Marketing olfativo: o que é e importância para os comércios alimentícios!

Você sabe o que é marketing olfativo? Leia este post e descubra agora mesmo o que é e importância para os comércios alimentícios!

O marketing olfativo é uma ótima forma de criar conexões fortes e sentimentais com os clientes, influenciando na quantidade de vendas. Nos comércios alimentícios não poderia ser diferente.

Basta lembrar do momento em que o garçom entrega o pedido, quando o olfato é um dos sentidos que mais se aguça. Isso ocorre porque, ao inspirarmos, sinais neurais são transmitidos para partes do cérebro responsáveis por emoções e memórias. Assim, alguns aromas podem trazer boas lembranças, principalmente após comer uma comida gostosa.

Continue a leitura, aprenda como funciona marketing olfativo e como construir uma estratégia eficiente no seu estabelecimento por meio desse recurso!

O que é marketing olfativo?

O marketing olfativo é uma estratégia que utiliza os cheiros para atingir o subconsciente do cliente, fazendo com que ele seja influenciado positivamente no seu comportamento de compra. Isso faz com que o consumidor associe boas sensações à sua comida, à sua marca e ao seu estabelecimento.

Essa estratégia busca explorar um dos principais sentidos humanos para desenvolver uma conexão maior entre o cliente e marca. Do mesmo modo como a música ambiente funciona, a aromatização transmite conceitos e traz à tona momentos nostálgicos, oferecendo um momento de compra único ao cliente.

Qual a importância do marketing olfativo?

Um ambiente com a sua própria aromatização tem uma chance maior de ser lembrado, já que esse cheiro exclusivo e único fica gravado na memória do público. Além disso, essa é uma ótima forma de se diferenciar da concorrência e conquistar a fidelização de clientes, que se sentirão mais à vontade e felizes por voltar.

Ou seja, pelo fato de aromas serem responsáveis por despertar sensações e memórias, essa é uma estratégia que favorece uma agradável e marcante lembrança do cliente, já que ele terá passado bons momentos no ambiente.

Como construir uma estratégia de marketing olfativo?

O marketing olfativo é uma ferramenta que pode funcionar muito bem nos estabelecimentos alimentícios. Entretanto, é necessário saber como aplicá-lo de maneira eficiente no seu negócio. Confira as dicas a seguir.

Crie uma identidade olfativa

O aroma ideal faz com que o público associe determinadas fragrâncias a seu estabelecimento, que remete a uma lembrança constante da sua empresa. Isso fortalece o posicionamento da sua marca no mercado alimentício.

Se o cheiro for usado dentro do empreendimento, ele também cria uma atmosfera prazerosa, tanto para os consumidores quanto para você e seus colaboradores.

Nesse sentido, considerando negócios alimentícios, não é necessário, por exemplo, desenvolver uma fragrância específica para o seu estabelecimento. A ideia é mais simples. Basta aproveitar a composição de aromas que uma cozinha tem para fazer com que os clientes sintam desejo pela comida e, consequentemente, memorizem a experiência.

Trace um planejamento

Para que você consiga elaborar um bom plano de ação de marketing para restaurante, ainda mais se o foco é o marketing olfativo, é essencial definir o objetivo do seu empreendimento.

Ou seja, você deve saber o motivo de as pessoas procurarem o seu estabelecimento (e não a concorrência) e ter em mente qual será a sua marca no mercado. Além disso, não se esqueça de que o marketing olfativo está ligado aos sabores e aromas. Por isso, avalie bem quais serão os temperos da comida que você utilizará.

Portanto, antes de apostar em qualquer tipo de estratégia, é fundamental fazer um planejamento antes, identificando qual é o seu objetivo e diferencial diante dos concorrentes.

Um outro ponto crucial que você deve levar em consideração são as métricas de marketing digital. Elas são parâmetros que ajudam o empreendedor com a tomada de decisões mais acertadas e um espaço de avaliação quase imediata no ambiente online do sucesso ou fracasso de estratégias.

Use os ingredientes estrategicamente

Na maioria dos estabelecimentos, a cozinha fica próxima ao salão, tendo só algumas portas para dividir os ambientes. Por isso, aproveite os aromas produzidos na cozinha para que se espalhem em seu estabelecimento.

Uma boa ideia é usar recipientes de decoração com temperos secos pelo local, assim, além de deixarem o ambiente mais bonito, reforçam a identidade da sua comida além do sabor.

Ervas aromáticas que sejam usadas na sua culinária também podem ser uma boa pedida, a versão seca das ervas em arranjos nas mesas, balcão de recepção e outros pontos estratégicos pode ajudar a fixar a identidade olfativa. Mas é importante não abusar desses elementos, pois o efeito causado pode ser contrário e o cheiro forte incomodar a clientela.

Provoque o paladar dos clientes indecisos

Quando a refeição estiver pronta e chegar o momento de o garçom levar a comida para o cliente, diga para ele passar perto dos consumidores que ainda estão indecisos em relação ao que vão pedir. O cheiro do prato deixará o paladar deles mais aguçado, gerando mais curiosidade para experimentar novas opções de pedidos.

Outra forma de provocar o paladar é usando o marketing digital. Por meio dele, você pode fazer chegar em potenciais clientes um material que instigue o desejo por saber qual é o gosto e qual é o sabor daqueles pratos. É possível inclusive brincar com esse fato, com frases do tipo: “dá quase para sentir o cheiro dessa delícia pela foto.”

Não exagere em produtos de limpeza

Sentir o cheiro de limpeza ao ir em um estabelecimento alimentício é sempre uma boa sensação, já que demostra preocupação com os clientes e segurança alimentar.

Contudo, quando há exagero na quantidade de produtos, o espaço se torna desagradável. Isso acontece por causa da mistura do cloro com a água, por exemplo, fazendo com que um forte odor seja liberado.

Portanto, oriente a equipe da faxina a utilizar cada produto na quantidade correta, deixando o ambiente limpo para os frequentadores, sem que algum cheiro se sobreponha àqueles dos pratos, pois são estes que devem atrair os clientes.

Deixe as mesas longe do banheiro

Quando você vai comer em algum estabelecimento, é muito provável que não se sinta nem um pouco confortável no caso de precisar se sentar perto do banheiro. Dessa forma, por mais que o salão não tenha tanto espaço disponibilizado, evite sempre deixar as mesas próximas dos sanitários.

Não só pelo fato de muitas pessoas passarem pelo local, gerando uma movimentação desagradável, mas em algumas situações, o cheiro não colabora, deixando o cliente incomodado.

Portanto, não hesite em afastar as mesas dos banheiros, deixando os clientes em locais agradáveis.

Fique atento ao cheiro da fritura

Quem nunca passou por aquela situação de sair de um restaurante com a roupa cheirando à gordura? Infelizmente, isso acontece com frequência.

Esse é um dos piores cheiros de se lidar dentro de uma cozinha. Por isso, é necessário que o ambiente onde os alimentos são fritos esteja bem isolado, equipado com coifas e fritadeiras, para que o salão não fique poluído.

Experimente conversar com os clientes e perguntar se já sentiram o cheiro de gordura alguma vez no seu empreendimento. Desse modo, será possível fazer melhorias urgentes, evitando que consumidores parem de frequentá-lo.

Uma boa estratégica de marketing, considerando todos os sentidos, inclusive o olfato, é fundamental para atrair o maior número de clientes para o seu comércio, o que aumenta o número de vendas e as chances de fidelização.

Agora que você já sabe como construir uma estratégia de marketing olfativo, aproveite e confira as planilhas de gestão gratuitas disponíveis!

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