Mais transparência: veja detalhes do histórico de cancelamento parcial ou total na tela de pedidos

Saiba como funciona o histórico de cancelamento parcial e total. Tenha mais transparência na gestão dos seus pedidos!
4 Min
histórico de cancelamento

Melhorar a experiência dos negócios parceiros sobre cancelamento de pedidos é um dos desafios assumidos pela agenda de Melhoria Contínua do iFood. Por isso, um dos grandes marcos foi o lançamento da nova Política de Cancelamentos.

A última mudança implementada também visa trazer mais autonomia e transparência aos negócios parceiros: agora, você tem visibilidade do histórico de cancelamentos — parcial e total —, por meio do Portal do Parceiro.

Continue a leitura e entenda como visualizar o histórico de cancelamento com mais transparência!

Resumo
O que é? O iFood implementou uma atualização no Portal do Parceiro, que traz mais transparência nos pedidos que receberam algum pedido de cancelamento.
Por que é importante? Agora você tem ainda mais transparência sobre os cancelamentos de pedidos totais e parciais, direto na tela de Detalhamento de Pedidos
Queremos melhorar para você! A iniciativa faz parte da agenda de Melhoria Contínua do iFood, que busca melhorar a experiência dos parceiros iFood, oferecendo mais transparência e segurança nas situações de cancelamento.
Saiba mais!

O que o iFood tem feito sobre cancelamento?

Para que você consiga operar em toda a jornada do pedido, a nova Política de Cancelamentos trouxe ferramentas que atendem cada etapa da jornada do pedido, como:

  • acordo de preparo: acionado quando o cancelamento é solicitado durante o preparo do pedido;
  • acordo de atraso: ativado nas situações em que o cliente solicita cancelamento do pedido devido a um atraso na entrega;
  • acordo após entrega: pode ser ativada nas situações em que o cliente solicita o cancelamento do pedido após o recebimento, alegando problema em um ou mais itens.

Melhorar a experiência dos parceiros sobre cancelamento requer um trabalho contínuo por parte do iFood. Por isso, em conjunto com o Fórum de Restaurantes, a agenda de Melhoria Contínua mapeia novas possibilidades para serviços e ferramentas do iFood.

Boas notícias!
A política de cancelamentos foi atualizada em junho de 2023, permitindo a experiência de acordo após entrega também para cancelamentos parciais. Isso significa que esse acordo pode ser usado quando somente um só item precisa ser cancelado.

O que é o cancelamento parcial e total?

O cancelamento total do pedido ocorre quando o cliente solicita o cancelamento de todos os itens do pedido. Pode ocorrer por estarem impróprios para consumo ou por falta de entrega dos itens.

Já o cancelamento parcial ocorre nas situações em que há um problema atrelado a apenas um item, como: um item estava impróprio para consumo ou apenas um item deixou de ser entregue ao consumidor.

Em ambos os casos, o negócio parceiro pode agora ter mais transparência sobre os cancelamentos no Portal do Parceiro, na aba de pedidos. Dessa forma, você consegue entender com mais clareza os seus dados de repasse financeiro.

Como ter visibilidade do histórico de cancelamento?

Antes da nova atualização, só era possível visualizar informações sobre cancelamentos de pedido durante o processo de solicitação, no Gestor de Pedidos.

As melhorias implementadas permitem que o parceiro acesse o histórico completo do pedido. Você consegue visualizar todo o processo de cancelamento, com evidências enviadas pelo cliente e ações tomadas pelo estabelecimento em resposta.

Essa mudança visa melhorar a transparência do processo. Para acessar o histórico é bem simples. Basta ir aos detalhes do pedido, na aba “Pedidos” do Portal do Parceiro. Essa funcionalidade oferece maior controle e informações sobre seus cancelamentos.

A nova Política de Cancelamento faz parte de uma série de mudanças que o iFood está implementando. A ideia é oferecer uma experiência cada vez melhor aos negócios parceiros e reduzir os impactos de cancelamentos indevidos em cada momento da jornada do pedido.
Acesse a página de Melhoria Contínua e acompanhe o que está sendo feito para melhorar a experiência dos parceiros iFood!

Por iFood

Por iFood

51 respostas

  1. Há alguns dias recebemos um pedido golpe, onde solicitei contestação que o ifood acatou, porém do valor de 179,00 o ifood só reembolsou 27,75. Voltei a contestar o valor repassado errado, bem inferior ao valor do pedido, mas até o momento sem resposta do ifood, total e completo descaso.

    1. Oi, parceiro! O iFood tem investido grandes esforços para evitar cancelamentos inadequados, trazendo mais transparência nesse processo. Com isso, desde o dia 28 de setembro você pode contar com a nova política de cancelamentos. Esse novo conjunto de regras e ferramentas permite que você tenha uma maior participação no processo de cancelamento, mantendo um contato direto com o cliente. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/

      Caso você tenha passado por algum problema de cancelamento indevido, o indicado é que você utilize as ferramentas da nova política de cancelamento. Ainda assim, caso precise de alguma ajuda, você pode abrir um chamado na aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro.

  2. Não consigo achar em nenhum lugar o documento da politica de cancelamento para estudar e entender o que fazer em cada caso. Tb poderiam nessas materias incluir em quais casos o cancelamento será contabilizado para o parceiro ou não. Esta é uma informação importantissima, uma vez que os parceiros buscam ser SUPER e participar de listas que só aceitam parceiros com baixo cancelamento. Tive um cancelamento feito pela minha loa pois ele incrivelmente entrou após o horário de funcionamento da loja e ele foi contabilizado negativamente para mim. Absurdo pois o iffod não pode enviar pedidos fora do horário de funcionamento das lojas. Outro cancelamento foi de um cliente que solicitou o cancelamento 2 minutos após o aceite do pedido alegando que “pediu sem querer” . A pergunta: Vou ser punida por isso também?? Por isso o ifood precisa preparar um documento com todos os cenarios de cancelamento e informar o que vai impactar em sua taxa.

  3. I genuinely enjoy studying on this web site, it holds wonderful articles. “It is easy to be nice, even to an enemy – from lack of character.” by Dag Hammarskjld.

    1. Oi, Isaac! Às vezes precisamos fazer um fechamento temporário da sua loja e sabemos que isso pode gerar algum transtorno. Confira os principais motivos que levam ao fechamento de uma loja no iFood e saiba como retomar a operação: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/

      Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolve

  4. Preciso cancelar o iffod no meu estabelecimento que está aberto e nem sei que conta esta indo o dinheiro. Hoje entreguei coisa pq a pessoa mostrou que comprou e pagou sendo que eu nem vendo pelo ifood. Preciso de retorno urgente p cancelar esse app aberto

    1. Oi, Danieli! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

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