O que o iFood está fazendo pelos parceiros sobre cancelamento

O iFood está desenvolvendo um conjunto de ferramentas e soluções em busca de combater cancelamentos indevidos. Leia este post e saiba mais!

Cancelamentos são uma grande preocupação dos estabelecimentos parceiros e também do iFood. Por isso, o iFood está comprometido com esse assunto e trabalhando com muito foco nessa questão. 

Diferentes iniciativas têm sido adotadas pelo iFood para incentivar o contato entre restaurante e consumidor, e também evitar que fraudes e trotes relacionados a cancelamento de pedidos ocorram. O principal objetivo é promover mais segurança à operação dos parceiros, com mais equilíbrio e transparência no processo de cancelamento.

Para isso acontecer, o iFood considera importante que os estabelecimentos parceiros tenham mais autonomia e participação nos momentos em que algum consumidor solicitar o cancelamento de um pedido. Para construir um processo mais equilibrado, os parceiros poderão interagir com o consumidor e serem ouvidos durante essas situações.

Entenda o que o iFood está fazendo pelos restaurantes para evitar cancelamentos indevidos!

Aproximação dos estabelecimentos parceiros

As mudanças que estão sendo implementadas buscam construir um processo de cancelamento que promova uma boa experiência a lojas parceiras e consumidores. Por isso, estar próximo dos estabelecimentos parceiros é fundamental para entender as necessidades e construir soluções conjuntas.

O iFood está trabalhando em uma agenda de melhorias e disponibilização de novas ferramentas que precisam acontecer para que as lojas parceiras trabalhem cada vez melhor na plataforma. Nesse sentido, foi implementada a agenda de Melhoria Contínua, uma frente responsável por melhorar a experiência dos parceiros em temas como cancelamento, cardápio, tela financeira, portal do parceiro, entre outros.

Para tomar decisões mais efetivas, foram promovidos mais momentos de escuta e diálogo com estabelecimentos parceiros; associações que representam restaurantes; e com produtores de conteúdo de delivery, em busca de construir soluções em conjunto.

Na frente de cancelamento, algumas ferramentas e soluções já foram lançadas, enquanto há outras em desenvolvimento. Confira!

Confirmação de entrega para parceiros com entregadores próprios

Parceiros com entrega própria podem agora contar com o sistema de confirmação de entrega de pedidos. Com esse processo, a pessoa entregadora tem acesso a um link em que insere o localizador do pedido — encontrado na comanda impressa pelo restaurante — e adiciona o código de confirmação do cliente.

Ao confirmar a entrega, o iFood tem evidências de que o pedido foi entregue e, assim, lojas, clientes e pessoas entregadoras têm uma operação mais segura.

O iFood reconhece que ainda existem oportunidades de melhorias na ferramenta de confirmação de entrega, relacionado à experiência de compartilhamento do link com a pessoa entregadora. Essa melhoria já foi mapeada e está em desenvolvimento.

Denúncia de cliente com conduta supostamente irregular

Também foi disponibilizada uma ferramenta que permite que os estabelecimentos parceiros denunciem os usuários do iFood com comportamento supostamente irregular.

Após cancelar um pedido por suspeita de fraude, fica disponível uma mensagem perguntando se o restaurante deseja denunciar o cliente.

Ao efetuar a denúncia, o consumidor fica temporariamente suspenso de realizar novos pedidos na loja autora. Enquanto isso, o iFood atua na análise da situação. Caso seja comprovado um comportamento que infrinja os Termos e Condições de uso do iFood, o consumidor é bloqueado da plataforma.

Melhorias futuras

O iFood está caminhando para que os estabelecimentos parceiros participem dos processos de cancelamento junto ao iFood. O objetivo é que, em breve, ao solicitar um cancelamento, o consumidor tenha que enviar evidências, como fotos do pedido, para mostrar o porquê de estar, por exemplo, impróprio para consumo.

Com as evidências em mãos, a loja parceira terá autonomia para negociar com o consumidor e propor soluções para se retratar, quando julgar necessário.

O iFood também está melhorando o fluxo para prevenir fraudes que envolvem pagamento via PIX, em busca de garantir cada vez mais segurança. Atualmente, se um cliente que pagou via PIX  solicitar um cancelamento de pedido, a requisição será analisada após 48 horas, garantindo que o iFood receba todas as informações necessárias sobre a transação financeira e aumentando a efetividade da análise.

Novos clientes na plataforma também não conseguem fazer o pagamento do seu primeiro pedido por PIX. Esse conjunto de ferramentas e soluções estão em desenvolvimento para atender cancelamentos parciais, multilojas e lojas integradas.

Ao promover mais transparência e equilíbrio nas situações de cancelamento, as lojas parceiras deixam de ser surpreendidas negativamente com cancelamentos entendidos como indevidos.

O iFood está empenhado em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros. Para receber novos conteúdos e novidades do iFood, assine nossa newsletter!

