Portal do Parceiro iFood: tire suas dúvidas aqui

Tire todas as suas dúvidas sobre a usabilidade do Portal do Parceiro iFood e descubra como essa ferramenta pode ajudar ainda mais na gestão do...
11 Min
portal do parceiro ifood

O Portal do Parceiro iFood é uma ferramenta que permite o monitoramento do desempenho das lojas no iFood, além de ser o espaço em que é feita a configuração da loja e do cardápio.

A ferramenta também disponibiliza recursos que podem ajudar os estabelecimentos a impulsionarem as vendas. É fundamental conhecer todas as funcionalidades para utilizá-las da melhor forma.

Reunimos, neste post, as principais dúvidas de uso do Portal do Parceiro iFood. Confira!

Como entrar no Portal do Parceiro?

Antes de iniciar a configuração da loja você deve fazer login no Portal do Parceiro. Acesse o portal e coloque o mesmo e-mail e senha utilizados no momento do seu cadastro no iFood. Se você não lembrar as informações de login, clique nos botões Esqueci meu e-mail ou Esqueci minha senha.

Como configurar o perfil da loja?

Na barra lateral do Portal do Parceiro, localize o item Perfil e acesse. Na página você conseguirá editar:

  • imagem de capa — escolha uma boa imagem de destaque, como uma foto dos seus pratos. Essa imagem de capa vai aparecer a seus clientes finais;
  • logo — ideal para você incluir sua logomarca e valorizar sua marca. Essa imagem será visível pelos seus clientes no aplicativo;
  • descrição — fale um pouco sobre seu restaurante, do diferencial e dos principais pratos;
  • pedido mínimo — valor mínimo de produtos que o cliente precisá selecionar para concluir a compra.

Como alterar o número do telefone?

Primeiramente, confira o telefone cadastrado no iFood indo em Perfil no menu lateral e, em seguida, clique na aba superior Notificações. Lá você vai identificar o número do telefone cadastrado.

Para fazer a troca do número, acesse a aba Chamados e ajuda no Portal do Parceiro, clique no botão Atendimento que fica no canto superior da página e solicite a atualização com um atendente do iFood.

Como alterar o endereço da loja?

A alteração do endereço pode ser feita em Perfil, no menu lateral. Em seguida clique em Endereço para visualizar o endereço cadastrado e, se preciso, editá-lo.

Como consultar meu desempenho financeiro?

Se você quer acompanhar o desempenho financeiro da sua loja no iFood, clique no botão Financeiro, que fica na aba lateral do Portal do Parceiro. Lá você tem uma visão geral das vendas do mês, incluindo os valores recebidos e as taxas pagas. Na mesma página você também visualiza os seus repasses e o status de cada um.

Como mudar a conta bancaria no iFood?

Se você precisa alterar seus dados bancários para começar a receber os repasses em outra conta, acesse Financeiro no Portal do Parceiro, clique na aba superior Dados bancários e contratuais e faça o ajuste.

Essa ação só pode ser feita por usuários com o perfil de Dono. Lembre-se de observar as orientações de conta bancária:

  • Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI e o CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood.
  • Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.

Como solicitar segunda via de contrato?

Você acessa um contrato padrão do iFood pelo botão Financeiro, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique na aba superior Dados bancários e contratuais. Na página você deverá clicar no botão Baixar meu contrato. Logo você já terá um arquivo em PDF no seu computador.

Mas vale considerar que os contratos variam de parceiro para parceiro. Por isso, o ideal é solicitar uma segunda via do contrato pelos canais de atendimento do iFood. Para isso, acesse o botão Chamados e Ajuda do Portal do Parceiro e clique no botão Atendimento, no canto superior da página.

Como consultar a forma de pagamento disponível aos clientes?

Para consultar a forma de pagamento que seus clientes podem utilizar ao comprar do seu restaurante, vá em Formas de pagamento, no menu lateral do Portal do Parceiro. Além das modalidades de crédito, débito, carteira digital e pix, você também encontra as bandeiras aceitas.

Lembre-se de que os pagamentos via pix ou cartão de crédito são obrigatórios no aplicativo iFood. Enquanto as bandeiras de vale-refeição são opcionais.

Como visualizar os pedidos?

No menu lateral do Portal do Parceiro, ao acessar o botão Pedidos, você visualiza todos os pedidos recebidos pelo seu restaurante acompanhados do modo de pagamento, taxa de entrega, valor e status (concluído, cancelado). Na página você também consegue fazer filtros por data e status. Na opção Mais filtros, também encontra os filtros: pagamento por bandeira e por canal de venda, caso possua o Cardápio Digital.

Como alterar horário de funcionamento?

Acesse o botão Horários no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você consegue editar o horário de funcionamento de acordo com cada dia da semana.

Como criar uma pausa programada?

As pausas programadas devem ser criadas para períodos esporádicos em que seu restaurante, por algum motivo fora do padrão, estará fechado no momento em que deveria estar aberto.

Para fazê-la, acesse o botão Horário no menu lateral do Portal do Parceiro e clique na aba superior Pausa programada. Em seguida, clique no botão Nova pausa programada.

Como consultar as avaliações?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Avaliações. Na página você encontra a média de avaliações dos últimos 3 meses — mesma média apresentada aos clientes no aplicativo iFood —, os comentários de avaliações dos consumidores, e também o percentual de satisfação dos clientes com a entrega.

Como solicitar a moderação de uma avaliação?

Se você discorda de alguma avaliação enviada por algum cliente, vá ao botão Avaliações no menu lateral do Portal do Parceiro, clique na avaliação em questão e, em seguida, clique no botão superior Moderação. Escreva sua justificativa e, em um prazo de 72 horas, o time do iFood vai atuar na solicitação.

Como verificar minha área de entrega?

Acesse o botão Área de entrega, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você visualiza o mapa com o raio de alcance do seu restaurante.

Como entrar em contato com o iFood?

Na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro você encontra uma série de respostas às perguntas mais frequentes. Ainda assim, caso você não tenha localizado a informação que precisa, clique no botão Atendimento, localizado no canto superior direito e, então, entre em contato com o iFood via chat ou chamado.

Como configurar o cardápio?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o item Cardápios. Nesse espaço você constrói sua vitrine de produtos no iFood. Clique em Entrega para configurar os itens que estarão disponíveis aos clientes e adicione os pratos e produtos acompanhados das seguintes informações:

  • nome;
  • preço;
  • descrição;
  • foto;
  • categoria;
  • tamanho;
  • complementos;
  • classificação de restrições alimentares;
  • disponibilidade.

Nessa mesma página você encontra a opção de criar categorias de produtos. Assim você pode dividir seu cardápio e deixá-lo ainda mais intuitivo aos seus clientes.

Como alterar preços do cardápio?

Se você quer alterar o preço de um ou mais produtos do cardápio, acesse o botão Cardápio no menu lateral do Portal do Parceiro e, em seguida, clique em Entrega para visualizar os itens disponíveis no aplicativo.

Localize o item que você quer fazer o ajuste no valor e clique nos três pontinhos localizados do lado direito da tela, na frente do produto. Clique então em Ver.

Após clicar em Ver, uma tela será aberta. Clique na aba superior Preço, faça as correções necessárias e salve.

Como alterar a disponibilidade de um item?

A disponibilidade de um item pode ser alterada acessando o botão Cardápios, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique no botão Entrega e visualize o seu cardápio que é apresentado aos clientes. Caso você queira pausar a oferta de um item, clique no botão Pausar, ao lado direito da tela, na frente do produto. Você pode reverter a ação clicando em Ativar, no mesmo lugar.

Mas você também pode mudar a disponibilidade do cardápio conforme os horários. Caso você tenha um prato que só é oferecido na hora do almoço, por exemplo, ele estará disponível aos clientes somente nesse momento.

Para isso, clique no item que quer configurar e clique na aba superior Disponibilidade. Lá você escolhe se o item estará sempre disponível, ou apenas em horários específicos.

Como acompanhar o desempenho do restaurante no iFood?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Desempenho. Na parte superior da tela você encontra três abas: Operação, Vendas e Cardápio.

Em Operação você encontra gráficos e informações de desempenho dos seguintes fatores:

  • pedidos cancelados;
  • tempo aberto;
  • pedidos atrasados.

Na aba de Vendas você pode monitorar o desempenho dos seus pedidos recebidos e terá informações sobre os seguintes fatores relacionados:

  • pedidos por horário;
  • pedidos por dia;
  • pedidos por forma de pagamento.

Já na aba Cardápio você encontra informações sobre a interação dos clientes do iFood com seu cardápio por meio das seguintes informações:

  • visitas no cardápio;
  • visualizações;
  • itens na sacola;
  • revisão do pedido;
  • concluídos.

Na mesma página você também encontra os itens mais vendidos do seu cardápio, acompanhados do número de visitas e do percentual de vezes pedido.

Outra funcionalidade da aba Cardápio, é que você consegue comparar o desempenho da sua loja com o dos seus principais concorrentes, que são outras lojas na sua cidade, com a mesma especialidade que a sua.

Como conseguir o selo Super-Restaurantes?

O selo Super-Restaurantes é um reconhecimento às lojas que oferecem uma melhor experiência aos clientes. É preciso ter uma nota de desempenho acima de 9,80 pontos. Essa nota considera, principalmente, o bom desempenho dos seguintes fatores:

  • avaliações incríveis;
  • preparos sem atrasos;
  • pedidos sem erros;
  • cancelamento baixo.

Para consultar sua nota de desempenho, acesse o botão Super-Restaurantes, no menu lateral do Portal do Parceiro. 

Como publicar no Feed iFood?

Para publicar no Feed iFood você deve clicar no botão Feed, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página você consegue criar publicações e acompanhar o desempenho das antigas. O Feed é o espaço ideal para você destacar seus itens compartilhando no próprio aplicativo iFood as melhores fotos do seu cardápio.

Como utilizar o Cardápio Digital?

O Cardápio Digital é uma página personalizada da sua loja, que pode ser divulgada por redes sociais e qualquer outro canal de comunicação com seus clientes. Para utilizá-lo você deve acessar o botão Cardápio Digital, no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como comprar pelo iFood Shop?

O iFood Shop é o espaço em que os restaurantes conseguem encontrar mais de 10 mil itens necessários para o funcionamento da operação: desde ingredientes até embalagens. Para acessar, clique no botão iFood Shop no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como acompanhar o desempenho de marketing da loja?

No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Marketing. Na página você visualiza dados do desempenho da sua loja que podem ser utilizados para planejar ações de engajamento. As seguintes informações podem ser encontradas:

  • total de clientes nos últimos dias, incluindo clientes novos.
  • hábitos de compra e preferências, como ticket médio, dias em que há mais movimento e item mais pedido;
  • número de pessoas que favoritaram a loja;
  • número de pessoas que pediram duas vezes ou mais no mês;
  • resultado das últimas promoções;
  • resumo do desempenho das publicações do Feed.

Como configurar promoções para minha loja?

As promoções podem ajudar o seu negócio a aumentar as vendas e alcançar novos clientes. No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Promoções. Na tela você encontrará os tipos de promoções ideais para cada objetivo:

  • alavancar as vendas;
  • conquistar mais clientes;
  • fidelizar clientes.

Na mesma página você visualiza o desempenho das promoções nos últimos dias e também as promoções ativas na sua loja.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o uso do Portal do Parceiro? A ferramenta é intuitiva e, quando bem explorada, pode ajudar você a fazer um gerenciamento ainda mais efetivo das suas vendas no iFood.

Se a sua dúvida sobre o Portal do Parceiro não foi respondida, deixa ela aqui nos comentários. E para receber as novidades do iFood no seu e-mail, assine nossa newsletter.

887 respostas

    1. Oi, Gustavo. No menu lateral do seu Portal do Parceiro, “Chamados e ajuda” é uma das últimas opções que aparecem. Quando estiver na aba, basta clicar no botão “Atendimento” no canto superior. Vamos verificar e te dar um retorno por lá. 🙂

  1. nao esta aparecendo a aba do financeiro no meu portal do parceiro…nao estou conseguindo cadastrar produtos…alterar horarios e nem acompanhar meus recebiveis

    1. Oi, Ediane. Sentimos por essa situação. Vamos te ajudar, ok? Antes, precisamos que entre em contato com a gente pelo botão “Atendimento” disponível na aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Se tiver qualquer dificuldade, você pode acessar diretamente este link: https://portal.ifood.com.br/cases/help. ??

    1. Oi, Pedro! Para fazer qualquer alteração, você pode acessar o Portal do Parceiro com seu login e senha e clicar em “Cardápio” no menu à esquerda. Lá você vai adicionar ou editar e todas as informações necessárias dos produtos. Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, pode acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você. ?

  2. Oi não consigo finalizar o cadastro da loja entro no portal do parceiro coloco a senha e sempre aparece a mesma tela dizendo que houve erro de servidor. Por favor entrem em contato comigo 82 999743032
    Não adianta falar para entrar em contato com WhatsApp nem chat porque é tudo automático até no número do suporte liguei mas sempre da ocupado

    1. Hadylla, sentimos muito que nossa parceria tenha começado assim. Nosso time já está olhando seu caso e vamos entrar em contato com você em breve pelo celular ou e-mail, ok? Conta com a gente! <3

  3. Bom dia, não estamos conseguindo fazer alterações em nosso cardápio, nem ver nossas avaliações. A plataforma do portal está incompleta, não temos aceso a configurações do nosso restaurante. Ninguém responde nosso chamado, não conseguimos entrar em contato com ninguém. Muito decepcionante!

    1. Oi. Pedimos desculpas por isso. 🙁 Estamos trabalhando ainda mais para garantir que sua experiência com iFood seja a melhor. Levamos seus comentários a todo o nosso time. Você poderia entrar em contato pela opção “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro? Vamos verificar seu cadastro e fazer os ajustes por lá. 🙂 Se preferir, clica direto neste link: https://portal.ifood.com.br/cases/help.

  4. Oi! Na parte do Perfil onde tem pedido mínimo Não estou conseguindo alterar o valor do pedido, tem uma msg: Este Valor foi definido pelo ifood, seu cálculo é dinâmico e leva em conta os valores médios de região para ser o mais adequado ao seu negócio.

    1. Oi, Laís. Em alguns casos, o valor de pedido mínimo é definido pela nossa inteligência artificial para se adequar a outros restaurantes da região e torná-los todos igualmente competitivos. Caso não concorde com uma definição, entre em contato com o nosso time pela opção de atendimento na aba “Chamados e ajuda” do menu do parceiro. Vamos verificar por lá uma nova oferta. 😉

    1. Oi, Rafa. Você vender bebidas industrializadas aqui e algumas opções de drinks sim. Fique atento às normas de uso do app e, se ainda lhe restar qualquer dúvida, fique à vontade para nos acionar pelo atendimento na página de cadastro mesmo: https://parceiros.ifood.com.br/restaurante. 😉 Você pode consultar junto ao órgão competente a categoria MEI (código CNAE) em que esse trabalho se encaixa.

