O prato executivo, também chamado de prato comercial ou prato feito, é um dos mais populares e amados dos comércios alimentícios brasileiros.
Normalmente, ele é consumido por clientes que trabalham perto do estabelecimento ou pelos consumidores que estão com pressa e necessitam de uma alimentação rápida.
Existem muitos tipos de pratos executivos para diferentes bolsos e gostos, do mais sofisticado ao mais simples — por isso, esse é um excelente segmento para abrir um delivery, restaurante ou até mesmo acrescentar essa opção no cardápio do seu estabelecimento.
Aprenda o que é um prato executivo, como montar o ideal para o seu negócio, além de conhecer alguns exemplos!
O que é prato executivo?
O prato executivo é uma refeição com elementos já montados no prato, desse modo, o cliente não tem a alternativa de escolher ou montar sua própria combinação, como é feito no buffet de self-service.
Sua principal vantagem em comparação às outras opções de almoço do é o fato de ser uma refeição completa com preço mais acessível.
Justamente por ser uma refeição prática e completa, é um dos pratos mais pedidos pelos consumidores que procuram uma boa alimentação fora de casa sem gastar tanto tempo e dinheiro.
Geralmente, o prato executivo faz parte do cardápio semanal do estabelecimento, com um preço fixo, sendo uma das opções econômicas; ainda, ele pode ser vendido em comércios de diferentes categorias, como bares, self-service e como marmita executiva pelo delivery.
Apesar de ser uma refeição econômica, não significa que prato executivo não precise ter qualidade.
Para conquistar a fidelização do cliente, é necessário oferecer um almoço executivo apetitoso, de qualidade e com um preço acessível.
Diferenças entre o prato executivo e o prato feito
Embora muitas vezes confundidos, o prato executivo e o prato feito (PF) — outra refeição muito consumida no Brasil — não são a mesma coisa.
O prato feito é uma refeição completa com os mesmos itens diariamente, sem grandes variações na apresentação ou de ingredientes. É um tipo de refeição popular por combinar itens básicos, sem muita elaboração.
Já o executivo, apesar de não permitir que o consumidor escolha a combinação base do prato, tem mais opções de acompanhamentos e pode, também, ser servido em porções separadas.
Ainda, o prato executivo costuma ser uma refeição mais equilibrada, geralmente montada com combinações fixas que priorizam ingredientes selecionados e apresentação diferenciada, com opções conhecidas e queridas pelos brasileiros.
Por que oferecer prato executivo?
Esse é um tipo de prato que atende tanto clientes que desejam rapidez e qualidade quanto estabelecimentos que buscam diversificar o cardápio e atrair mais clientes.
Todo mundo sai ganhando! As vantagens para clientes:
- preço em conta, com um valor fixo acessível;
- rapidez no serviço, ideal para quem tem tempo limitado para almoçar;
- refeição equilibrada, garantindo uma alimentação nutritiva e saborosa;
- boa variedade, permitindo experimentar diferentes combinações sem surpresas.
Também é bom para os restaurantes:
- reduz o desperdício, pois os ingredientes são planejados com antecedência;
- melhor previsibilidade de custos, facilitando o controle de estoque e precificação;
- atrai um público fiel, principalmente trabalhadores que buscam refeições rápidas;
- otimiza o fluxo de serviço, agilizando o atendimento e aumentando a rotatividade de clientes.
Como montar um prato executivo?
No clássico prato executivo, não pode faltar a combinação mais conhecida e indispensável da culinária brasileira: arroz e feijão.
Contudo, para o cliente não enjoar, o mais interessante é oferecer alternativas variadas no seu cardápio: junto à dupla arroz e feijão, é possível acrescentar outros acompanhamentos e guarnições.
Logo, ao elaborar um prato executivo para servir no seu estabelecimento, você pode seguir algumas dicas.
Confira a seguir!
Escolha o carboidrato
O carboidrato mais usado no prato feito é o arroz, porém batata-doce, mandioca, purê de batata e batata frita são ótimas opções.
Lembre-se de que as massas, por exemplo, o macarrão — que pode ser um nhoque, espaguete, etc. — também fazem parte da categoria de carboidratos.
Ainda é importante ressaltar que muitas vezes o prato soma mais de um carboidrato.
Normalmente, esse é um dos principais alimentos da refeição, além de ser mais econômico para o estabelecimento.
Não se esqueça da leguminosa
A leguminosa contribui harmonizando o prato para que ele fique mais suculento e nutritivo.
Esses frutos e sementes trazem um caldo para misturar com os alimentos do prato, sendo a opção mais conhecida o feijão.
No entanto, também existem outras opções, como o grão-de-bico e a ervilha.
Ofereça proteínas variadas
A carne, a proteína ou a “mistura” — como é chamada essa parte do prato em alguns estados brasileiros — é fundamental para a decisão do público.
Existem muitas opções de proteínas e diferentes modos de prepará-las para variar o cardápio, por exemplo:
- linguiça;
- bisteca suína;
- bife à rolê ou à milanesa;
- peixe assado ou empanado;
- frango assado, frito ou grelhado;
- omelete, ovo frito, mexido ou cozido;
- carne bovina cozida com legumes (carne de panela).
Caso seja possível, tenha à disposição mais de uma alternativa para o cliente escolher no dia: esse pode ser um atrativo para mais pessoas consumirem o prato executivo do seu estabelecimento.
Inclua legumes ou salada
Com o intuito de completar a refeição, você também pode elaborar uma seleção de legumes ou salada.
São inúmeras as opções, e você tem a oportunidade de variar para agradar à clientela.
Pode ser cenoura e batatas cozidas, vinagrete, tomate e alface, brócolis no vapor, beterrabas raladas, ou seja, o que não falta são opções baratas e boas. Use a criatividade!
Lembre-se da sobremesa
Por fim, para que o cliente fique ainda mais satisfeito, tenha uma sobremesa disponível.
Embora seja opcional, oferecer esse extra pode ser interessante e um motivo para o cliente decidir comprar o prato executivo do seu estabelecimento.
Portanto, ofereça uma receita simples, como gelatina, mousse, doce de leite, goiabada ou até mesmo uma fruta; esta última opção tende a agradar aquelas pessoas que preferem comer algo mais leve depois do almoço.
Quais são os principais pratos executivos?
Agora que você já entendeu melhor sobre o prato executivo e conheceu dicas de como prepará-lo no seu estabelecimento, que tal checar alguns exemplos? Confira a seguir!
Estrogonofe
Acompanhado por batata palha, arroz e uma saladinha, que pode ser servida à parte, o estrogonofe é um dos pratos prediletos do nosso país.
As carnes podem ser bovinas ou de frango, sendo outra forma de variar o cardápio.
Bife à milanesa
Perfeito para acompanhar feijão, arroz, salada de alface e purê de batatas, pode ser feito com carne suína, bovina, peixe ou ave, já que a receita fica deliciosa independentemente da opção escolhida.
Filé de frango
Um clássico que não pode faltar no seu cardápio é o filé de frango.
Ele pode ser preparado de duas formas diferentes: um prato comum com feijão, arroz, batata frita e saladinha, ou um prato fitness, em que o filé de frango é acompanhado de legumes e uma salada mista de folhas.
Bife à parmegiana
Uma alternativa mais caprichada pode ser o filé à parmegiana com um molho de tomate bem temperado, além de queijo muçarela derretido.
Lembre-se de que tudo isso deve vir acompanhado de uma saladinha de folhas, arroz, batata frita e, opcionalmente, um pouco de feijão em um potinho separado para quem não abre mão dele nas refeições.
Bife bovino acebolado
Um clássico brasileiro, o bife bovino suculento vem acompanhado de arroz soltinho, feijão carioca ou preto bem temperado, farofa, batata frita e salada.
Essa combinação agrada quem busca uma refeição saborosa e reforçada.
Peixe frito
Geralmente servido com tilápia frita, executivo de peixe também acompanha arroz, feijão e uma salada verde.
Essa opção é ideal para quem prefere pratos leves e ricos em proteínas saudáveis.
Opção vegetariana
Ganhando cada vez mais espaço nos restaurantes pela procura por refeições sem carne, o prato vegetariano também é uma boa opção de executivo para incluir no cardápio.
Ele inclui omelete de queijo com ervas como salsa e coentro, servido com arroz, feijão e uma salada colorida com folhas verdes, tomate-cereja e beterraba ralada.
Feijoada
O mais famoso prato brasileiro tem uma versão executiva: mais leve que a tradicional feijoada brasileira, servida em porção individual com arroz branco, couve refogada, farofa e fatias de laranja.
Essa opção mantém o sabor autêntico do prato, mas em uma versão mais equilibrada para o dia a dia.
Como precificar e servir o prato executivo?
Além de saber quais as principais combinações de pratos executivos e como montá-los, ter uma boa estratégia de precificação contribui para as vendas desse tipo de refeição nos restaurantes.
Para definir um preço justo para o prato, considere os custos dos ingredientes, a margem de lucro desejada e o perfil do público-alvo.
Restaurantes que atendem a um público executivo podem precificar um pouco mais alto, enquanto estabelecimentos populares devem manter um valor mais acessível.
No geral, o valor do executivo fica entre R$18 e R$25, mas esse preço pode variar muito dependendo, além do público, da localização do estabelecimento, dos ingredientes utilizados, do serviço do restaurante e mais outros fatores.
Outro critério importante ao servir um menu executivo é a apresentação dos pratos, que deve ser visualmente atrativa aos clientes. A aparência influencia totalmente a percepção de sabor do consumidor!
Para garantir consistência e identidade ao prato, é importante definir um padrão de montagem que possa ser seguido em todas as porções servidas.
Procure também disponibilizar opções extras, como diferentes tipos de arroz, saladas e molhos, oferecendo a opção de personalizar a refeição — e, consequentemente, aumentar a satisfação e as chances de fidelização do cliente.
Como promover o prato executivo no seu restaurante?
Divulgar e destacar o prato executivo é essencial para atrair clientes e aumentar as vendas.
São algumas boas estratégias:
- publique fotos atraentes dos pratos executivos em redes sociais, utilizando descrições detalhadas e hashtags relevantes;
- no ambiente do restaurante vale utilizar banners, displays e cardápios físicos bem posicionados para chamar a atenção dos clientes;
- atualize o cardápio digital frequentemente para informar novidades e promoções;
- ofereça descontos ou combos especiais para atrair clientes recorrentes, como “Leve um suco grátis na compra do prato executivo” ou “Desconto especial para pedidos entre 11h e 12h”;
- crie um sistema de pontos ou descontos progressivos para incentivar a frequência dos clientes, como “A cada 10 pratos executivos consumidos, o próximo é por nossa conta”.
Existe delivery de prato executivo?
Sim! Muitos restaurantes já oferecem pratos executivos via delivery, garantindo qualidade e praticidade ao consumidor.
Para um delivery eficiente, é essencial investir em embalagens térmicas que preservem a temperatura dos alimentos, além de compartimentos separados para evitar que os ingredientes se misturem durante o transporte.
Além disso, a escolha de materiais sustentáveis pode agregar valor ao serviço e atrair clientes que se preocupam com o meio ambiente.
E, claro, a entrega, que é o maior diferencial do menu executivo disponível no delivery: ela deve ser ágil e chegar ao consumidor na temperatura ideal, promovendo uma boa experiência e contribuindo para a fidelização do seu público.
Conclusão
O prato executivo é uma excelente opção para clientes que buscam refeições rápidas e equilibradas e para restaurantes que desejam aumentar suas vendas.
Investir nessa modalidade de refeição e utilizar estratégias de marketing eficientes pode trazer grandes benefícios para o seu negócio. Escolha aquele que tenha mais a ver com a identidade do seu restaurante para agradar mais clientes e, quem sabe, fidelizá-los.
Respostas de 5
Muita boa a explicação, simples e objetiva. Me esclareceu o bastante.
Muito obrigado.
Oi Janete! Agradecemos seu feedback! Estamos sempre trabalhando para trazer a melhor experiencia até vocês!
Deu pra entender na primeira leitura.
Olá. Gostaria de saber em medidas ( colheres , gramas) a quantidade de cada alimento que irá compor o seu prato.
Obrigada
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