao receber um pedido, o Gestor de Pedidos vai emitir uma notificação sonora. Você tem até 5 minutos para confirmar o pedido, ou ele será automaticamente cancelado.

Você também pode optar por cancelar o pedido, caso tenha algum motivo que impeça o preparo. Mas lembre-se de que muitos pedidos cancelados ou ignorados podem fechar sua loja temporariamente.

Ao aceitar o pedido, caso você tenha uma impressora vinculada, ele será automaticamente impresso. Depois de pronto, clique no botão Despachar pedido. Lembre-se de que o despacho não é automático.

Entrega do Pedido — plano Entrega

Os entregadores parceiros do iFood vão até a sua loja retirar o pedido enquanto você finaliza o preparo. A ferramenta calcula o tempo certo da pessoa entregadora para que ela chegue no momento certo.

Mas se você quiser acompanhar em tempo real o entregador, clique no botão Entregas, em seguida clique em Coleta ou Entrega e, finalmente, escolha o pedido que deseja monitorar.

No momento da entrega, passe pelas seguintes etapas:

  • confira se o entregador tem mais de um pedido para retirar. Caso tenha, organize os pedidos;
  • confira o número do pedido e os itens antes de despachar;
  • confirme as informações da pessoa entregadora;
  • avalie sua experiência nos detalhes do pedido.

Agendamento de pedidos

Na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro você pode ativar a função de agendamento de pedidos.

Com a funcionalidade ativa, na página inicial do Gestor de Pedidos, acesse a aba Agendados. Lá você encontrará todos os pedidos feitos pelos clientes e os agendamentos de entrega.

Lembre-se de que, caso você ative o recurso de agendamento, o ideal é sempre abrir a loja com antecedência para atender a primeira janela de entregas sem atraso.

Quais são as principais funcionalidades do Gestor de Pedidos?

Solicite entrega Sob Demanda

Parceiros que têm Entrega Própria podem solicitar um entregador do iFood sempre que precisarem por meio do Gestor de Pedidos. No resumo do Pedido, clique no botão Solicitar entregador, onde você encontrará também o valor do frete. Se o botão não estiver disponível é porque:

  • não há entregadores disponíveis;
  • o pagamento indicado pelo cliente não suporta a funcionalidade;
  • ou a funcionalidade não está disponível na sua região.

Feche a loja temporariamente

Você pode fechar a loja temporariamente no iFood por meio do Gestor de Pedidos. Esse recurso é recomendado para situações de urgência ou imprevisto. Para isso, clique no botão Fechar agora, no canto superior direito da página, informe o motivo e o tempo que permanecerá fechada.

Mas se o fechamento da loja for superior a 24 horas, é preciso criar uma pausa programada no Portal do Parceiro.

Faça o planejamento diário

Na tela inicial do Gestor de Pedidos você visualiza informações essenciais para começar o dia de trabalho, como:

  • horário de funcionamento da loja no iFood;
  • histórico de pedidos por dias da semana;
  • itens do cardápio pausados.

Consulte resumo de vendas

Por meio do Gestor de Pedidos você acompanha o resumo das suas vendas com os valores brutos (sem a comissão do iFood, cupons e outras taxas) vendidos nas últimas 8 horas de funcionamento. Você também pode visualizar o valor dos pedidos separado do valor da taxa de entrega.

Imprima os pedidos

Utilize uma impressora não fiscal para imprimir os pedidos que chegam na sua loja. Isso pode permitir uma comunicação mais efetiva com a cozinha, organizando a operação.

Para configurar uma impressora, clique em Ajuda e, em seguida, clique em Configurar impressora. Agora basta seguir os passos de configuração apresentados do Gestor de Pedidos.

Resolva problemas com os pedidos

Caso tenha acontecido algum imprevisto com o pedido, como um item entregue errado ou pedido entregue incompleto, você pode acionar o botão Problemas com o pedido.

Essa funcionalidade permite que você solicite um novo entregador para complementar o pedido.

Como criar permissões de acesso?

As permissões de acesso são concedidas a outros membros da sua equipe, que terão um login próprio para acessar o Gestor de Pedidos. Com isso você não precisa compartilhar suas senhas.

A liberação dos acessos é feita no Portal do Parceiro. No menu lateral acesse o botão Perfil e, então, clique na aba superior Gestão de acessos. Lá você encontrará os acessos ativos, removidos e poderá cadastrar novos usuários.

Como fazer um pedido teste?

Antes de começar a utilizar o Gestor de Pedidos é importante que você faça um pedido teste para entender todo o funcionamento da ferramenta. No seu primeiro acesso ao Gestor de Pedidos você encontrará uma tela de boas-vindas convidando para iniciar o teste. Ao clicar no botão Começar teste você será direcionado a um tutorial com o passo a passo.

Essa etapa é obrigatória e deve ser feita antes da data de início das vendas. Ao terminar, lembre-se de clicar na conclusão do tutorial.

O tutorial pode ser revisto quantas vezes for necessário. Basta acessar o botão Ajuda > Tour no Gestor de Pedidos > Iniciar tour do gestor.

Como vincular e desvincular contas?

Se você tem mais de uma loja no iFood, você pode vinculá-las para fazer o gerenciamento de ambas em um único login. Para isso, acesse os canais de atendimento pelo Portal do Parceiro, abrindo um chamado com o assunto Suporte técnico. Escolha o motivo Acesso ao Gestor de Pedidos e detalhe sua solicitação.

Como abrir a loja para vender?

Se você já finalizou toda sua etapa de cadastro no iFood e chegou o dia de iniciar sua operação, siga os três passos principais:

  • conecte-se à internet — para uma conexão mais segura, prefira uma conexão via cabo em vez de Wi-Fi.
  • mantenha a loja aberta ao menos 4 horas ou mais no dia — esse tempo de funcionamento é o recomendado para vender mais. Mas se você tem o Plano Entrega, o horário de funcionamento pode variar conforme a região e disponibilidade de entregadores.
  • abra o Gestor de pedidos — no início da sua operação, abra a ferramenta, aumente o volume do computador e esteja disponível para receber os pedidos.

Como saber se minha loja está aberta ou fechada?

Para confirmar se sua loja está aberta ou fechada no iFood, verifique o status no canto superior direito da tela do Gestor de Pedidos.

  • Loja aberta: sua loja está no horário de funcionamento e sua conexão com o Gestor de Pedidos está funcionando;
  • Loja fechada: sua loja pode estar fora do horário de funcionamento, você pode estar enfrentando instabilidades com a internet ou pode haver um excesso de pedidos atrasados.

Como editar o cardápio?

Pelo Gestor de Pedidos você consegue pausar ou despausar itens e categorias. Para fazer outras alterações, como inclusão de produtos e mudança nos valores, você deve acessar o Portal do Parceiro.

Caso queira pausar um item no Gestor de Pedidos, acesse o botão Cardápio no menu lateral, escolha o item e clique em Pausar vendas, na frente do produto ou categoria escolhida. Após a ação, o produto pode demorar até 5 minutos para ser efetivamente pausado.

Como pesquisar pedido?

Para consultar alguma informação em pedidos passados, utilize o campo Buscar pedido na página inicial. Você pode fazer a pesquisa pelo número do pedido ou nome do cliente.

Essa consulta trará resultados referentes às últimas 8 horas. Caso queira visualizar pedidos anteriores a esse período, acesse o Portal do Parceiro.

Como falar com cliente?

Você pode entrar em contato com o cliente para confirmar alguma informação do pedido ou esclarecer algum assunto. Para isso, clique no pedido na página inicial e, em seguida, clique no botão Entrar em contato, na aba superior da tela. Escolha se quer falar com o cliente via chat ou telefone.

Lembre-se também que o cliente pode entrar em contato com sua loja ou diretamente com o entregador. Vale a pena ter atenção no recebimento das mensagens.

Como integrar um sistema de caixa?

Se você já utiliza um sistema de caixa, você pode integrá-lo ao iFood. Ainda assim, continue utilizando o Gestor de Pedidos para conversar com clientes, consultar informações dos pedidos, monitorar a rota das pessoas entregadores, solicitar entregadores extras e pausar itens no cardápio.

Para utilizar as ferramentas simultaneamente é preciso integrar à API do iFood.

Por que não estou recebendo pedidos?

Se sua loja não está recebendo pedidos no iFood, siga os passos abaixo para investigar o problema:

  • verifique a estabilidade da sua conexão com a internet. Se o modem está longe do seu computador, talvez esteja causando uma interferência;
  • confira o horário de funcionamento da sua loja no Portal do Parceiro. Verifique também, no canto superior direito do Gestor de Pedidos, se aparece o status Loja aberta;
  • caso esteja tudo certo, vá em Configurações no Gestor de Pedidos, clique em Trocar usuário e clique em Sair. Em seguida, faça login novamente com seu e-mail e senha;
  • ainda assim, caso os pedidos não cheguem, considere fazer ações de incentivo às compras, como promoções ou divulgação dos pratos de Feed iFood.

Viu como o Gestor de Pedidos pode ajudar na operação da sua loja? Vale a pena ter atenção constante ao recebimento de pedidos e manter uma comunicação efetiva com a cozinha para que todo processo de recebimento, preparo e despacho ocorram adequadamente, garantindo uma experiência positiva aos clientes.

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1.826 respostas

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