O cuidado com as pessoas entregadoras promove uma operação mais colaborativa, além de fazer você praticar a empatia e gentileza. Por isso, vale a pena adotar boas práticas que ajudem a melhorar o dia desses profissionais.
São mais de 200 mil pessoas entregadoras espalhadas por milhares de cidades em todo o Brasil, levando os seus produtos e serviços às casas dos milhões de consumidores finais do nosso ecossistema. Nada mais justo do que criar boas conexões com quem nos conecta com tanta coisa, não é?
Para promover uma mobilização, o iFood lançou uma campanha pela valorização das pessoas entregadoras. A campanha traz histórias reais desses profissionais, em busca do reconhecimento do seu papel no ecossistema iFood.
É comum que esses profissionais atuem nas mesmas regiões e, por isso, é natural que as mesmas pessoas entregadoras visitem seu negócio com frequência. Mais do que ninguém, vocês sabem o valor de tratar bem quem sempre está conosco.
Quer saber como ter um bom relacionamento com as pessoas entregadoras? Confira nossas 5 dicas!
1. Facilite a retirada do pedido
Você pode facilitar a retirada do pedido pelas pessoas entregadoras ao sinalizar o espaço físico do seu negócio. Coloque placas mostrando o local em que a pessoa entregadora deverá ir para retirar o pedido. Assim você evita aglomerações e facilita a organização do ambiente.
Caso a expedição do seu restaurante não seja aberta e de fácil acesso à pessoa entregadora, vale a pena instalar algum sinal sonoro ou luminoso. Você pode colocar uma campainha, por exemplo, para que a pessoa entregadora use para sinalizar sua chegada.
2. Lembre-se das necessidades básicas
Na rotina de trabalho, é comum que as pessoas entregadoras passem horas na rua. Por isso, uma gentileza é disponibilizar água, banheiro e um local de descanso. Esse cuidado ajuda esses profissionais a terem um dia mais saudável, seguro e confortável.
Para oferecer comodidade às pessoas entregadoras, o iFood disponibiliza Pontos de Apoio — entre eles, alguns restaurantes. Caso você seja um ponto de apoio em parceria com o iFood, é necessário cumprir esse acordo. Com isso, os profissionais têm acesso às soluções necessárias na rotina de trabalho.
3. Mantenha-os conectados
O acesso ao celular é fundamental para que as pessoas entregadoras possam trabalhar, já que é por lá que elas recebem os pedidos. Por isso, disponibilize um espaço para poderem carregar seus celulares e continuarem conectados.
4. Confirme as informações do pedido
Antes de despachar o pedido, pergunte à pessoa entregadora qual é o nome do cliente ou o número do pedido que ela vai entregar. Com a confirmação dessa informação você evita erros na entrega.
5. Ofereça um cardápio especial
É comum que alguns estabelecimentos parceiros tenham um cardápio com itens especiais para as pessoas entregadoras, com valores mais acessíveis. Isso permite que os profissionais responsáveis pela entrega consumam seus pratos para fazer um lanche ou almoço, por exemplo. Com isso você também pode conquistar um novo cliente.
Ao adotar essas boas práticas de relacionamento com as pessoas entregadoras, você demonstra o cuidado com o profissional responsável por fazer a ponte do seu negócio com o cliente final. Assim, a rotina de trabalho fica mais agradável, podendo gerar uma experiência melhor até mesmo para o consumidor.
Quer outra dica sobre como melhorar a operação do seu restaurante? Leia este post e entenda como funciona o tempo do pedido no iFood!
20 respostas
Gostei das dicas
Oi, Meire. Ficamos bem felizes que você gostou. ? Assine a nossa newsletter pra mais conteúdos como esse. <3
Gostei muito das dicas são valorosas. Tenho certeza que no futuro bem próximo poderei oferecer mais que uma água.
Olá,eu gostaria de adquirir essa modalidade,do motoboy receber o pagamento no ato da entrega, porque eu só tenho a opção de pagamentos online. Como faço?
Oi, Alex. Estamos disponibilizando a opção para mais parceiros. Recomendamos verificar no atendimento no Portal do Parceiro a possibilidade, tudo bem?
Perfeito ! Gostei das dicas ,por aqui vou fazer a questão da sinalização pra ficar melhor pra eles . Desde já agradeço .
Que bom que gostou! Depois conta pra gente se deu certo, combinado? ?❤️
Esses itens acima já adotamos em nosso restaurante oferendo um cardápio acessível para os colaboradores da entrega e acesso livre aos nossos banheiros
Opa, então já está no caminho certo! ??
Olá meu marido fez o cadastro mais não sabe a senha
Oi, Vitória. Nesse caso, basta selecionar a opção “Esqueci minha senha” na página de login do Portal do Parceiro.
Arrisco dizer que tenho um dos melhores pontos de apoio do DF. Sirvo água, café, chá, biscoito e também damos marmitas para os entregadores. Temos até uma cabaninha!! O Ifood mudou a rotina do meu estabelecimento, sou muito grato. Abçs Restaurante Sal & Brasa – Taguatinga DF
Meu Deus, que palhaçada de “pessoa entregadora” é essa? Bizarro.
Boa tarde,estou para abrir um restaurante de bairro e só com entregas pelo aplicativo ifood, e gostaria de verificar se tem a possibilidade de ter um motoboy do ifood que fica fixo no meu endereço para efetuar minhas entregas
Oi, Paulo. Aqui no iFood oferecemos diferentes modalidades de logística aos nossos parceiros. Isso significa que você pode contar com a gente nos mais variados momentos da sua operação. Confira aqui as nossas soluções logísticas e saiba quando contratar cada uma delas: https://blog-parceiros.ifood.com.br/entrega-de-comida/ 🥰
todas as vezes que usamos a etrega facil ou sob demada tivemos polmas nba etrega e ossos clientes avaliou mal a nossa loja
Oi, Nicolle. Tudo bem? Você pode solicitar a moderação de uma avaliação sempre que ela for sobre o iFood e não sobre sua loja, quando o item avaliado não fizer parte do pedido feito ou quando um comentário conter suspeita de pedido trote. Saiba tudo sobre as avaliações no iFood nesse artigo aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/avaliacoes-e-moderacoes/ 😉❤️
minha entrega e da loja somos um restaurante familiar, gostaria de saber como faço para meu entregador confirmar a entrega? Tive um problema na entrega dia 16/08 aonde foi entregue a quentinha e o cliente cancelou dizendo q não foi entregue, o Ifood nem me deu o direito de constentar, me senti desprotegida, o local era uma comunidade e meu entregador teve dificuldade na entrega mais foi entregue para o cliente. Estou analisando se devo cancelar pedidos quando a entrega for em comunidades.
Oi, Eliane. Entre em contato com nosso time de atendimento na opção Chamados e ajuda do Portal do Parceiro. Vamos ajudar você!!