Takt time: o que é, vantagens e como calculá-lo!

O que é takt time e como ele ajuda a padronizar a produção e melhorar a experiência do cliente? Entenda neste post.

O takt time é uma técnica que ajuda a ajustar a velocidade da linha de produção. Trazendo mais eficácia para a produção, permite que as entregas sejam feitas dentro do tempo estipulado.

A falta de padronização na produção de alimentos leva a atrasos na entrega, o que prejudica a experiência do cliente. Além disso, também pode resultar no desperdício de insumos e prejudicar o controle do estoque.

Quer evitar que isso aconteça? Continue a leitura para entender o que é e como é calculado o takt time!

O que é takt time?

Derivado do alemão Takt (ritmo ou compasso), o termo takt time descreve o tempo gasto na produção de um produto para satisfazer a demanda dos clientes. Assim, o conceito se refere ao tempo médio entre o início da fabricação de um produto e a próxima unidade.

A atenção ao takt time é fundamental para manter uma velocidade constante na produção e ajustes com base na demanda. Junior Peto, proprietário da Johns Burguer, afirma que a ideia é “tentar se preparar antes de tudo, literalmente de tudo, para você não ser surpreendido”.

De forma resumida, os principais benefícios desse método são:

  • aumenta a eficiência da produção;
  • evita atrasos na linha produtiva;
  • reduz a ocorrência de erros;
  • otimiza os recursos;
  • melhora a logística;
  • elimina a produção acima da necessidade.

Assim, lead time e takt time são usados em conjunto para a melhoria dos processos de forma contínua. Afinal, o primeiro caso corresponde ao tempo entre a chegada de um pedido até sua expedição. Já o segundo, se refere ao ritmo de produção conforme a demanda.

Como calcular o takt time?

O cálculo do takt time é feito dividindo o tempo disponível de produção pelo número de unidades necessárias para atender às demandas de clientes. Logo, utiliza-se a fórmula “Takt Time = Tempo disponível / Demanda do cliente”.

takt time: ilustração da equação takt time = tempo disponível de produção dividido/por demanda

Vamos ao exemplo para que você possa entender melhor. Supondo que uma pizzaria, que funciona 6 horas, recebe 80 pedidos de entrega por dia. Sabendo que 6 horas equivale a 360 minutos, significa que cada pizza deve estar pronta em até 4,5 minutos.

Takt Time = 360 minutos / 80 unidades = 4,5 minutos

Isso não significa que esse é o tempo gasto para preparar uma pizza, mas que o tempo médio para produzi-la não deve ultrapassar esses minutos. Junior Peto ressalta que o melhor é “sempre tentar fazer o pré-preparo”. Assim, o estabelecimento pode determinar um ritmo de produção para que a demanda seja atendida.

Como melhorar o takt time?

Para melhorar o takt time, algumas dicas importantes são:

  1. identifique e solucione rapidamente os gargalos na produção;
  2. elimine os intervalos de tempo e ajuda na automação dos processos;
  3. sincronize a cadeia produtiva;
  4. reduza paradas não planejadas.

O takt time é considerado o coração dos processos, agindo como os batimentos cardíacos na produção. Além disso, corresponde ao ritmo de produção, que precisa estar alinhado com a demanda.

Ao adequar à demanda, o takt time ajuda a otimizar o controle de estoque. Por esse motivo, está intimamente relacionado ao sell rate, que nada mais é do que a quantidade total de estoque vendido em um determinado período.

Junior Peto reforça a importância de “quando chegar o pedido, você estar pronto e alinhado para ser o mais rápido possível”. 

Com o uso desse método, você melhora a produtividade e consegue atender a uma demanda constante de clientes. Por isso, calcule agora mesmo o takt time do seu empreendimento e evite atrasos na entrega.

Problemas na hora de fazer a escala dos seus colaboradores? Baixe a planilha de controle para alocação de funcionários e resolva!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

12/07/2024

Aperte o play: o Papo de Mercado começou!

11/07/2024

Growth Marketing: entenda como aplicar no negócio para aumentas as ...

10/07/2024

Case de sucesso: entenda como o Forno Paulista voou com o iFood

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery