Calculadora de Precificação iFood de Magno Fernandes

Calcule o preço de venda dos seus produtos no iFood com esta calculadora desenvolvida pelo Expert iFood Magno Fernandes.

Como que funciona a Calculadora de Precificação do iFood?

Sabemos que precificar corretamente é uma das maiores dores de nossos parceiros. Pensando nisso, desenvolvemos em parceria com o Expert iFood Magno Fernandes uma Calculadora de Precificação. Com ela, você vai poder calcular com muito mais rapidez qual o preço de venda recomendável para se colocar nos seus produtos lá no app do iFood.

Além do mais, este material também vai te ajudar a entender de maneira mais clara quais os conceitos e contas que você deve fazer para que seus preços sejam os mais adequados e garantam a saudabilidade do seu negócio.

Para você entender o funcionamento da calculadora, é preciso ter em mente alguns conceitos básicos. São eles:

  • Preço de venda da sua loja
  • Comissão do iFood
  • Taxa de Entrega média
  • Campanha Inteligente
  • Cupom de desconto

Vamos passar juntos por cada um deles. Confira:

Preço de venda da sua loja

Para utilizar nossa calculadora, você vai levar em consideração o preço de venda que você já costuma aplicar em seu cardápio. Esse preço de venda já deve levar em consideração aspectos como seus custos fixos e variáeis e sua margem de lucro.

O objetivo dessa calculadora é te mostrar qual o preço de venda que você pode praticar no iFood, considerando outros custos do uso da plataforma, tais como a comissão, entregas, campanhas e cupons. Ou seja, com base no preço que você já pratica em seu salão, vamos ajudá-lo a precificar corretamente para a plataforma.

Comissão do iFood e outras taxas

Na sua conta, é importante você considerar a comissão do iFood. Esta comissão varia de acordo com o seu plano escolhido.

  • Caso você tenha Entrega Própria: o valor da comissão é de 12%;
  • Caso você tenha Entrega Parceira: o valor da comissão é 23%.

Fora esses fatores, também consideramos na calculadora duas outras taxas:

  • Taxa de Pagamento Online: 3,2%;
  • Taxa de antecipação de repasse: 1,49%.

Desta forma, considerando a Comissão do iFood e estas outras taxas, ficamos com:

  • Caso você tenha Entrega Própria: 12% + 3,2% + 1,49% = 16,69%, que arredondamos para 17%;
  • Caso você tenha Entrega Parceira: 23% + 3,2% + 1,49% = 27,69%, que arredondamos para 28%.

É fortemente recomnável que este valor seja levado em consideração na hora de precificar seus produtos dentro do iFood.

Taxa de Entrega média

A taxa de entrega é outro fator de suma importância a ser levada em consideração. Indepenedenetemente da sua entrega ser própria ou parceira iFood, você deve ter em mente qual a média desse gasto por pedido.

Desta forma, é importante você ter esse valor calculado em seu empreendimento, para que possa adicioná-lo à precificação dos seus produtos vendidos dentro da plataforma do iFood.

Campanha Inteligente

Você costuma utilizar a Campanha Inteligente no iFood? Trata-se de uma ferramenta de promoções inteligente que permite você investir em mecanismos de promoção com alto retorno. Para utilizá-la, basta especificar o valor que você está disposto a colocar na campanha e a própria inteligência do iFood vai auxiliá-lo definir a segmentação para quem a campanha será exibida.

Caso você utilize este mecanismo, é importante que você também tenha em mente o gasto médio que costuma ter com ele por pedido. Assim, você também embute esse gasto no cálculo da precificação.

Cupom de desconto

O Cupom de Desconto é outra estratégia que pode ajudar a turbinar as vendas. Existem variadas formas de cupons promocionais do iFood que as lojas parceiras podem empregar de acordo com suas metas estratégicas, seja para impulsionar o volume de vendas, atrair novos consumidores ou manter a lealdade dos clientes já existentes.

O ponto é que, caso você ofereça os cupons em sua loja, também é necessário que eles passem a integrar a precificação dos seus produtos no iFood.

E como que fica essa conta?

Agora que temos todos esses conceitos, a conta final de cálculo de preço de venda no iFood fica assim:

preço de venda ifood

Para calcular o preço de venda a ser colocado no iFood, é necessário que você some ao preço de venda da sua loja a taxa de entrega média que você pratica, bem como o quanto você costuma gastar com a Campanha Inteligente.

Essa somatória deve ser dividida pelo valor da comissão que você paga no iFood. Assim, vamos ter o valor sugerido de venda na plataforma do iFood. A este valor, você pode adicionar o valor do cupom, de maneira bruta, caso ele esteja presente em sua estratégia.

Dessa forma, chegamos no valor indicado de preço para você colocar em seus produtos dentro da plataforma do iFood. Com essa calculadora e com essa explicação, você vai poder garantir uma precificação adequada e saudável para o seu negócio.

Uma resposta

  1. Olá,

    Não entendi, o preço de venda equivale a venda de um prato, exemplo:

    Feijoada 2 Pessoas R$ 128,00
    A Entrega varia
    Venda na loja R$ 70,00
    Campanha Inteligente não tem para esse prato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *