Calculadora de ROI do iFood

A Calculadora de ROI ajuda a medir o retorno sobre os investimentos feitos no iFood, facilitando a análise de promoções e estratégias.

Para estabelecimentos alimentícios, medir a receita e o retorno sobre os investimentos pode ser um desafio, especialmente quando há muitas vendas e variáveis a considerar. Para facilitar esse controle, criamos a Calculadora de ROI do iFood. 

Trata-se de uma ferramenta simples e prática para calcular o retorno sobre os investimentos feitos na plataforma. Com esse cálculo, é possível obter uma visão clara e objetiva sobre a eficácia de investimentos no negócio, podendo ser aplicado a diferentes áreas do restaurante.

Continue lendo e aprenda como calcular o ROI no iFood e como utilizar a nossa ferramenta para facilitar esse processo!

O que é ROI?

ROI, ou Return on Investment (Retorno sobre o Investimento), é uma métrica usada para medir o desempenho financeiro de um investimento

Ela compara o lucro ou prejuízo gerado por um investimento com o valor que foi investido, ajudando a avaliar se o investimento está gerando um retorno positivo ou negativo.

A fórmula básica para calcular o ROI é simples: o valor obtido com o investimento é subtraído do valor investido, e o resultado é dividido pelo valor investido

O retorno pode ser tanto positivo, indicando que o investimento gerou lucro, quanto negativo, quando o retorno não cobre o valor gasto.

Por exemplo, se uma lanchonete decide investir em uma campanha de marketing para aumentar suas vendas no delivery, todos os custos envolvidos — como anúncios pagos, mídias, e-mail marketing, entre outros — devem ser levados em consideração no cálculo do ROI.

Como calcular o ROI no iFood?

Um resultado positivo indica lucro, enquanto um negativo aponta prejuízo. Para calcular, subtraia o investimento das receitas obtidas e divida o resultado pelo valor investido. A fórmula é:

ROI = (receita obtida – gasto inicial) / gasto inicial

Para obter o resultado em porcentagem, basta multiplicar o valor por 100 após o cálculo.

Por exemplo, imagine que um restaurante investiu R$1.500 no lançamento de uma promoção especial. Após um mês, as vendas geradas por essa promoção somaram R$6.000. O cálculo do ROI seria:

ROI = (R$6.000 – R$1.500) / R$1.500

ROI = (R$4.500 / R$1.500)

ROI = 3

Multiplicando por 100, o ROI é de 300%, indicando que o retorno foi três vezes maior que o investimento.

Se o ROI for negativo, significa que a ação gerou prejuízo, o que pode sinalizar a necessidade de revisar a estratégia. Lembre-se de que, ao calcular o ROI de uma ação específica, é importante isolar apenas as receitas e custos dessa ação, sem considerar outras fontes de receita ou custos adicionais.

Como utilizar a ferramenta Calculadora de ROI do iFood?

A Calculadora de ROI do iFood foi desenvolvida para ajudar você a medir o retorno sobre o investimento (ROI) do seu negócio. Para usá-la, siga os passos abaixo:

  • Faturamento: preencha o valor bruto das vendas realizadas no período. Exemplo: R$300.000;
  • Escolha sua opção de entrega: selecione entre “Entrega Própria” ou “Entrega Parceira”; para “Entrega Própria”, informe também o valor gasto com ENtrega Flex e Sob Demanda (caso haja);
  • Informe o valor gasto com promoções e descontos. Exemplo: R$20.000;
  • Resultado do ROI: após preencher os campos, a ferramenta calculará automaticamente o seu ROI. O resultado será algo como: 1,88.

Por último, a ferramenta mostrará o custo e valor recebido, que no exemplo prático, será: 

  • Custo: R$104,00;
  • Valor recebido: R$196,00.

O ROI é uma das métricas mais úteis para a gestão financeira de um estabelecimento. Afinal, o cálculo é simples e pode ser replicado em outros setores da empresa. Por isso, aproveite ao máximo a calculadora de roi do ifood. Essa é mais uma facilidade para você tomar decisões acertadas e ver seu negócio crescer.

Então, que tal aproveitar? Use a Calculadora de ROI do iFood quando precisar e conte com a nossa ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *