Entenda mais sobre a regularização de CNPJ

Entenda o que é a regularização de CNPJ, saiba se seu cadastro está ativo na Receita Federal e como regularizar CNPJs inativos.
3 Min
regularização de cnpj

Estar com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo na Receita Federal é necessário para que o seu negócio opere conforme as determinações legais. Por isso, é fundamental atenção à regularização de CNPJ.

A partir do dia 27 de outubro de 2023, os estabelecimentos que não têm CNPJ ativo serão impossibilitados de continuar na plataforma do iFood. Isso porque os CNPJs irregulares não cumprem obrigações legais e, por consequência, não podem operar.

Quer entender mais sobre a regularização de CNPJ e saber se o seu está ativo? Continue a leitura!

Quais são as situações de CNPJ?

É importante esclarecer que qualquer CNPJ formalizado junto ao Estado que tenha alguma omissão de declaração fiscal; suspeita ou confirmação de fraudes; erros em dados cadastrais ou pendências com autoridades competentes, pode perder a condição de CNPJ ativo.

Essa condição é atribuída, por exemplo, às empresas que não entregam a Relação Anual de Informações e Salários (RAIS), ou por Microempreendedores Individuais (MEI) que não efetuam o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

De acordo com a Instrução Normativa 1863 da Receita Federal, há cinco possíveis situações em que os CNPJs podem se enquadrar. Confira:

  • CNPJ ativo: pode operar comercialmente e está regularizado conforme as normas da Receita Federal;
  • CNPJ suspenso: tem alguma  pendência com as autoridades competentes, como inconsistência nos dados cadastrais. Se essa for a situação do seu CNPJ, busque o órgão competente para regularizar;
  • CNPJ baixado: ocorre quando o cadastro é descontinuado por um pedido do proprietário ou pela Receita Federal, quando se passam 5 anos consecutivos sem o cumprimento das obrigações fiscais;
  • CNPJ nulo: o CNPJ é anulado quando a declaração de Imposto de Renda é entregue com erros, por exemplo, ou quando há confirmação de fraude;
  • CNPJ inapto: o CNPJ inapto ocorre quando a empresa omite obrigações fiscais por dois anos consecutivos.

Como consultar a situação do CNPJ?

Para consultar a situação do seu CNPJ você deve acessar o site da Receita Federal e digitar o número do cadastro na caixa de texto. A consulta é feita gratuitamente e de forma rápida.

regularização de cnpj

Após digitar o seu CNPJ e clicar em “Consultar”, você encontrará a situação da regularização de CNPJ e demais informações de cadastro da empresa.

Os CNPJs inativos também têm outros campos da consulta preenchidos, como o motivo da situação cadastral e a situação especial. Isso permite que você tenha visibilidade do que acarretou a inativação do seu cadastro.

Como regularizar CNPJ?

Após identificar a situação cadastral e apresentar alguma inconformidade, você deve procurar a Receita Federal para fazer a regularização. Faça o agendamento em um posto de atendimento mais próximo de você.

Para o atendimento, garanta estar com os documentos devidamente regularizados em mãos e com todos os tributos em dia. Durante o atendimento, você receberá direcionamento sobre ações necessárias e próximos passos para a regularização.

Não deixe para a última hora. Confira já a situação de regularização de CNPJ para você continuar operando sua empresa no iFood. Mantenha seu negócio em dia com as obrigações legais e continue se dedicando às vendas.

Quer receber mais comunicados fundamentais para que seu negócio continue vendendo no iFood? Assine nossa newsletter e receba as principais novidades no seu e-mail!

#MelhoriaContinua

187 respostas

  1. Olá tudo bem, meu CNPJ MEI, está ativo e na hora de fazer o cadastro me falam que meu CNPJ está inspiro ou morreu, me ajudem a reinaugurar meu restaurante

  2. Preciso cadastar meu estabelecimento com CNPJ, mas está informando que não é possível continuar por contra de alguma restrição no CPF. O chatbot não ajuda em NADA pq encerra antes da resolução e não dá a opção de atendimento humano.

    Me ajudem!

    1. Oi, Jair! como vai? Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação e realizar seu cadastro:
      <https://parceiros.ifood.com.br/>.
      Você vai precisar incluir a sua documentação e a documentação do restaurante e, logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender! Caso tenha alguma dificuldade, conte com nosso atendimento exclusivo para cadastro: https://bit.ly/3Rkt2M2

  3. Ola, ao tentar mudar do CPF que ja tenho a um ano no iffod para o meu CNPJ
    da um erro toda vez, ja abri um chamado mas não consigo ajeitar.

    Segue abaix a mensagem de Erro
    O cadastro de seus dados contratuais estão com irregularidades

    Obs: fui na receita federal e esta tudo certo com meu cnpj e cpf

    1. Oi, Kikaelli! Essa questão só conseguimos resolver com o nosso time de especialistas. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  4. Fiz parte de uma franquia e por falta de documentação na época tive minha loja colocada em pausa programada, depois fecharam minha loja e desde então eu tento me cadastrar no aplicativo novamente com outro nicho porque não faço mais parte da tal franquia e não consigo.
    Fiquei bloqueada

    1. Oi, Natália! Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você.

  5. Boa noite! Minha loja sumiu do iffod. Aparece inativo… Era cadastrado com Cpf. Mas tenho repasse a recebe como fica minha situação? Nao consigo falar com um atendente.

    1. Oi Diogo! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  6. Quero recuperar meu acesso no meu parceiro Ifood mais não consigo já tentei mudar senha mais não chega no meu email

    1. Oi Josemara! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  7. Constatei que meu MEI tinha parcerlas em aberto quitei e até o momento não foi liberado a plataforma o que devo fazer.

  8. Possuo CNPJ ativo porém na hora do cadastro dizem que ele está inativo, mas isso é impossível já que o próprio governo diz que está ativo e que pode ser usado sim.

    1. Olá, Karla! Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, número de telefone com DDD e e-mail atualizado. Por lá conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

      1. Porém já tentei contato de tudo que é jeito, falei pela DM, falei por whatsapp, tentei no site, tentei no app e nada, diz que está inativo, mas a receita federal e o Mei me garantiram que está ativa a conta, preciso de ajuda urgente, por favor!

  9. Por favor vocês podem me ajudar????
    Faz 1 mês que tento cadastrar, porém dizem que meu CNPJ está inativo mas a receita federal disse que está tudo ok, já tentei entrar em contato por tudo que é rede social, Instagram, whatsapp, já tentei e-mail, telefone, por aqui no blog, mas ninguém me ajuda, ninguém me responde, o contato com vocês é horrível, não tem 1 contato de telefone que eu possa ligar pra me auxiliar????? Vocês ficam passando a responsabilidade para outras pessoas que não me respondem, preciso abrir a minha loja o mais rápido possível por que estou precisando, então por favor dessa vez me ajudem, não me mandem falar por dm por que eles não me respondem.

  10. Oi, Karla. Tudo bem? Lamentamos por essa situação. Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Como você já nos mandou uma DM, te responderemos por lá em breve!

  11. Meu CNPJ está ativo e funcionando tudo normal já consultei tenho comprovante que ele está ativo, quando vou cadrasta aparecer que o CNPJ está inativo.

    1. Olá, Yan. Tudo bem?
      Nesse caso, recomendamos que você acesse este link: https://parceiros.ifood.com.br/. Após acessar o chat de cadastro, os primeiros passos são automatizados. Em seguida, um especialista entrará em contato para fornecer o suporte necessário conforme o seu caso.

    1. Oi, Marcella. Depois que você envia sua documentação e a documentação da sua empresa, seus dados vão para análise interna do nosso time. Só depois de aprovado você poderá configurar sua loja e começar a vender. 😉 Caso continue tendo algum problema,fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. ❤️

  12. Já estou a mais de uma semana tentando alterar o CNPJ da minha loja e não consigo suporte do Ifood.
    O Robô do chat me redireciona para mensagem de regularização com a receita federal mas não tem o que regularizar pois o CNPJ antigo está baixado e preciso trocar pelo CNPJ novo.
    Mensagem no perfil do @ifoodparaparceirosa mais de 3 dias sem nenhuma resposta.
    Ifood infelizmente é assim…rezem pra não precisar de suporte.

    1. Olá, Jonas. Sentimos muito por essa experiência!
      Se você enviou mensagem na nossa página oficial no Instagram, iremos responder!

  13. ola ifood, estou tentando me cadastrar novamente na plataforma ja tem um mes e nao consigo nenhum êxito. Até cancelei o meu mei e pedi para meu contador abrir outro, para mudar o numero e mesmo assim a plataforma insiste em dizer que ja possui cadastro.. mesmo sendo outro numero de CNPJ, na DM do instagram nao adianta pois ninguem responde… preciso urgente de uma ajuda humana. quero abrir a loja porfavorrrr tenham piedade e agilizem esse metodo de atendimento para quem nao consegue mais acessar o portal parceiro e abrir chamado.

    1. Olá, Mariana. Tudo bem?
      Se você enviou mensagem na nossa página oficial no Instagram, fique tranquila que vamos te ajudar com isso!

  14. ola, quando vou me cadastrar fala que deu erro ao validar cnpj, porem meu cnpj esta ok oque pode ser

    1. Olá, Murilo. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  15. Estou ativa, mas fiquei um tempo sem usar minha loja no ifood, e mesmo com o e-mail correto e senha, não estou mas conseguindo acessar minha loja no app do parceiro ifood, como faço para recuperar minha loja ou cancelar

  16. Olá boa tarde. Então, eu dei baixa no meu CNPJ e quero trocar por outro CNPJ que tenho ativo como faço?

    1. Oi Marco Antonio. Se você ainda está com acesso ao Portal do Parceiro, acesse a aba “Perfil” e faça as alterações. Caso precise de ajuda abra um chamado através do botão “Ajuda” do App.

  17. boa noite to tentando pagar um emprestimo que fiz na minha conta do ifood mas me bloquearam e nao consigo acessar o portal do parceiros e nen consigo cadastrar minha outra empresa , quero pagar e voltar a faze parte do ifood

    1. Olá, Patrícia. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...

19/11/2024

Como criar uma proposta de valor única para seus clientes

19/11/2024

iFood MoveCast: o novo podcast que olha para o futuro