Nomes de bar: melhores ideias e 8 dicas para escolher o seu!

Confira agora dicas e inspirações para chegar ao nome de bar perfeito e fortalecer a identidade da sua marca!

Criar um nome de bar que seja único e criativo não é tão simples. Essa tarefa exige muito trabalho e pesquisa, além de paciência para observar a facilidade da pronúncia, da escrita e como a marca pode ficar na memória dos consumidores.

Escolher o nome para o negócio parece uma tarefa simples, mas é bastante desafiadora no início da jornada do empreendedorismo. Empreendedores que estão começando podem não saber como um nome forte ajuda a se posicionar no mercado e, por consequência disso, consideram apenas os gostos pessoais nessa decisão.

Se você está em busca de definir um nome de bar, continue a leitura deste post e confira algumas dicas!

Como escolher o nome do bar? Confira 8 dicas

O nome escolhido vai fazer parte da história do estabelecimento e representar sua identidade. Por isso, é preciso ter muito cuidado nesse processo de criação. Acompanhe 8 dicas para acertar na escolha!

1. Faça uma lista de informações importantes

Antes de iniciar a criação, é fundamental reservar algumas informações que serão úteis durante todo o processo para definir os melhores nomes de bar. Reflita sobre:

  • o público que deseja atingir;
  • as principais características dessas pessoas, como idade, gênero, preferências e referências;
  • o que pretende servir no bar;
  • os diferenciais do seu negócio;
  • a concorrência;
  • seus planos para o futuro da empresa.

Após encontrar respostas para essas questões, será mais fácil escolher um nome que funcione perfeitamente. Juntamente com a logo, ele vai representar, de forma sucinta, a identidade do estabelecimento.

2. Valorize seu segmento

Considerar o perfil do negócio no momento de escolher um nome criativo para seu bar é fundamental para desenvolver o posicionamento da marca no mercado. 

Essa é uma estratégia que também pode ajudar o seu público a identificar imediatamente o que você comercializa. Por exemplo, um estabelecimento chamado “Ateliê do Mestre Cervejeiro” já evidencia em seu nome o tipo de item que tem mais destaque.

Essa é uma estratégia que melhora a associação da marca com o produto. Isso garante que, ao escutar o nome da empresa sem informações detalhadas sobre ela, um cliente em potencial não tenha dúvidas sobre o seu segmento.

Caso você opte por vender seus produtos via aplicativo de delivery, a valorização do segmento no nome da marca também facilita a atração de clientes que estão em busca do seu produto, contribuindo para a construção de uma boa reputação online.

3. Faça um brainstorming

Traduzido ao pé da letra como “tempestade cerebral” e, mais adequadamente, como “tempestade de ideias”, o brainstorming é uma estratégia usada nas empresas para gerar novas ideias, fomentar projetos e despertar a criatividade. Essa atividade, que pode ser realizada individualmente ou em grupo, muito útil para a gestão de restaurantes, bares e outros estabelecimentos do ramo alimentar.

Funciona da seguinte maneira: durante uma reunião, a equipe discute o assunto em pauta livremente e lança ideias. Porém, se você estiver empreendendo sem sócios ou vai realizar o brainstorming sem companhia, as ideias podem ser transcritas em papel ou em um dispositivo — o que também pode ser feito em equipe.

4. Fique longe de associações inadequadas

É importante ter cuidado para evitar que o nome suscite associações indesejadas. Verifique, entre as opções selecionadas, se alguma delas tem uma conotação negativa, duplo sentido ou qualquer característica que possa prejudicar a imagem do bar.

Se você quiser colocar um nome em outro idioma, certifique-se de que a expressão não seja ofensiva. Mesmo que a tradução pareça inofensiva, pode, coincidentemente, ser uma expressão de conotação inadequada em determinados contextos culturais.

5. Evite modismos

Usar expressões ou referências baseadas em tendências passageiras é um erro comum que pode acontecer no momento de selecionar um nome de bar.

Você pode encontrar por aí negócios que receberam nomes inspirados em algum personagem, jargão ou programa de televisão. Isso pode até parecer uma boa ideia inicialmente, mas, com o passar do tempo, esses nomes podem não soar mais tão interessantes quanto antes.

Portanto, ao escolher o nome do bar, tenha em mente o legado do seu negócio e garanta que ele tenha certa atemporalidade.

6. Tenha atenção à pronúncia

Escolher um nome depende de vários aspectos importantes a analisar, como a facilidade para pronunciá-lo. Pode ser um erro apresentar ao público um nome facilmente pronunciado de forma errada ou, pior ainda, um nome que permita várias pronúncias.

Escolher um nome assim pode dificultar a construção da identidade da empresa no mercado. A dificuldade na pronúncia também pode ocasionar desconforto no consumidor, que não saberá se está pronunciando o nome corretamente e pode evitar dizê-lo.

Por isso, pense em nomes de bar simples, de fácil pronúncia e escrita, que consigam gerar uma identificação com o produto. Fique longe de estrangeirismos e abreviações com sonoridades estranhas.

7. Busque inspiração em nomes criativos

Se você está sem inspiração, não se preocupe: existem inúmeros exemplos criativos que podem ajudar na criação do nome do seu bar. Evidentemente, não é uma boa ideia copiá-los, mas eles podem servir para inspirar a sua criatividade. Confira a seguir!

Boteco com quitutes

Como você já sabe, o nome deve ser relacionado ao produto ou a alguma outra característica que o diferencie dos demais. No caso de estabelecimentos voltados para a venda de comida, alguns nomes interessantes são:

  • Saleiro;
  • Palácio Gastronômico;
  • Doce Pastel;
  • Ki Delícia;
  • Tempero caseiro;
  • Vegano Space;
  • Serve bem;
  • Doce e arte;
  • PF;
  • Assado de panela;
  • Panela de barro;
  • Casa da feijoada;
  • Mercado do peixe;
  • Frutos do mar.

Bar ou loja de bebidas

No caso de ambientes cujo foco é o comércio de bebidas, é importante que o nome seja descontraído. É uma boa ideia, também, indicar o público-alvo — por exemplo, “Bar Delas”, para um estabelecimento voltado para o público feminino. Outros exemplos criativos e divertidos são:

  • Barbados;
  • Bartman;
  • Cantinho da cerveja;
  • Super chopp
  • Boemia;
  • Coquetel Inteligente;
  • Além do chopp;
  • O bar das estrelas;
  • Barão das bebidas;
  • Sociedade do gole;
  • Especialista em chopp;
  • Buteco;
  • Botequim.

8. Cuide do registro do nome

Após selecionar o melhor nome para o seu negócio, você deve fazer o registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Dessa forma, você garante a posse daquele nome e evita que outros empreendedores possam registrá-lo, além de se proteger contra plágios.

Para fazer o registro, siga o passo-a-passo:

  1. faça o login no sistema e-INPI;
  2. insira os dados e documentos solicitados;
  3. emita e pague a GRU (Guia de Recolhimento da União);
  4. preencha e poste o formulário em papel;
  5. faça o acompanhamento do processo;
  6. verifique a decisão;
  7. pague uma nova GRU;
  8. faça o download do certificado.

Pronto: o nome da marca é seu! Porém, é preciso ter paciência, já que a conclusão de todas essas etapas dura cerca de 2 anos, em média. Portanto, não deixe de considerar esse prazo ao fazer a gestão empresarial e a gestão financeira do seu negócio.

Lembre-se de que o nome escrito na placa do bar é essencial para caracterizar sua marca no mercado, diferenciando-a em meio à concorrência. Faça uma lista com diferentes nomes de bar e peça a opinião de conhecidos. Apesar de desafiador, vale a pena dedicar um tempo na busca pelo melhor nome para acompanhar seu bar rotineiramente.

Além dos aspectos referentes à identidade da marca, é fundamental fazer uma boa gestão para garantir o sucesso dos negócios. Confira algumas planilhas gratuitas que podem ajudar!

Por iFood

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