Marketing digital para iniciantes: dicas para aplicar no seu negócio

Marketing digital para iniciantes: o que você precisa saber sobre ferramentas e estratégias para empresas que estão começando.

Tanto empresas físicas quanto digitais precisam do marketing digital para se conectar com o público certo. Cada vez mais presentes no meio online, os clientes buscam entre diversas opções de produtos e serviços. As vendas acontecem a partir de uma boa comunicação, gerando confiança e valor no seu segmento.

O marketing digital para iniciantes é o caminho perfeito para quem tem um pequeno ou médio negócio e quer começar a investir em marketing. Como você verá neste artigo, diversas ações simples podem ser colocadas em prática, mesmo que você esteja começando do zero e não tenha uma equipe especializada.

Thiago Murça de Almeida, pós-graduado em Gestão de Marketing Digital e em Revisão de Textos pela PUC Minas, trouxe uma série de insights bacanas sobre marketing digital para iniciantes. Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura e descubra!

O que é marketing digital?

Marketing digital é um termo usado para se referir a uma área de comunicação voltada para o planejamento e implementação de estratégias e ações de marketing, que utilizam ferramentas e canais digitais para promover marcas, produtos e serviços.

Portanto, pode ser definido como uma forma de destacar a sua empresa usando a internet e suas inúmeras ferramentas. O marketing digital permite, entre outras coisas, que o estabelecimento consiga atingir um grande público, segmentando os anúncios de acordo com o perfil pré-definido.

Além disso, facilita a internação, ajuda a construir relacionamentos mais próximos e oferece um ótimo custo-benefício quando comparado com o marketing tradicional. Diferente de ações como o marketing olfativo, ele acontece, exclusivamente, no meio online.

Por que é necessário fazer marketing digital em um negócio?

As pessoas estão cada vez mais conectadas, seja durante a rotina de trabalho, seja nos momentos de lazer e descanso. A internet faz parte da rotina dos consumidores e o marketing digital ajuda as empresas a se comunicarem com esse público.

Nesse contexto, essa ferramenta possibilitará a atração e nutrição de leads, ou seja, potenciais clientes interessados nos seus produtos ou serviços. Como muitas empresas já usam estratégias de marketing digital, os negócios precisam investir nele para se manter competitivos.

Por onde começar?

Thiago Murça, chama atenção para o fato de que o primeiro passo parte da análise do perfil e dos interesses do seu público. Em outras palavras: você precisa saber quem é o seu cliente, o que ele deseja e como o seu produto ou serviço suprirão esses desejos.

Tais informações servirão como ponto de partida para a construção das etapas seguintes do seu plano de marketing

De acordo com Thiago, “o primeiro passo é conhecer bem o seu público. Você deve saber quem precisa dos seus serviços e como alcançá-los. Isso exige a criação de uma persona, que é um personagem semi-fictício, baseado em dados e também no feeling que você tem sobre sua empresa, mas mais sobre dados para ter uma visão mais segura”.

Com um perfil devidamente traçado, você pode partir para as próximas etapas. A seguir, listamos ações simples de marketing digital para iniciantes que você deve considerar.

Ficha no Google Business

Outra dica é se cadastrar no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google que permite que empresas criem um perfil online detalhado e gratuito, aparecendo nos resultados de pesquisa do próprio mecanismo de busca e no Google Maps.

Os buscadores são um caminho muito utilizado pelos clientes na procura por produtos e serviços. Nesse sentido, as empresas, independentemente do porte ou segmento de atuação, precisam estar presentes nos resultados dessas pesquisas.

Criação de redes sociais

Certamente o seu cliente está em pelo menos uma rede social a qual ele acessa diariamente. Isso já é motivo suficiente para que a sua empresa tenha um perfil ativo nas redes. 

Neste sentido, Thiago recomenda que “entre as maiores redes, é imprescindível estar presente no Facebook, TikTok, Instagram, YouTube e LinkedIn. Cada uma terá uma estratégia diferente, de acordo com os perfis dos usuários e da empresa”.

Ele ainda complementa que “também é interessante se fazer presente em redes de nichos específicos para a sua marca. Hoje, existem redes sociais para praticamente todos os gostos, certamente uma delas conseguirá chamar sua atenção”.

