Entenda o que é mapa conceitual e como criar o seu

Que tal organizar melhor as ideias e facilitar a solução de problemas do seu negócio? Saiba como o mapa conceitual pode ajudar!
7 Min
mapa conceitual: empreendedora sentada mostrando tablet para funcionários de avental e cozinheiros de uniforme em pé

O mapa conceitual é uma técnica que ajuda a organizar as ideias e facilitar a compreensão de conceitos. Criado para melhorar a memorização nos estudos, também passou a ser usado por empresas dos mais variados segmentos.

Ter dificuldade no planejamento estratégico e gerenciamento ou na hora de passar alguma informação aos colaboradores é algo comum em qualquer negócio. Entender como fazer um mapa conceitual pode ajudar nisso e muito mais.

Na dúvida sobre como colocar em prática? Entenda neste post!

O que é um mapa conceitual?

O mapa conceitual é um método que interliga ideias usando representações gráficas (desenhos geométricos, linhas e setas). Seu objetivo é esquematizar conceitos e informações, relacionando-os conforme a relevância.

Com o formato de um diagrama simples, o mapa permite que cada tema inserido seja dividido em pequenas partes. Isso vai facilitar a organização e visualização das ideias.

mapa conceitual

Para que serve o mapa conceitual?

O mapa conceitual pode ser usado em empresas de qualquer segmento para identificar e solucionar problemas. Como também contribui para o mapeamento de ideias, facilita o desenvolvimento de estratégias e a estruturação de um projeto.

Victor Macambira, sócio-fundador da GASS Company, ressalta que o proprietário de um negócio deve ser “a pessoa que vai direcionar sua equipe para o próximo passo”.

Com a estrutura simples e objetiva desse método, fica ainda mais fácil a assimilação e direcionamento de todos os colaboradores.

Como criar um mapa conceitual?

Para criar um mapa conceitual eficaz, lembre-se que ele precisa ser objetivo e de fácil compreensão. Confira as dicas a seguir!

Defina o problema a ser resolvido

Victor Macambira lembra que é importante que você “saiba muito bem qual é o primeiro passo que você tem que dar”. Nesse sentido, é preciso definir o problema a ser resolvido antes de elaborar um mapa conceitual. Ele pode ser desde melhorias nos processos do estabelecimento até a criação de um novo slogan para a marca.

A partir do tema, será possível nortear as próximas etapas do desenvolvimento do mapa. Nesse momento, foque naquilo que é mais urgente para o seu empreendimento e com maior potencial de retorno financeiro.

Colete as informações centrais

Reúna todos os dados relevantes relacionados ao tema. Lembre-se que eles são essenciais para desenvolver os conceitos principais do mapa conceitual. Se preferir, faça um brainstorming com a equipe e crie uma lista com as palavras-chave principais.

Após coletar os dados, filtre as ideias e crie uma hierarquia entre as principais e secundárias. Afinal, Victor Macambira afirma que, como dono do empreendimento, “você precisa saber priorizar suas ações”.

Assim, as informações devem ser divididas em tópicos e subtópicos, buscando sintetizar as informações essenciais que foram coletadas durante a pesquisa.

Conecte as ideias

Na hora de desenhar o mapa, o tema principal deve estar no topo ou no centro do esquema. Ele é inserido dentro de círculos ou retângulos, assim como as ideias centrais relacionadas.

O próximo passo é interligar essas ideias às secundárias, utilizando linhas e setas, segundo um sistema hierárquico. Acrescente verbos ou frases curtas nessas linhas, o que serve para indicar a relação que existe entre esses conceitos.

Porém, evite detalhes em excesso. Isso pode prejudicar o objetivo do mapa conceitual, que é tornar o entendimento mais fácil dos conceitos apresentados.

Como você viu neste post, o mapa conceitual pode facilitar na resolução de uma série de desafios relacionados ao seu empreendimento. Por isso, procure colocar esse método em prática para que o seu negócio possa usufruir quanto antes de suas vantagens.

Deseja melhorar o desempenho do seu empreendimento? Baixe agora o guia completo sobre funil de vendas!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

19/05/2024

Promoção de vendas: 5 dicas para o seu sucesso

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery