Portal do Parceiro iFood: tire suas dúvidas aqui

Tire todas as suas dúvidas sobre a usabilidade do Portal do Parceiro iFood e descubra como essa ferramenta pode ajudar ainda mais na gestão do...
11 Min
portal do parceiro ifood

O Portal do Parceiro iFood é uma ferramenta que permite o monitoramento do desempenho das lojas no iFood, além de ser o espaço em que é feita a configuração da loja e do cardápio.

A ferramenta também disponibiliza recursos que podem ajudar os estabelecimentos a impulsionarem as vendas. É fundamental conhecer todas as funcionalidades para utilizá-las da melhor forma.

Reunimos, neste post, as principais dúvidas de uso do Portal do Parceiro iFood. Confira!

Como entrar no Portal do Parceiro?

Antes de iniciar a configuração da loja você deve fazer login no Portal do Parceiro. Acesse o portal e coloque o mesmo e-mail e senha utilizados no momento do seu cadastro no iFood. Se você não lembrar as informações de login, clique nos botões Esqueci meu e-mail ou Esqueci minha senha.

Como configurar o perfil da loja?

Na barra lateral do Portal do Parceiro, localize o item Perfil e acesse. Na página você conseguirá editar:

  • imagem de capa — escolha uma boa imagem de destaque, como uma foto dos seus pratos. Essa imagem de capa vai aparecer a seus clientes finais;
  • logo — ideal para você incluir sua logomarca e valorizar sua marca. Essa imagem será visível pelos seus clientes no aplicativo;
  • descrição — fale um pouco sobre seu restaurante, do diferencial e dos principais pratos;
  • pedido mínimo — valor mínimo de produtos que o cliente precisá selecionar para concluir a compra.

Como alterar o número do telefone?

Primeiramente, confira o telefone cadastrado no iFood indo em Perfil no menu lateral e, em seguida, clique na aba superior Notificações. Lá você vai identificar o número do telefone cadastrado.

Para fazer a troca do número, acesse a aba Chamados e ajuda no Portal do Parceiro, clique no botão Atendimento que fica no canto superior da página e solicite a atualização com um atendente do iFood.

Como alterar o endereço da loja?

A alteração do endereço pode ser feita em Perfil, no menu lateral. Em seguida clique em Endereço para visualizar o endereço cadastrado e, se preciso, editá-lo.

Como consultar meu desempenho financeiro?

Se você quer acompanhar o desempenho financeiro da sua loja no iFood, clique no botão Financeiro, que fica na aba lateral do Portal do Parceiro. Lá você tem uma visão geral das vendas do mês, incluindo os valores recebidos e as taxas pagas. Na mesma página você também visualiza os seus repasses e o status de cada um.

Como mudar a conta bancaria no iFood?

Se você precisa alterar seus dados bancários para começar a receber os repasses em outra conta, acesse Financeiro no Portal do Parceiro, clique na aba superior Dados bancários e contratuais e faça o ajuste.

Essa ação só pode ser feita por usuários com o perfil de Dono. Lembre-se de observar as orientações de conta bancária:

  • Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI e o CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood.
  • Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.

Como solicitar segunda via de contrato?

Você acessa um contrato padrão do iFood pelo botão Financeiro, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique na aba superior Dados bancários e contratuais. Na página você deverá clicar no botão Baixar meu contrato. Logo você já terá um arquivo em PDF no seu computador.

Mas vale considerar que os contratos variam de parceiro para parceiro. Por isso, o ideal é solicitar uma segunda via do contrato pelos canais de atendimento do iFood. Para isso, acesse o botão Chamados e Ajuda do Portal do Parceiro e clique no botão Atendimento, no canto superior da página.

Como consultar a forma de pagamento disponível aos clientes?

Para consultar a forma de pagamento que seus clientes podem utilizar ao comprar do seu restaurante, vá em Formas de pagamento, no menu lateral do Portal do Parceiro. Além das modalidades de crédito, débito, carteira digital e pix, você também encontra as bandeiras aceitas.

Lembre-se de que os pagamentos via pix ou cartão de crédito são obrigatórios no aplicativo iFood. Enquanto as bandeiras de vale-refeição são opcionais.

Como visualizar os pedidos?

No menu lateral do Portal do Parceiro, ao acessar o botão Pedidos, você visualiza todos os pedidos recebidos pelo seu restaurante acompanhados do modo de pagamento, taxa de entrega, valor e status (concluído, cancelado). Na página você também consegue fazer filtros por data e status. Na opção Mais filtros, também encontra os filtros: pagamento por bandeira e por canal de venda, caso possua o Cardápio Digital.

Como alterar horário de funcionamento?

Acesse o botão Horários no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você consegue editar o horário de funcionamento de acordo com cada dia da semana.

Como criar uma pausa programada?

As pausas programadas devem ser criadas para períodos esporádicos em que seu restaurante, por algum motivo fora do padrão, estará fechado no momento em que deveria estar aberto.

Para fazê-la, acesse o botão Horário no menu lateral do Portal do Parceiro e clique na aba superior Pausa programada. Em seguida, clique no botão Nova pausa programada.

Como consultar as avaliações?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Avaliações. Na página você encontra a média de avaliações dos últimos 3 meses — mesma média apresentada aos clientes no aplicativo iFood —, os comentários de avaliações dos consumidores, e também o percentual de satisfação dos clientes com a entrega.

Como solicitar a moderação de uma avaliação?

Se você discorda de alguma avaliação enviada por algum cliente, vá ao botão Avaliações no menu lateral do Portal do Parceiro, clique na avaliação em questão e, em seguida, clique no botão superior Moderação. Escreva sua justificativa e, em um prazo de 72 horas, o time do iFood vai atuar na solicitação.

Como verificar minha área de entrega?

Acesse o botão Área de entrega, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você visualiza o mapa com o raio de alcance do seu restaurante.

Como entrar em contato com o iFood?

Na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro você encontra uma série de respostas às perguntas mais frequentes. Ainda assim, caso você não tenha localizado a informação que precisa, clique no botão Atendimento, localizado no canto superior direito e, então, entre em contato com o iFood via chat ou chamado.

Como configurar o cardápio?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o item Cardápios. Nesse espaço você constrói sua vitrine de produtos no iFood. Clique em Entrega para configurar os itens que estarão disponíveis aos clientes e adicione os pratos e produtos acompanhados das seguintes informações:

  • nome;
  • preço;
  • descrição;
  • foto;
  • categoria;
  • tamanho;
  • complementos;
  • classificação de restrições alimentares;
  • disponibilidade.

Nessa mesma página você encontra a opção de criar categorias de produtos. Assim você pode dividir seu cardápio e deixá-lo ainda mais intuitivo aos seus clientes.

Como alterar preços do cardápio?

Se você quer alterar o preço de um ou mais produtos do cardápio, acesse o botão Cardápio no menu lateral do Portal do Parceiro e, em seguida, clique em Entrega para visualizar os itens disponíveis no aplicativo.

Localize o item que você quer fazer o ajuste no valor e clique nos três pontinhos localizados do lado direito da tela, na frente do produto. Clique então em Ver.

Após clicar em Ver, uma tela será aberta. Clique na aba superior Preço, faça as correções necessárias e salve.

Como alterar a disponibilidade de um item?

A disponibilidade de um item pode ser alterada acessando o botão Cardápios, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique no botão Entrega e visualize o seu cardápio que é apresentado aos clientes. Caso você queira pausar a oferta de um item, clique no botão Pausar, ao lado direito da tela, na frente do produto. Você pode reverter a ação clicando em Ativar, no mesmo lugar.

Mas você também pode mudar a disponibilidade do cardápio conforme os horários. Caso você tenha um prato que só é oferecido na hora do almoço, por exemplo, ele estará disponível aos clientes somente nesse momento.

Para isso, clique no item que quer configurar e clique na aba superior Disponibilidade. Lá você escolhe se o item estará sempre disponível, ou apenas em horários específicos.

Como acompanhar o desempenho do restaurante no iFood?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Desempenho. Na parte superior da tela você encontra três abas: Operação, Vendas e Cardápio.

Em Operação você encontra gráficos e informações de desempenho dos seguintes fatores:

  • pedidos cancelados;
  • tempo aberto;
  • pedidos atrasados.

Na aba de Vendas você pode monitorar o desempenho dos seus pedidos recebidos e terá informações sobre os seguintes fatores relacionados:

  • pedidos por horário;
  • pedidos por dia;
  • pedidos por forma de pagamento.

Já na aba Cardápio você encontra informações sobre a interação dos clientes do iFood com seu cardápio por meio das seguintes informações:

  • visitas no cardápio;
  • visualizações;
  • itens na sacola;
  • revisão do pedido;
  • concluídos.

Na mesma página você também encontra os itens mais vendidos do seu cardápio, acompanhados do número de visitas e do percentual de vezes pedido.

Outra funcionalidade da aba Cardápio, é que você consegue comparar o desempenho da sua loja com o dos seus principais concorrentes, que são outras lojas na sua cidade, com a mesma especialidade que a sua.

Como conseguir o selo Super-Restaurantes?

O selo Super-Restaurantes é um reconhecimento às lojas que oferecem uma melhor experiência aos clientes. É preciso ter uma nota de desempenho acima de 9,80 pontos. Essa nota considera, principalmente, o bom desempenho dos seguintes fatores:

  • avaliações incríveis;
  • preparos sem atrasos;
  • pedidos sem erros;
  • cancelamento baixo.

Para consultar sua nota de desempenho, acesse o botão Super-Restaurantes, no menu lateral do Portal do Parceiro. 

Como publicar no Feed iFood?

Para publicar no Feed iFood você deve clicar no botão Feed, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página você consegue criar publicações e acompanhar o desempenho das antigas. O Feed é o espaço ideal para você destacar seus itens compartilhando no próprio aplicativo iFood as melhores fotos do seu cardápio.

Como utilizar o Cardápio Digital?

O Cardápio Digital é uma página personalizada da sua loja, que pode ser divulgada por redes sociais e qualquer outro canal de comunicação com seus clientes. Para utilizá-lo você deve acessar o botão Cardápio Digital, no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como comprar pelo iFood Shop?

O iFood Shop é o espaço em que os restaurantes conseguem encontrar mais de 10 mil itens necessários para o funcionamento da operação: desde ingredientes até embalagens. Para acessar, clique no botão iFood Shop no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como acompanhar o desempenho de marketing da loja?

No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Marketing. Na página você visualiza dados do desempenho da sua loja que podem ser utilizados para planejar ações de engajamento. As seguintes informações podem ser encontradas:

  • total de clientes nos últimos dias, incluindo clientes novos.
  • hábitos de compra e preferências, como ticket médio, dias em que há mais movimento e item mais pedido;
  • número de pessoas que favoritaram a loja;
  • número de pessoas que pediram duas vezes ou mais no mês;
  • resultado das últimas promoções;
  • resumo do desempenho das publicações do Feed.

Como configurar promoções para minha loja?

As promoções podem ajudar o seu negócio a aumentar as vendas e alcançar novos clientes. No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Promoções. Na tela você encontrará os tipos de promoções ideais para cada objetivo:

  • alavancar as vendas;
  • conquistar mais clientes;
  • fidelizar clientes.

Na mesma página você visualiza o desempenho das promoções nos últimos dias e também as promoções ativas na sua loja.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o uso do Portal do Parceiro? A ferramenta é intuitiva e, quando bem explorada, pode ajudar você a fazer um gerenciamento ainda mais efetivo das suas vendas no iFood.

Se a sua dúvida sobre o Portal do Parceiro não foi respondida, deixa ela aqui nos comentários. E para receber as novidades do iFood no seu e-mail, assine nossa newsletter.

887 respostas

  1. Boa noite recebi agora a pouco uma mensagem no meu Whatsapp:

    VOCÊ ESTÁ A UM PASSO DE SE TORNAR PARCEIRO. VERIFICAMOS QUE INICIOU O PROCESSO PARA SE TORNAR CLIENTE , MAS NÃO CONCLUIU O CADASTRO.
    Finalize seu cadastro HOJE mesmo e ganhe 1 mês de mensalidade Zerooo.
    Equipe Ifood

    e um botão ( CADASTRE-SE )

    não acionei o cadastra-se e imediatamente estou reportando o ocorrido a vocês
    eu em sou parceiro do Ifood e recebi a mensagem desse número de Whatsapp (11) 97252-2364 com logotipo e símbolo de verificado.

    Aguardo retorno , pois acredito que seja golpe e a plataforma deve informar a outras pessoas.

  2. Ah 2 anos trabalhei para o Ifood, parei um tempo e nesse tempo perdi meu número e email cadastrado, como faço para recuperar meu cadastro com meu documento? Aguardo

  3. Ei, Beatriz! Pra recuperar o e-mail de acesso, basta acessar a página de login do Portal do Parceiro e selecionar a opção “Esqueci meu e-mail”. Depois, é só preencher o formulário e aguardar o nosso contato, ok? ?

  4. Fiz meu cadastro no ifood para entregador estou esperando a resposta ate hoje. Quando entro com e mail e senha me joga para a tela de cadastro. Quando me cadastro diz email ja cadastrado. E foca nessa. Peco pra recuperar senha mas a mensagem nao chega para o email solicitado

    1. Ei, Matheus! Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes parceiros. Mas é só clicar no botão de Suporte dentro do app que nosso time vai te ajudar, ok?

  5. Olá estou com um sério problema no aplicativo desde ontem às 19:00 da noite certo fiquei há dias esperando que meu cadastro fosse completado e depois de muito tempo eu consegui liberar o aplicativo para fazer minhas entregas né. Enfim o aplicativo liberado eu consegui fazer a minha primeira entrega o problema foi depois dela assim que eu finalizei a primeira entrega que deu tudo certo o meu aplicativo entrou em restrição pedindo reconhecimento facial o qual eu já fiz várias vezes diversas vezes o aplicativo não me libera continua restrito eu já abri diversas chamados pelo pelo iFood e nenhum desses chamados foram capazes de resolver a minha solução meu problema né então assim é uma vergonha para a empresa deste tamanho milionária ter um aplicativo com tantos bugs com tantas falhas com suporte tão fraco. Eu desejo trabalhar!

    1. Oi, Cleiton. Por aqui conseguimos auxiliar apenas os restaurantes parceiros, mas pra te ajudar, adiantamos que o melhor canal de contato é a opção Suporte no próprio app do Entregador, ok?

  6. Oii me chamo Thiago e ano passado perdi meu celular e não tenho mais meu e-mail e nem telefone não estou conseguindo acessar minha conta de ifood entregador como faço para redefinir minha senha e alterar o e-mail e o número ?? Me ajude por favor

    1. Oi, Thiago. Por aqui conseguimos ajudar apenas os nossos restaurantes parceiros com dúvidas e dificuldades, mas pra tentar te ajudar, adiantamos que o melhor canal é a opção “Suporte” do próprio app, ok?

  7. Preciso recuperar minha conta de ifood entregador como faço ? Não tenho mais o e-mail e nem número de telefone do cadastro ? Me ajudem ??

    1. Ei, Thiago! Nesse caso, o melhor canal é a opção “Suporte” do próprio app, ok? Por aqui conseguimos ajudar apenas os nossos restaurantes parceiros. 😉

  8. Olá, sou entregador preciso muito falar com suporte mais não sei como, é que ocorreu 2 acidentes de quebrar o celular em menos de 2 semanas e preciso muito trabalhar e o tempo de espera para eu poder autorizar o novo dispositivo é muito longo, se vocês pudessem resolver esse problema pra mim o quanto antes agradeço estou 1 semana parado já sem fazer entregas por conta disso.

  9. no computador aparece: “Parece que algo deu errado

    Estamos com problemas para carregar a aplicação.

    Você pode tentar recarregar.”

    e no celular aparece: “A configuração da sua conta não esta atrelada a sua loja, fale com a nossa operação para solucionar o seu acesso”

    Eu só quero fazer o login e configurar minha loja na plataforma! como resolvo isso ?

  10. Ganhei um cupom de R$ 25 reais válido para a primeira compra, no momento que inseri ele no pedido deu certo, mas quando finalizei o pedido o cupom sumiu e não descontou o valor. Quando fui tentar realizar o pedido novamente não consegui usar o cupom porque aparecia que era só para a “primeira compra”, mas eu nem cheguei a usar ele porque o aplicativo retirou ele quando finalizei o pedido.

    1. Oi, Bruna. Poxa, sentimos muito por essa situação, viu? Por aqui conseguimos auxiliar apenas os restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza?

  11. Olá! Eu quero fazer entregas como entregador parceiro, fiz o cadastro e estava em análise, porém quando eu vou tentar acessar diz que deu erro e tentar novamente; eu preciso de um suporte para acessar minha conta

    1. Oi, Maria. Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza?

  12. Oi, Gustavo. Infelizmente não conseguiremos te ajudar por aqui como gostaríamos. ? Para entregadores, nosso suporte fica disponível no site e app específico da categoria. ?

  13. Oi, Mari. Se você esqueceu os dados de login, basta selecionar a opção “Esqueci meu e-mail” na página de cadastro. Depois de preencher o formulário nosso time entrará em contato com você, combinado? ?

  14. Coloco meu login corretamente, e ele entra no portal, mas um segundo depois dá o erro
    “Sua sessão expirou. Por favor, faça o login novamente.”

    Como corrigir esse erro?

  15. Preciso urgente de ajuda e não consigo falar com nenhum responsável, muito menos alterar dados no site!
    Estou com problemas de endereço, o meu cadastrado não condiz com o mapa e os entregadores não estão conseguindo chegar até a loja.
    Por favor, alguém me ajuda!

      1. Oie ifood preciso que vcs entram em contato comigo urgente já tentei fala com vcs e não estou conseguindo preciso muito pfv

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