Pagamento em dinheiro na entrega iFood: tire suas dúvidas!

Tire 8 dúvidas sobre a modalidade de pagamento em dinheiro no iFood!
4 Min

O pagamento em dinheiro é uma das alternativas habilitadas pelo iFood às lojas parceiras para oferecerem aos seus consumidores. 

A intenção é diversificar as opções para os clientes e, consequentemente, possibilitar mais negócios para os parceiros.

Essa modalidade, porém, gera algumas dúvidas. Para ajudar você, respondemos as principais perguntas sobre o pagamento em dinheiro, confira! 

1. O que é o pagamento em dinheiro na entrega?

Uma das maneiras de fazer o pagamento na entrega é via dinheiro. Nesse caso, os consumidores pagam diretamente ao entregador. 

O iFood vai avaliar os responsáveis por toda a operação: recebimento do valor, providenciamento do troco — quando necessário — e repasse para o parceiro, igual aos processos dos meios de pagamento online.

2. Como funciona?

O cliente deve optar por realizar o pagamento em dinheiro no momento da entrega do produto

Selecionada essa modalidade, a pessoa entregadora será a responsável por fazer a coleta do dinheiro. Também será de responsabilidade da pessoa entregadora — junto ao iFood — a oferta de troco.

A loja não precisará, portanto, oferecer o troco. Entretanto, é possível que a pessoa entregadora solicite a troca por algumas notas menores, um auxílio que é aconselhável aos parceiros fazerem.

3. O que muda na operação da loja?

O iFood irá analisar a responsabilidade do fluxo de dinheiro. O repasse será realizado de forma semelhante ao que acontece nas outras modalidades de pagamento online. Caso aconteça cancelamento, o procedimento a ser realizado também é o mesmo com as modalidades de pagamento online.

4. É possível optar por não utilizar esse meio de pagamento?

As vendas por pagamento na entrega são adicionadas a todos os parceiros que operam com o iFood, nas cidades aptas à modalidade. Isso acontece de forma automática, portanto, não há a possibilidade de não utilizar esse meio de pagamento.

No iFood, essa opção de pagamento possibilitará aos parceiros atingir um público que ainda não conseguiu usar a plataforma. Dessa forma, é previsto um aumento no volume de pedidos nas lojas parceiras

5. A loja deve fornecer troco para o entregador?

O iFood avalia a responsabilidade pelo fluxo de troco. Caso a pessoa entregadora peça para trocar o dinheiro, fica a critério da loja ajudar ou não. A sugestão, para manter uma boa relação entre as partes, é de que a loja faça a troca quando possível.

6. O entregador deve levar o dinheiro até a loja?

A pessoa entregadora não levará o dinheiro recebido até a loja. O valor pago pelo cliente será registrado normalmente na tela financeira do Portal do Parceiro.

É o mesmo processo para qualquer outra modalidade de pagamento online, o repasse é realizado posteriormente, sem nenhuma cobrança de taxa extra.

7. Como a loja recebe o valor do pedido?

Assim como em todo o processo de pagamento online das entregas realizadas, o valor dos pedidos com pagamento em dinheiro será registrado no Portal do Parceiro.

A loja receberá o valor junto com o repasse, ou seja, com a somatória de todas as outras entregas realizadas dentro do período.

O dinheiro não será levado até a loja após o pagamento do cliente. O valor ficará creditado assim como funciona em um pagamento online.

8. Por que o iFood oferece esse tipo de pagamento?

A intenção do iFood a partir dessa nova modalidade de pagamento é ampliar as possibilidades de negócio dos parceiros.

Essa nova opção atingirá um novo público, aumentando as possibilidades de vendas para as lojas parceiras.

O pagamento em dinheiro foi pensado para tornar a experiência dos pedidos ainda mais fácil e acessível para os parceiros e seus clientes.

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177 respostas

  1. Excelente ideia
    Ifood sempre inovando para crescimento e melhorias
    Parabéns!

    1. Oi Laura! Esperamos que você esteja bem. Nesse caso você pode contratar o Plano Entrega do iFood, mas se não te atender você pode contar com nossa equipe de entregadores por meio das diferentes modalidades logísticas. Entenda como funciona o Entrega Fácil, o Entrega+ e o Sob Demanda <https://blog-parceiros.ifood.com.br/entrega-de-comida/>. 😉

      Ahh, se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

    1. Oi, Deivide. Vamos te ajudar! Fale com nosso time pelo Portal do Parceiro na aba Chamados e Ajuda, pois assim conseguimos dar a melhor orientação, combinado?

    1. Oi, Karla. Quando você opta pelo pagamento na entrega ao solicitar Entrega Fácil, esse valor ficará disponível para você junto aos seus demais repasses, na data estipulada no seu contrato, menos a taxa de pagamento online. Você encontra mais informações sobre os e a data do seu repasse pela tela financeira do Portal do Parceiro ou aplicativo iFood para Parceiros. 😉

  2. O meu plano é com entregador próprio (porém ele não é meu funcionário, faço o chamado em um app terceirizado). Nesse caso, como funciona? Se eu nao vou ve-lo novamente, ele ficará com o dinheiro mas não dará para o ifood.

  3. Desativar a opção receber dinheiro na rota .

    Pois isso pode causar grande risco de assalto para o entregador

  4. Essa tipo de forma de pagamento não pode ter na plataforma em Ribeirão Preto SP pois não tem entregador que faça este tipo de entrega com a forma de pagamento em dinheiro, o pedido entra em atraso e depois é cancelado onde já perdi várias vendas, produtos é clientes. Já abri vários chamados e ninguém resolve, trabalhei na Sodie e na docenia em Ribeirão Preto SP e lá não tem disponível essa forma de pagamento, somente na minha loja e isso anda tirando minha paz

  5. Qdo o cliente paga em dinheiro e pede troco. No caso a loja que manda o troco? Estou com essa dúvida, desde já agradeço

  6. Não gostei da ideia, pois os clientes não são honestos nas informações se precisa de troco ou não .
    Passei por uma situação muito chata . Muita perca de tempo, era do pix ninguém usa dinheiro mais .

    1. Oi Jean! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

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