Retenção de talentos: 3 segredos para pequenas empresas

Com a estratégia certa, você consegue manter a equipe do seu negócio fortalecida investindo na retenção de talentos. Descubra como no post!

A retenção de talentos ainda soa como uma estratégia de grandes corporações para você? Infelizmente, muitos gestores deixam de dar a devida atenção à satisfação dos seus funcionários por acreditarem que isso desencadeia custos muito altos para o negócio. O grande problema é que a falta de investimento em ações consistentes nesse sentido pode gerar prejuízos muito maiores no longo prazo.

A boa notícia é que você não precisa ter um alto orçamento à sua disposição para começar a implementar estratégias efetivas para encantar o seu público interno e reter aqueles talentos mais valiosos. Então, que tal descobrir como fazer isso? Fique de olho!

O que é a retenção de talentos e qual sua importância para o negócio?

A retenção de talentos é o resultado de uma série de esforços para fazer com que os colaboradores de uma empresa se sintam felizes e satisfeitos em trabalhar nela. Obviamente, isso depende de uma série de fatores, tal como uma boa remuneração, um clima organizacional favorável, uma infraestrutura legal e benefícios considerados atrativos pelas equipes.

Dar a devida atenção a esses aspectos pode fazer com que os seus funcionários se sintam mais engajados e valorizados na empresa, diminuindo as chances de procurarem oportunidades de emprego melhores no mercado. Isso é favorável para reduzir ou manter sob controle a taxa de turnover.

Além disso, uma retenção de talentos eficiente também impacta diretamente o nível de satisfação, motivação e produtividade dos times. Quanto mais atendidas estiverem as necessidades básicas dos profissionais, maior será a sua sensação de segurança em relação ao negócio. E se eles se sentem seguros e não têm com o que se preocupar, entregam o melhor desempenho.

Quais são os segredos para a retenção de talentos?

Tendo em vista os melhores benefícios gerados por uma boa retenção de talentos, é chegada a hora de conferir algumas estratégias que podem transformar o modo como os seus funcionários percebem a sua empresa. Quer saber quais são? Acompanhe!

Oferta de bons benefícios

Um dos fatores que mais chama a atenção dos profissionais quando eles se candidatam a uma nova vaga de emprego é a oferta de benefícios. Ainda que o salário ofertado não seja o mais alto do mercado, os benefícios podem mudar completamente o rumo da decisão do talento. E isso continua sendo relevante depois que eles são contratados.

Como você já viu, as pessoas estão em busca de segurança. Isso significa que, além do salário na conta ao final de cada mês, elas também querem contar com um bom plano de saúde, querem um vale-refeição que permita uma dieta saudável ou até mesmo um convênio com uma academia da cidade.

Criação de um plano de carreira

Outro item que não pode passar despercebido se você quer manter os seus funcionários sempre com você é o plano de carreira. É preciso ofertar uma perspectiva clara de crescimento na empresa — principalmente uma que não dependa de recomendações.

É necessário que cada colaborador saiba o que precisa desenvolver em si para começar a galgar cargos mais altos dentro do negócio. Assim, quem quiser crescer na empresa terá um roteiro das formações, atribuições e experiências que precisará adquirir para se desenvolver na carreira.

Qualificação das lideranças

Por fim, mas não menos importante: talvez esteja na hora de redobrar a atenção sobre as suas lideranças. Equipes bem lideradas costumam se sentir muito mais satisfeitas no dia a dia de trabalho do que aquelas que se sentem ameaçadas pelos seus supervisores.

Por isso, pode ser uma ótima ideia começar a desenvolver suas lideranças com base em fatores interpessoais. Você pode oferecer treinamentos de liderança, comunicação, relacionamento interpessoal, inteligência emocional e muito mais!

Por que valorizar a saúde física e emocional do colaborador?

Como forma de turbinar de uma vez por todas a retenção de talentos na sua empresa, precisamos falar de um assunto indispensável: a saúde física e emocional das suas equipes. Sabemos que os profissionais são contratados pelas suas habilidades e competências, mas não podemos esquecer que por trás de um cargo ou função existe uma pessoa.

No decorrer da vida, todos vão enfrentar alguns desafios e dificuldades relacionados à saúde. Isso inclui desde doenças inesperadas até uma gestação, por exemplo. A empresa precisa estar preparada para proporcionar segurança nessas horas. Por isso, oferecer um plano de saúde é tão relevante.

Além disso, é importante adotar algumas práticas mais simples e até acessíveis para os pequenos negócios, como as que você verá a seguir.

Incentive os exercícios físicos

Você pode fomentar a prática de exercícios e atividades físicas para as suas equipes. Isso pode ser feito por meio da oferta de ginástica laboral, de grupos de caminhadas ou esportes fora da empresa, de convênios com academias e até mesmo do patrocínio a um time esportivo da empresa.

Promova uma boa alimentação

Se você preferir, também é interessante investir em um bom benefício de refeição, que permita que os seus colaboradores se alimentem melhor. Mas se for inviável ou se a sua empresa contar com um refeitório próprio, por exemplo, você pode tornar o cardápio da empresa mais saudável e funcional ou oferecer lanches naturais durante o expediente.

Invista em ações de conscientização

Outro meio de promover a retenção de talentos pelo cuidado com a saúde física e mental das equipes é por meio da conscientização. Você pode criar um calendário de eventos durante o ano para falar sobre assuntos relevantes, como saúde mental, depressão, câncer de mama e de próstata.

Com essas ações, é possível não só manter os colaboradores seguros na empresa, como também motivados e satisfeitos com a oferta que você está fazendo. Porém, lembre-se sempre de fazer um breve levantamento sobre as reais preferências do seu time quando se trata de pagar para oferecer um benefício. Pode ser que a sua equipe prefira um plano de saúde a ter um plano odontológico, por exemplo.

Não se esqueça que os talentos da sua empresa é que fazem com que ela seja única. Eles representam o capital intelectual do negócio, que nunca poderá ser substituído, apenas modificado. Então, valorize quem escolheu trabalhar para você.

Gostou deste conteúdo sobre retenção de talentos? Então aproveite para conhecer quais são os benefícios de um plano de saúde para microempreendedores!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery