Canais e Grupos no Telegram: tire suas dúvidas

Neste post, entenda como funcionam os canais e grupos Telegram e como usá-los em seu negócio alimentício!

Além de organizar conversas com amigos e no trabalho, os canais e grupos do Telegram são ferramentas úteis também para interagir com clientes. Além disso, esse aplicativo prático de mensagens pode ser usado em qualquer smartphone, bem como em laptops e outros dispositivos.

Com a possibilidade de reunir milhares de pessoas numa só conversa, essa solução é cada vez mais comum em empresas de todos os segmentos, incluindo empreendimentos do setor alimentício.

Entenda como o Telegram pode contribuir para o aumento das vendas no seu estabelecimento!

Como funcionam os canais e grupos do Telegram?

Os canais e grupos no Telegram são ferramentas que têm como finalidade transmitir mensagens para múltiplos usuários de uma vez. Ao baixar o aplicativo no smartphone, é possível organizar as conversas e enviá-las para pessoas ou grupos específicos, facilitando a troca de informações.

Dessa forma, o Telegram pode ser uma boa estratégia para os negócios. Afinal, enquanto o WhatsApp permite enviar mensagens para apenas 256 pessoas de uma vez, o Telegram envia para até 200 mil pessoas.

Qual a diferença entre grupo e canal no Telegram?

No Telegram, o grupo é usado para criar uma comunidade sobre um tema específico. Assim, você pode divulgar os itens do cardápio, responder dúvidas e receber sugestões de clientes, entre outras ações.

os canais têm um número ilimitado de inscritos. Neles, apenas quem gerencia faz as publicações, tudo com o nome e o logotipo do negócio. Com o uso das estratégias certas, permite atrair o público-alvo e encantar os clientes.

Quando criar um canal ou grupo para o meu negócio?

Se você tem um bar, lanchonete, restaurante ou similar, criar um grupo no Telegram é uma boa solução para interagir com seu público. Por meio desse recurso, você encontra maior praticidade para se comunicar e responder a dúvidas — assim como acontece no chat iFood, por exemplo.

o canal é indicado para o envio de promoções, novidades do cardápio e outros conteúdos que sejam relevantes para os consumidores. Tudo isso é feito de forma automática para um grande número de usuários.

Entenda, a seguir, como organizar os canais e grupos para escalar o seu negócio.

Tenha uma base de contatos

Ter uma base de contatos forte é fundamental para alcançar os resultados desejados. Isso pode ser obtido ao incluir uma página nas suas comunicações para coletar — com o consentimento delas — os contatos das pessoas.

Use hashtags

As hashtags são indicadas para direcionar o público até os temas relacionados aos itens vendidos no seu estabelecimento. Assim, eles podem ser encaminhados aos grupos para Telegram do seu negócio.

Crie um calendário de postagens

Um calendário de postagens contribui para manter as publicações constantes no grupo. Isso favorece o engajamento do público-alvo do seu negócio.

Personalize

Ao incluir nome e logo do seu estabelecimento, permite que a página seja reconhecida imediatamente pelos usuários.

Como montar um grupo no Telegram?

A seguir, confira como proceder para montar grupos de Telegram para o seu estabelecimento usando o celular:

  1. acesse o aplicativo do Telegram (Android ou iOS);
  2. clique no ícone lápis e inicie nova mensagem;
  3. toque em “criar novo grupo”;
  4. convide contatos para o grupo;
  5. clique em “criar”.

No computador, clique no menu no canto superior esquerdo e, então, na opção “novo grupo”.

Como montar um canal no Telegram?

Para criar um canal no Telegram, basta seguir os mesmos passos do tópico anterior, com uma diferença: em vez de escolher “novo grupo”, clique em “novo canal”. Em seguida, você pode dar início às postagens relacionadas ao seu negócio.

Criar canais e grupos no Telegram permite deixar os clientes por dentro das novidades e garante um relacionamento mais estreito com o público. Ambos são ferramentas muito úteis para aumentar as vendas do seu estabelecimento. Porém, não basta postar sobre os seus produtos: lembre-se, também, de alimentar seu público com informações relevantes relacionadas ao seu negócio.

Além do Telegram, outras ferramentas podem ser soluções ideais para o seu empreendimento. Conheça também as vantagens do WhatsApp para empresas!

Por iFood

Por iFood

8 respostas

  1. Oi! Me chamo, Abílio!
    Estou tentando realizar o meu cadastro no ifood para entregadores, mas não consigo passar da etapa da escolha da modalidade de entrega, pois só aparece a opção do carro, e não aparece a de bicicleta, que era a que eu queria fazer a inscrição, poderiam me ajudar, por favor?

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