Além de prezar pelo sabor, qualidade, higiene e boa apresentação dos pratos, os restaurantes precisam caprichar em sua logo para trazer identificação e fidelizar o seu público.
Quem trabalha no mercado de alimentação sabe o quanto é fundamental contar com uma logo que seja capaz de trazer personalidade e estilo ao restaurante, de acordo com o seu segmento de atuação.
Quer saber mais sobre o que considerar ao criar a sua logo do restaurante? Confira este post!
Por que o meu restaurante precisa de uma logo?
A princípio, a logo tem o papel de transmitir uma mensagem ao seu cliente, ou seja, ela pode expressar sua identidade, especialidade, seus valores e seus diferenciais.
Assim, a arte consegue passar confiança, despertar sensações e construir uma primeira impressão positiva ou negativa, sendo um fator fundamental para a atração do cliente.
A logo é a primeira mensagem que sua empresa envia para o consumidor e influencia, diretamente, na forma como o seu restaurante é visto.
Portanto, na rua, nas mídias digitais, nas peças de comunicação utilizadas ou no aplicativo de delivery, ao contar com uma boa logo, você pode passar uma mensagem adequada e conquistar mais consumidores.
Qual é a diferença entre logomarca e logotipo?
Logomarca é a representação gráfica do logotipo, ou seja, são baseadas em símbolos e desenhos, sem texto. Já o logotipo, é a letra estilizada, que traz escrito o nome da empresa. Há a opção de utilizar um ou outro na identidade visual, mas muitos estabelecimentos optam pela junção dos dois elementos.
Como criar uma logo para o meu restaurante?
Chegou o momento de criar uma logo para seu restaurante. Nessa etapa, é importante refletir sobre a mensagem que você quer transmitir ao seu público. Confira algumas dicas para construir sua logo.
Pense no seu público
A sua logo precisa estar de acordo com o público-alvo do seu restaurante. Por isso, busque escolher elementos que criem uma conexão com essas pessoas. Nesse sentido, se seu público é mais sofisticado ou mais descontraído, por exemplo, busque trazer características que sejam de acordo.
Valorize seu segmento de cozinha
Ao pensar na composição das cores, letras e símbolos, escolha as opções que melhor traduzem e valorizem a sua especialidade. Um restaurante de comida saudável, por exemplo, precisa de um logo que leve identificação ao público que busca por comida desse tipo. Já um negócio que ofereça comida nordestina, pode utilizar itens típicos da cultura da região.
A criação deve estar alinhada ao posicionamento e ao que o restaurante deseja transmitir aos seus clientes e funcionários. Somente com a arte certa, o seu restaurante conseguirá criar uma estratégia de comunicação adequada para atrair o público certo.
Busque inspirações
Uma ótima forma de se inspirar, é buscando referências. Após conhecer a fundo o seu público-alvo, pesquise sobre as tendências usadas por seus concorrentes.
Salve diversas artes que agradam a você, pois poderão ser utilizadas como referências para a criação de uma futura logo autoral e personalizada, feita por um especialista. Vale ressaltar que copiar uma logo de outra empresa configura plágio — o que é crime. Não se pode pegar qualquer imagem ou recurso da internet para utilizar em sua logo.
Defina o Ícone para o logo de restaurante
Um logo que tenha um ícone consegue traduzir bem sua mensagem e é melhor memorizado. Assim, o restaurante será associado a sua representação gráfica e terá sua especialidade identificada, com mais facilidade.
Geralmente, os restaurantes utilizam símbolos de talheres, chapéu de chef, representação de seus pratos, entre outros elementos. Há muitas opções ideais e inovadoras para o logo do seu negócio.
Escolha a fonte
Os logos com textos são muito eficientes para uma melhor divulgação e reputação do nome do restaurante. Primeiramente, o tipo de letra deve ter relação com o ícone.
A tipografia é a fonte que compõe a logo e, quando bem escolhida, consegue evidenciar a especialidade do restaurante. Para um estabelecimento sofisticado, por exemplo, fontes itálicas e tradicionais são bastante adequadas. Já para um estilo mais jovem, letras modernas conseguem passar um ar mais despojado.
Dependendo da quantidade de caracteres, o ideal é que cada logo tenha, no máximo, de duas a três tipos de fontes. Assim, busque escolher letras que sejam marcantes e legíveis.
Cores para logo
É fundamental que as cores sejam usadas com sabedoria. Já que elas conseguem despertar sensações nas pessoas. Geralmente, as cores mais usadas no ramo de fast food são: vermelho, laranja e amarelo, por serem cores quentes. Já para um restaurante mais refinado, o dourado e branco ou cinza são bastante presentes.
Pesquise bastante a paleta de cores desejada, pois as opções mais usadas não são uma regra. Por exemplo, os segmentos de comida vegana, frutos do mar, comida brasileira, oriental, self service e muitos outros, merecem bastante atenção nesta etapa de criação do logo.
A paleta de cores precisa ser feita conforme o segmento e o cardápio do seu restaurante. Apenas tenha cuidado para não colocar muitas tonalidades misturadas, prezando por uma identidade visual harmônica.
Preze pela simplicidade
Se você observar, a maioria das marcas famosas, têm apenas alguns traçados em seus logos, que são facilmente reconhecíveis. Logos muito complexos tendem a ser esquecidos. Por isso, o ideal é contar com uma arte que seja criativa e capaz de causar impacto, mas, também, seja memorável e claramente compreendida pelo público.
Tenha um logo atemporal
A intenção de um logotipo ou logomarca é ser durável. Haja vista que, uma possível mudança na logo, pode acabar com toda a identificação e reconhecimento conquistado pela marca. Não se guie por tendências passageiras. O seu logo precisa fazer sentido hoje e amanhã.
Seja versátil e legível
É fundamental que você conte com uma logo funcional, que permaneça legível, mesmo em diferentes meios. Assim, a marca precisa funcionar bem em pequenos e grandes formatos, em diferentes reduções, com cor ou em preto e branco, em tecidos e texturas, nos meios digitais ou no ambiente físico e em todas as peças de comunicação necessárias para a divulgação do seu restaurante.
Como uma equipe profissional pode ajudar a criar o logo?
Agora que você já sabe a importância que é a criação de um logo para o restaurante, com certeza, você não vai querer que o seu negócio seja representado por uma arte amadora, não é mesmo?
Para evitar frustração, problemas com direitos autorais e perda de tempo, é muito mais prático contratar uma equipe profissional especializada no assunto. Assim, o seu restaurante poderá contar com uma logo ideal para se diferenciar em meio aos concorrentes e se consolidar no ramo alimentício.
Uma equipe de profissionais com autoridade no assunto, como a We Do Logos, pode ajudar na criação da logo do seu restaurante, transmitindo toda personalidade do seu negócio em um elemento visual. Assim, você consegue consolidar sua identidade visual diante do público.
Estabelecimentos parceiros do iFood têm acesso a condições especiais com a We Do Logos. Com isso você consegue construir uma logo profissional gastando ainda menos.
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16 respostas
gostei das informações , quem está começando como eu precisa dessa ajuda
Ficamos felizes por isso, Denis! Conte sempre conosco e continue acompanhando nosso conteúdo no blog e demais canais para parceiros.
Vocês…meu Deus que SUPORTE! TUDO MASTIGADO, ECSO INGERIR GALERA! OBRIGADA IFOOD, VOU REALIZAR UM SONHO…trabalhar com comida,eu acredito muito que: COMIDA APROXIMA.
Que bom gostei muito das informações estou começando do zero e preciso muito de esclarecimento
Oi, Josiane. Ficamos felizes que esteja aproveitando bastante os conteúdos aqui do blog! Acesse também nosso canal no YouTube: http://ms.spr.ly/612050ALu.
Misericórdia que AULA!! TO PRONTA…pronto falei.
Amamos saber que gostou! Continue conosco para mais! ?
Preciso de ajuda sou nova aqui
Oi, Rosineide. No topo aqui da página você encontra a aba “Materiais Gratuitos”, com e-books e materiais para te ajudar mais. Conte com a gente também!
Adorei as dicas,estou começando minha loja aqui no ifood e essa ajuda é muito boa.
Sou prestadora de serviço dentro da academia e ELES criaram logo. Poderia fazer o delivery com o logo deles? Porque precisei abrir CNPJ e possuo o meu próprio logo.
Eu sou nova no ifood mais já estou gostando muito de trabalhar na plataforma amo cozinhar e tbm preciso de ajuda
Oi, Maria Cristine. Ficamos felizes em saber que você gosta de ser nossa parceira <3 Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. 😉
Não consigo colocar minha logo 😞 alguém para ajudar