Investir no mercado gastronômico é o sonho de muitas pessoas. Afinal, trabalhar com comida e marcar a vida dos clientes por meio de sabores inesquecíveis e agradáveis são grandes realizações. Mas para iniciar uma carreira de sucesso nessa área, é fundamental conferir como está o contexto.
“Depois de uma queda durante a pandemia, o setor conseguiu se reerguer e segue com força total”, menciona Camila Pazello, coordenadora do curso de Gastronomia do Centro Universitário UniOpet, para o G1.
Isso significa que o momento é bastante propício para investir no mercado gastronômico. Sendo assim, nada melhor que se preparar da melhor maneira. Neste post, confira excelentes dicas para ingressar nesse setor!
Faça um curso
Um curso é capaz de oferecer uma série de conhecimentos úteis para abrir um negócio ou conseguir um trabalho no mercado alimentício. Desde técnicas para aplicar na cozinha até noções de empreendedorismo ajudam a ter acesso a melhores oportunidades.
Além de ensinar sobre conceitos de gastronomia comercial, os cursos oferecem um certificado. Esse documento pode ser usado para atestar os conhecimentos em determinada área, favorecendo a apresentação no mercado.
É pensando nisso que o iFood investe em conhecimento, como o iFood Decola. Nesta plataforma de conhecimento, oferecemos gratuitamente cursos rápidos e gratuitos, que ajudam as pessoas a desenvolverem habilidades humanas e técnicas.
Busque ter experiência prática
Quando o assunto é culinária, a prática faz toda a diferença. Por essa razão, vale a pena tentar adquirir o máximo de experiência possível, principalmente com profissionais que estão há algum tempo no ramo da alimentação.
Estágios, visitas, trabalhos, eventos, cursos, workshops e demais oportunidades profissionais no segmento gastronômico vão enriquecer o seu conhecimento com técnicas para aplicar na cozinha. Com isso, você conseguirá criar, reproduzir e incluir pratos incríveis no seu cardápio, encantando seus clientes.
Desenvolva a sua identidade
Um negócio precisa de identidade para ser reconhecido e conquistar um bom posicionamento no mercado. Por conta disso, é importante pensar sobre como você deseja que o seu estabelecimento do setor de alimentos e bebidas seja lembrado na indústria alimentícia.
Sabor diferenciado, valorização da cultura regional, serviços adicionais e pessoal atencioso: as opções são diversas para deixar a sua marca no mercado de restaurantes.
Tenha um plano de negócios
O plano de negócio é um documento indispensável para guiar as ações do seu empreendimento culinário. Com isso, é possível definir cada característica da marca e do mercado em que atua. Todas essas informações vão ajudar no desenvolvimento de estratégias de crescimento.
Construa uma rede de contatos
Ter parcerias de qualidade faz toda a diferença para ingressar em uma área de atuação. A construção de uma rede de contatos pode ajudar a adquirir experiência, desenvolver ideias e conquistar parceiros de confiança para se destacar no mercado gastronômico.
Atualize-se
Independentemente da área de atuação, um profissional de sucesso é uma pessoa atualizada. Isso abrange tanto o mercado de gastronomia quanto o cenário nacional na economia e tecnologia, para ficar por dentro das principais tendências.
Assim, é fundamental estar em constante atualização, acompanhar as novidades, aprender novas técnicas e trazer para o seu negócio aquilo que os clientes procuram. Dessa maneira, você mantém a competitividade e agrega valor aos seus produtos e serviços.
Dar o primeiro passo para entrar no mercado gastronômico envolve preparação. Fazer parcerias, conhecer tendências e valorizar as principais estratégias de negócios, como a importância do delivery, são ações que vão contribuir para o sucesso em cada etapa da sua carreira!
Que tal se inspirar com conteúdos de qualidade para aumentar seus conhecimentos no setor da alimentação? Saiba mais sobre as tendências delivery e faça seu negócio de restaurante crescer!