  5. Preciso de suporte não é possível que esse suporte seja tão ruim uma empresa desse porte e não possui nenhum tipo de resposta, não tenho suporte via email já é a terceira reclamação que faço nesse fórum e ninguém presta pra me ajudar a resolver meu problema, já são 6 meses que não consigo receber os repasses, meu restaurante está parado por conta da incompetência de vocês, quero respostas se não irei entrar com uma ação na justiça para ter acesso ao que é meu

    1. Perdi o acesso ao meu email vinculado a loja na ifood
      Nao consigo acessar o potal de parceiros e nem mudar o email
      Como resolver isso ?
      Se eu tento cadastrar denovo da que o cnpj ja existe

      1. Oi, Erick. Como você comentou que está com dificuldades de acesso, clica em “Esqueci meu e-mail” na página do Portal mesmo. 😉 Depois é inserir suas informações. 😉

  6. Na tentativa de usar meu voucher de 25% que já tinha, foi descontado do meu cartão a compra de mais dois voucher no dia 03/07/22. Gostaria de cancelar essas compras e de ser ressarcido, em virtude de não ter autorizado a compra.

    1. Oi, Cleisson! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda ?

  7. olá gostaria de saber como que faço para trocar o valor do cardapio do ifood pois não estou coneguindo ja abri chamado e nada

  8. Efetuei o cadastro, porém não consigo entrar no portal do parceiro. CNPJ: 35.058.527/0001-51
    AGUARDO RETORNO.

    1. Oi, Rodrigo. Entra em contato com a gente pelo chat na página de cadastro para podermos te auxiliar ainda mais. ? Basta clicar no botão flutuante que aparece no canto inferior da tela. 🙂

  9. Boa noite meu app está a 4 meses aguardando análise para poder realizar entregas. Como posso resolver?

    1. Oi, Adalberto! Esse canal foi criado pra ajudarmos nossos restaurantes parceiros com dúvidas e problemas. Como você é entregador, entre em contato direto pelo aplicativo que te ajudaremos, ok?

  10. Boa noite olha eu estou com um poberma na minha conta. Do ifood posso não estou conseguindo ficar online.
    E não dar sugestões pra eu ligar o meu app para trabalhar nele .
    Posso onde fica a bolinha verde ela está vermelha.
    Posso só ficou a sim .
    Pra mim fica dez disponível para aceitar rotas .
    Posso já fiz de tudo no app e não dar sugestões pra eu trabalhar..

    1. Oi, Maxwell! Você consegue ajustar isso lá na página do Gestor de Pedidos ? Se tiver com alguma dúvida, fala com nosso time de suporte na aba “Chamados e ajuda” que te explicamos todo passo a passo, beleza?

  11. olá, estou comprando uma franquia que já utiliza o iFood, possivelmente vamos alterar o CNPJ da loja. Como funciona esta troca, tempo de liberação por exemplo?

  12. Nao consigo me cadastrar no ifood parceiros, alegam erro, o ultimo teve erro ate no site para entrar. ta sendo dificil viu

  13. Olá, me chamo Viviane. Sou entregadora através da plataforma Ifood entregadores.

    Quando realizei meu cadastro, saiu como entrega em São Paulo, porém sou de Porto Alegre. Quando ativei o app, a região mudou automático. Porém, não consigo agendar no “planejamentos”. Passo o dia todo na rua para realizar apenas 1 entrega. Gostaria de saber se podem liberar a opção “planejamento” na minha conta, pois na região em que entrego, está disponível essa opção.

    Aguado retorno e desde já agradeço

    1. Oi, Viviane! Por aqui conseguimos ajudar nossos restaurantes parceiros. Como você é entregadora, entre em contato pela opção “Ajuda” no app que temos um time só pra te ajudar, tá bem?

  14. Não estou conseguindo do concluir cadastro. Depois que pede a conta bancária informa que vai entrar em contato. Já fiz vários pedidos de cadastro. Tem dois neses

    1. Oi! Vamos te ajudar, tá? É só abrir um chamado por lá na aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro ou clicar no botão flutuante no canto inferior direito da página de cadastro e selecionar a opção “Dificuldades no site”.

  15. Oi, Vivi. Você pode pedir o ajuste na opção de suporte no próprio app ou site para entregadores. Tudo bem? ? Dessa forma poderemos verificar e ajustar.

  16. Oi! Pra que a gente consiga entender melhor o que está acontecendo e te ajudar, acione o nosso time pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, combinado? 😉

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