Seu compromisso com a satisfação do cliente é uma prioridade e, para aprimorar ainda mais esse relacionamento, o iFood lançou uma funcionalidade inovadora: a Proposta de Reembolso.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Agora, durante o processo de cancelamento, sua loja tem a oportunidade de negociar com o cliente e enviar uma Proposta de Reembolso ao cliente. Essa ferramenta representa uma maneira eficaz de evitar cancelamentos totais desnecessários.
Continue a leitura e aprenda como negociar com o cliente com a proposta de reembolso!
O que é a proposta de reembolso?
A proposta de reembolso é uma funcionalidade que permite que sua loja negocie com o cliente quando ocorre algum problema com o pedido. Em vez de efetuar um cancelamento completo, você pode oferecer o reembolso de parte do valor do pedido, permitindo que o cliente decida se aceita ou não a proposta.
A grande vantagem da proposta de reembolso é que ela é flexível e promove a satisfação do cliente e a resolução eficiente de problemas.
Quando usar?
Você pode utilizar a proposta de reembolso em situações em que ocorram falhas parciais em um pedido. Por exemplo, se a loja esqueceu de enviar um item, como uma bebida, mas entregou o restante do pedido corretamente, em vez de cancelar todo o pedido, você pode enviar uma proposta de reembolso ao cliente.
Isso mostra o comprometimento da sua loja em resolver a situação de maneira satisfatória.
Como funciona?
O procedimento é bastante simples e intuitivo tanto para o cliente como para a loja parceira:
- 1. O cliente envia uma solicitação de cancelamento.
- 2. Ao responder à solicitação, você terá a opção de “Enviar proposta de reembolso”.
- 3. Insira o valor desejado para o reembolso, lembrando que existe um valor máximo indicado na sua tela, de acordo com o valor total do pedido.
- 4. O cliente recebe uma notificação no aplicativo e tem 15 minutos para responder se aceita ou não a proposta.
Se o cliente aceitar, o reembolso será processado de acordo com a forma de pagamento original, e você será notificado no seu Gestor de Pedidos, dentro dos dados do pedido.
Se o cliente recusar, o caso será avaliado pelo time de arbitragem. Se o cliente não responder, ele terá 48 horas para entrar em contato com a plataforma e o caso também será direcionado para o time de arbitragem
É importante destacar que você terá visibilidade de todos os casos, dentro da aba Pedidos, no detalhe do pedido, diretamente no Portal do Parceiro.
Onde verifico o histórico?
O histórico das propostas de reembolso pode ser facilmente acessado no Portal do Parceiro, proporcionando total transparência e controle sobre as negociações e reembolsos. Para verificar o histórico de uma proposta de reembolso:
- 1. Acesse o Portal do Parceiro;
- 2. Navegue até a aba Pedidos;
- 3. Selecione o pedido específico que envolveu uma Proposta de Reembolso;
- 4. Dentro dos detalhes do pedido, você encontrará o registro da Proposta de Reembolso, incluindo informações sobre o valor proposto e a resposta do cliente.
A proposta de reembolso é mais uma ferramenta que o iFood disponibiliza para aprimorar o atendimento aos clientes e garantir uma experiência positiva, mesmo quando surgem problemas pontuais nos pedidos. Use essa funcionalidade com sabedoria para construir relacionamentos sólidos com seus clientes!
Aproveite e acesse o espaço de Melhoria Contínua!
Uma resposta
Muito boa a Prosposta! Vai ser uma ferramenta muito útil, evitando muito desgaste para o logista e o cliente no quesito insatisfação ou reclamação.
Sugiro ao time ifood analisar a questão dos entregadores pegarem mais de um pedido na loja, sendo que o primeiro pedido está pronto e proximo pedido irá demorar um pouco no tempo de preparo. Isso impede que os entregadores se desloquem com o pedido pronto, atrasando o pedido, esfriando muitas vezes as refeições dos clientes e até estragando o alimento. Pois existem alimentos que o seu consumo devem ser o mais rapido possivel apos o preparo para uma boa experiência. Grata!