#MelhoriaContinua

Por iFood

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21 respostas

  1. Simples de resolver, faz igual ao uber o cliente que cancelar o pedido sem justificativa óbvia. Só faz um outro pedido se pagar o anterior,

    1. Obrigado pela sugestão, Reinaldo! Estamos sempre buscando melhorias pra sua experiência com a gente e já anotamos sua ideia aqui. <3

  2. Sou entregador do ifood isso de cancelamento vem sendo feito diariamente o cliente pede um pek de cervejas Heineken com 24 unidades e um suco a gente entrega mediante código mesmo assim eles cancelar falando que só recebeu o suco alerto os estabelecimentos diariamente quando vejo que é o mesmo cliente Mais nada faz pra cancelar esse cliente acha melhor jogar a culpa na gente entregador que passamos essa pademia toda correndo o risco de vida pra não deixar os mesmo sair de casa pra não colocar a vida da família deles em risco trabalhando de baixo de chuva e hoje ser punido por conta desses golpistas que cancelar o pedidos

    1. Oi, Anizio! Sabemos que ainda temos muito a melhorar nesse assunto, por isso estamos desenvolvendo diferentes iniciativas para melhorar a experiência dos nossos parceiros com a gente. ❤️

  3. Olá!! Boa noite gentes , sou pai de família eu estava trabalhando no ifood faz mais de 3 anos chuva, sol , frio , eu sempre na lutar com vcs ,, agora vcs desativar a minha , estou sem trabalho, tenho uma família para sustentar por favor gentes peço desculpas , liberar a conta para min poder voltar a trabalhar,,,, prometo que tomarei muitos cuidados,,, por favor!!!!

    1. Oi, Jules. Sentimos muito que sua experiência com a gente tenha sido assim. Olha, pra gente conseguir te dar a melhor orientação, precisamos que entre em contato com nosso time pelo chat disponível no canto inferior direito da nossa página de cadastro: https://parceiros.ifood.com.br/. Te esperamos lá, tá?

  4. Gostaria muito que me ajudassem, pois abrir o meu MEI da minha Hamburgueria porque queria me cadastrar nessa maravilhosa empresa Ifood. Mais o meu cadastro sempre informa erro. Fui informada que devo mudar, e-mail, telefone, endereço e CNPJ. Por favor CNPJ é muito sério e não tenho como mudar isso e nem o nome da minha empresa. Peço que me ajudem pois tenho sofrido muito com isso! A minha empresa está bem legalizada, estou no Google mapa, tenho um bom Instagram bem conceituado com muitos seguidores já não sei como explicar porque o meu cadastro no Ifood não da certo. Tenho me sentido enganada e frustada em ter tanta propaganda do Ifood para se cadastrar mais nunca da certo o meu cadastro. E a minha conta bancária também está no meu nome e é vinculada ao meu CNPJ. Queria muito falar com alguém do suporte. Para entender o que mais devo fazer para ter o Ifood!

    1. Oi, Sarah. O dados vinculados ao seu CNPJ, como endereço, devem ser os mesmos do cadastro aqui com a gente, ok? Se necessáro realizar qualquer alteração jurídica da sua empresa, é possível fazê-la pelos portais do governo e/ou Receita Federal. Se ainda tiver dificuldades no cadastro, acesse: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1.

    2. Oi, Sarah. Tudo bem? Vamos ajudar você a resolver esse problema de cadastro na plataforma do iFood. Para isso, por favor, envie uma mensagem pra gente através desse número de Whatsapp: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1, assim o nosso time consegue analisar o seu caso.

      1. Gostaria de relatar o ocorrido em 16/10, a partir de um pedido para o meu jantar de aniversário c os filhos …
        Um dos pratos pedidos veio virado e o molho espalhado sobre as outras embalagens.
        Isso resultou em transtorno com limpeza, organização dos pratos, temperatura da refeição e a reclamação/fotos do ocorrido… Enfim, transtorno no jantar.
        A partir da nossa reclamação, fomos ressarcidos de todo o valor do pedido.
        E isso muito me preocupou…
        Esse dinheiro será descontado do entregador?
        Pq uma parte do jantar ficou prejudicada em função do molho perdido…
        Mas, apesar do ocorrido, minha família jantou . Então não considero justo o ressarcimento integral do valor e, principalmente, se isso vai ficar na responsabilidade de alguém que trabalha arduamente para ter um dinheiro no final do mês. Aguardo um retorno de vcs.
        Tentei telefonar, penso que seria mais fácil essa comunicação, mas n tive sucesso.

  5. Fiz um pedido e não foi entregue meu deixaram esperando por mais de 3 hrs restante SANDYS BURGUER, quero reembolso do pedido que eles não entregaram que já paguei

  6. Olá! Esse canal é exclusivo para falar com os negócios parceiros. Para resolver esse assunto, acesse o botão Ajuda, na aba do seu Perfil do app iFood.

  7. Trabalho com vendas de bebidas. Já tive vários pedidos cancelado após ser entregue. Pedidos caros de whiskys. Mesmo depois de passar 3 dias o ifood aceita o pedido de cancelamento do cliente, mesmo sendo concluído com o código de segurança. Então a falhas graves nesse quesito que prejudica muito nós lojista.

    1. Para evitar situações como essa, atualizamos nossa política de cancelamento e você pode acionar o nosso time sempre que precisar pela opção de atendimento no Portal do Parceiro.

  8. Estou tentando abrir uma loja ifood só está dando conta mas deu estou violando as regras da comunidade não entendi que regras são essas que violei, só porquê escrevi minha filha iria fazer o cardápio ou ifood não toca ? Não entendi porque isso ,só quero trabalhar e ganhar meu pão de cada dia

  9. Pq à vários dias estou tentando comprar pelo ifood no mercado não estou conseguindo sendo que tenho saldo na carteira do ifood, aparece uma mensagem para ir em ajuda e não tenho nenhuma resposta do ifood sendo que meu dinheiro está retido não podendo usar nem trasferir, vou ter que procurar o Procon para resolver

  10. Oi, Maria Rita! Como vai?

    Precisamos investigar melhor o seu caso para saber como ajudar. Por favor, nos envie o CNPJ da sua loja por DM no Instagram @ifoodparaparceiros

  11. Abrir minha loja no aplicativo e to cheia de dúvidas e não consigo ninguém pra tirar minhas dúvidas, apenas atendente virtual que não serve pra nada vou pagar por algo que não consigo usar direito e não tem ninguém que tire minhas dúvidas.

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