Restaurantes em Vitória: quais as particularidades do mercado?

Leia nosso post para ter um bom panorama do mercado de restaurantes em Vitória e descubra qual é o nicho mais presente na capital capixaba.

O Espírito Santo é um estado muito conhecido por suas praias bonitas e paisagens deslumbrantes. Mas não são somente esses aspectos que atraem os turistas: os restaurantes em Vitória e de outras cidades capixabas são um destaque à parte.

A culinária do estado é baseada, principalmente, nas tradições africana e indígena, que se fundiram com a tradição europeia, trazida pelos portugueses. Que tal saber mais sobre a gastronomia na capital capixaba?

Leia o post e veja como se comportam os melhores restaurantes em Vitória do Espírito Santo.

Como é o mercado de restaurantes em Vitória?

Os restaurantes de Vitória seguem as tradições locais, que envolvem o legado gastronômico deixado por índios, portugueses e povos do norte europeu

Uma presença marcante é a da cozinha italiana, com itens como sopa pavese, agnolini, risoto, tortei e polenta. Já os alemães deram sua participação com receitas à base de carne de porco e batatas. O povo lusitano foi responsável pela presença de itens à base de azeite, bacalhau e doces que levam ovos como ingredientes principais.

Pelo fato de o estado fazer fronteira com a Bahia e Minas Gerais, outros pratos de destaque são péla-égua (canjiquinha com costeleta de porco) e vatapá.

O elemento mais característico da culinária de Vitória é a panela de barro. É um produto feito de forma artesanal, conferindo um toque extra no momento de servir a refeição.

[rock-convert-cta id=”6417″]

Qual nicho de mercado é mais presente?

O nicho de mercado que mais marca presença nos restaurantes em Vitória é o da pescaria. A técnica mais utilizada segue a tradição dos índios, que sempre foram mestres na captura de peixes e de outros animais aquáticos para alimentação.

O caranguejo é capturado em mangues. É necessário adentrar, até os joelhos, na lama e procurar os caranguejos de forma manual, usando o tato e a experiência.

Já para o siri, semelhante ao caranguejo, são usados instrumentos como puçá ou jereré. Eles são semelhantes a redes de caçar borboletas, mas usam isca. Há a possibilidade de pescar sem isca, mas isso deve ser feito à noite, à luz de lampiões.

A moqueca é um prato especial da cidade. Esse alimento preparado apenas no cozimento, sem água, usando frutos-do-mar e vegetais.

Quais as características do público de Vitória?

O público-alvo dos restaurantes de Vitória é abrangente, envolvendo desde estudantes jovens a executivos de grandes empresas. Jovens, adultos e idosos visitam os restaurantes da cidade para se deliciar com as opções gastronômicas.

Há boas opções para pessoas de classe baixa, média e alta — principalmente para aqueles que apreciam frutos-do-mar. Entre as preferências da população, podemos citar:

  • moqueca capixaba — uma “rival” da moqueca baiana;
  • torta capixaba;
  • quibebe de abóbora;
  • caranguejada;
  • casquinha de siri;
  • pirão;
  • camarão no coco;
  • peixe ao molho verde;
  • arroz com camarão capixaba;
  • muma de siri;
  • moqueca de garoupa salgada com banana-da-terra.

Como se diferenciar em meio à concorrência?

Há uma grande concorrência entre os estabelecimentos da capital capixaba. Para se certificar, basta consultar um guia de restaurantes em Vitória.

Uma das formas de se destacar nesse cenário é investir na digitalização de restaurantes. Cardápio Digital, comanda digital, aplicativos de entrega e outros recursos certamente vão diferenciar um negócio mais modernizado de outro que ainda não adotou tecnologias mais avançadas.

Vale, ainda, explorar, de forma personalizada, os pratos típicos da região. Você pode oferecer, por exemplo, receitas vegetarianas ou totalmente orgânicas. Além disso, há pessoas que não comem carne de animais terrestres, mas apreciam os frutos-do-mar. É importante atender a esse público.

Um restaurante pode se especializar somente em moquecas, por exemplo. Pode, também, oferecer somente pratos italianos ou alemães. Outra opção é se especializar em comida de outra cidade ou de outro estado, como Bahia e Minas Gerais, que fazem limite com o Espírito Santo.

Como de costume, é muito vantajoso oferecer a opção delivery, modalidade que já conquistou espaço praticamente no Brasil inteiro. Nesse sentido, a adesão a aplicativos de entrega é uma ótima estratégia, já que eles funcionam, também, como vitrines.

O mercado de restaurantes em Vitória é promissor e cheio de oportunidades para bons empreendedores. Então, encontre seu nicho e invista. Vale lembrar que um bom estudo de mercado e uma boa dose de criatividade são fatores importantes para conquistar bons resultados.

Antes de abrir um restaurante em Vitória, vale a pena construir um plano de negócio robusto. Leia este post e saiba como!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções