Como que funciona a Calculadora de Precificação do iFood?
Sabemos que precificar corretamente é uma das maiores dores de nossos parceiros. Pensando nisso, desenvolvemos em parceria com o Expert iFood Magno Fernandes uma Calculadora de Precificação. Com ela, você vai poder calcular com muito mais rapidez qual o preço de venda recomendável para se colocar nos seus produtos lá no app do iFood.
Além do mais, este material também vai te ajudar a entender de maneira mais clara quais os conceitos e contas que você deve fazer para que seus preços sejam os mais adequados e garantam a saudabilidade do seu negócio.
Para você entender o funcionamento da calculadora, é preciso ter em mente alguns conceitos básicos. São eles:
- Preço de venda da sua loja
- Taxa de Entrega média
- Campanha Inteligente
- Cupom de desconto
Vamos passar juntos por cada um deles. Confira:
Preço de venda da sua loja
Para utilizar nossa calculadora, você vai levar em consideração o preço de venda que você já costuma aplicar em seu cardápio. Esse preço de venda já deve levar em consideração aspectos como seus custos fixos e variáeis e sua margem de lucro.
O objetivo dessa calculadora é te mostrar qual o preço de venda que você pode praticar no iFood, considerando outros custos do uso da plataforma, tais como a comissão, entregas, campanhas e cupons. Ou seja, com base no preço que você já pratica em seu salão, vamos ajudá-lo a precificar corretamente para a plataforma.
Taxa de Entrega média
A taxa de entrega é outro fator de suma importância a ser levada em consideração. Independentemente da sua entrega ser própria ou parceira iFood, você deve ter em mente qual a média desse gasto por pedido.
Desta forma, é importante você ter esse valor calculado em seu empreendimento, para que possa adicioná-lo à precificação dos seus produtos vendidos dentro da plataforma do iFood.
Campanha Inteligente
Você costuma utilizar a Campanha Inteligente no iFood? Trata-se de uma ferramenta de promoções inteligente que permite você investir em mecanismos de promoção com alto retorno. Para utilizá-la, basta especificar o valor que você está disposto a colocar na campanha e a própria inteligência do iFood vai auxiliá-lo definir a segmentação para quem a campanha será exibida.
Caso você utilize este mecanismo, é importante que você também tenha em mente o gasto médio que costuma ter com ele por pedido. Assim, você também embute esse gasto no cálculo da precificação.
Cupom de desconto
O Cupom de Desconto é outra estratégia que pode ajudar a turbinar as vendas. Existem variadas formas de cupons promocionais do iFood que as lojas parceiras podem empregar de acordo com suas metas estratégicas, seja para impulsionar o volume de vendas, atrair novos consumidores ou manter a lealdade dos clientes já existentes.
O ponto é que, caso você ofereça os cupons em sua loja, também é necessário que eles passem a integrar a precificação dos seus produtos no iFood.
Dessa forma, chegamos no valor indicado de preço para você colocar em seus produtos dentro da plataforma do iFood. Com essa calculadora e com essa explicação, você vai poder garantir uma precificação adequada e saudável para o seu negócio.