O mapa conceitual é uma técnica que ajuda a organizar as ideias e facilitar a compreensão de conceitos. Criado para melhorar a memorização nos estudos, também passou a ser usado por empresas dos mais variados segmentos.
Ter dificuldade no planejamento estratégico e gerenciamento ou na hora de passar alguma informação aos colaboradores é algo comum em qualquer negócio. Entender como fazer um mapa conceitual pode ajudar nisso e muito mais.
Na dúvida sobre como colocar em prática? Entenda neste post!
O que é um mapa conceitual?
O mapa conceitual é um método que interliga ideias usando representações gráficas (desenhos geométricos, linhas e setas). Seu objetivo é esquematizar conceitos e informações, relacionando-os conforme a relevância.
Com o formato de um diagrama simples, o mapa permite que cada tema inserido seja dividido em pequenas partes. Isso vai facilitar a organização e visualização das ideias.
Para que serve o mapa conceitual?
O mapa conceitual pode ser usado em empresas de qualquer segmento para identificar e solucionar problemas. Como também contribui para o mapeamento de ideias, facilita o desenvolvimento de estratégias e a estruturação de um projeto.
Victor Macambira, sócio-fundador da GASS Company, ressalta que o proprietário de um negócio deve ser “a pessoa que vai direcionar sua equipe para o próximo passo”.
Com a estrutura simples e objetiva desse método, fica ainda mais fácil a assimilação e direcionamento de todos os colaboradores.
Como criar um mapa conceitual?
Para criar um mapa conceitual eficaz, lembre-se que ele precisa ser objetivo e de fácil compreensão. Confira as dicas a seguir!
Defina o problema a ser resolvido
Victor Macambira lembra que é importante que você “saiba muito bem qual é o primeiro passo que você tem que dar”. Nesse sentido, é preciso definir o problema a ser resolvido antes de elaborar um mapa conceitual. Ele pode ser desde melhorias nos processos do estabelecimento até a criação de um novo slogan para a marca.
A partir do tema, será possível nortear as próximas etapas do desenvolvimento do mapa. Nesse momento, foque naquilo que é mais urgente para o seu empreendimento e com maior potencial de retorno financeiro.
Colete as informações centrais
Reúna todos os dados relevantes relacionados ao tema. Lembre-se que eles são essenciais para desenvolver os conceitos principais do mapa conceitual. Se preferir, faça um brainstorming com a equipe e crie uma lista com as palavras-chave principais.
Após coletar os dados, filtre as ideias e crie uma hierarquia entre as principais e secundárias. Afinal, Victor Macambira afirma que, como dono do empreendimento, “você precisa saber priorizar suas ações”.
Assim, as informações devem ser divididas em tópicos e subtópicos, buscando sintetizar as informações essenciais que foram coletadas durante a pesquisa.
Conecte as ideias
Na hora de desenhar o mapa, o tema principal deve estar no topo ou no centro do esquema. Ele é inserido dentro de círculos ou retângulos, assim como as ideias centrais relacionadas.
O próximo passo é interligar essas ideias às secundárias, utilizando linhas e setas, segundo um sistema hierárquico. Acrescente verbos ou frases curtas nessas linhas, o que serve para indicar a relação que existe entre esses conceitos.
Porém, evite detalhes em excesso. Isso pode prejudicar o objetivo do mapa conceitual, que é tornar o entendimento mais fácil dos conceitos apresentados.
Como você viu neste post, o mapa conceitual pode facilitar na resolução de uma série de desafios relacionados ao seu empreendimento. Por isso, procure colocar esse método em prática para que o seu negócio possa usufruir quanto antes de suas vantagens.
Deseja melhorar o desempenho do seu empreendimento? Baixe agora o guia completo sobre funil de vendas!