Além de ter a rede social, a sua empresa precisa investir na publicação de conteúdo. A dica é criar um calendário editorial que mostra quando cada publicação deve ser postada. Sua empresa precisa produzir e promover conteúdos de diferentes formatos, que sejam relevantes e interessantes para o seu público.

Identidade visual

A identidade visual é a cara da sua empresa, é a forma como ela é vista e sentida pelos consumidores. Ela transmite, visualmente, a personalidade, os valores e a essência da marca.

Por meio de elementos como logotipos, cores, tipografias e imagens você transmite mensagens aos clientes. No universo digital, em que a concorrência é acirrada e a atenção do público é disputada a cada segundo, investir em uma identidade visual forte e consistente é um elemento-chave para se destacar.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma ferramenta gratuita que também traz uma série de benefícios em termos de comunicação, atendimento e promoção da melhor experiência para o cliente. A dica é que você use de acordo com as particularidades e demandas específicas do seu negócio.

Ferramentas de marketing digital para iniciantes

Além dessas ferramentas, Thiago incentiva você a dar uma atenção especial principalmente para pequenas empresas que estão começando a implementar o marketing digital em suas atividades.

As principais ferramentas de marketing digital para pequenas empresas são, geralmente, as de baixo custo. É recomendável investir tempo e recursos (se houver), nas redes sociais, em estratégias de SEO e na produção de conteúdo de qualidade como um todo. É possível fazer isso com um simples editor de textos e conhecimento sobre o próprio negócio, além de entendimento mínimo sobre como utilizar palavras-chave e outros recursos para aumentar a visibilidade da marca”, explica o publicitário.

Nesse contexto, vale a pena destacar soluções como o Hootsuite, que permite que você acompanhe suas publicações nas redes sociais, vendo métricas importantes que tenham impacto na estratégia.

Para e-mail marketing, o MailChimp é outra opção na mesma linha, mas voltada para as mensagens diretas na caixa de entrada dos consumidores. É comum empresas menores terem dificuldades com o design de suas peças, mas o Canva pode ajudar bastante e é simples de usar.

Para o SEO (Search Engine Optimization), você pode — e deve — usar o SEMRush e o Google Search Console. A primeira ferramenta serve para otimizar seu site, fazer análises de concorrências e até procurar por palavras-chave. Enquanto isso, o recurso do Google serve para analisar o desempenho dos sites concorrentes. Juntas, as duas são praticamente tudo que um pequeno negócio precisa para começar sua presença de marca digital.

Plataforma de delivery

Essa dica é voltada, principalmente, para quem trabalha no segmento de alimentação. Cadastrar-se em uma plataforma de delivery é a oportunidade perfeita para que a sua marca seja vista por mais pessoas e, consequentemente, você aumente a vitrine do seu negócio. O iFood é o serviço mais conhecido no mercado brasileiro e utilizado por milhões de clientes.

Além de todos os pontos trabalhados aqui, o Sebrae disponibiliza inúmeros cursos online gratuitos, o que contribui para agregar conhecimento e técnicas na implementação de ações de marketing em seu negócio. Veja o que o Sebrae destaca sobre o assunto.

“Porque o marketing digital, hoje em dia, é fundamental e não pode ser deixado de lado. Se o empreendedor, por exemplo, vende sapatos, ele pode entender muito sobre o seu ramo, mas também precisa saber como vai vender seu produto nas redes sociais. Como ele vai conseguir mais clientes e se tornar uma marca conhecida?”. 

É fundamental estudar e aprender como fazer, até mesmo se você for contratar uma empresa. Porque para acompanhar o trabalho e ver se os resultados estão sendo alcançados, é preciso entender o básico do marketing digital. O mínimo, nesse caso, é ter noção das redes sociais. 

Independentemente se você está no mercado de alimentação saudável, vestuário ou até no segmento de serviços, o marketing digital precisa integrar suas ações de gestão e planejamento do negócio. Comece aos poucos e desenhe suas estratégias de acordo com a evolução do negócio.

Com as informações e ferramentas disponíveis gratuitamente na internet, você tem condições de criar campanhas que podem até se transformar em marketing viral. Busque referências e inspirações em empresas do seu segmento, coloque nossas dicas em prática e construa uma marca forte no meio digital.

Este conteúdo sobre marketing digital para iniciantes foi útil? Aproveite para conferir o nosso e-book “Capacitação para o empreendedor: por onde começar?” e qualifique ainda mais a gestão do seu negócio.

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