O iFood está em constante evolução para oferecer melhores experiências para as lojas parceiras. Para melhorar os resultados da sua loja, a plataforma fez várias atualizações, trazendo uma nova versão da tela de desempenho.
A tela de desempenho é uma ferramenta muito importante para a loja parceira. Por meio dela, é possível compreender as preferências e o comportamento dos clientes, por exemplo. Assim você pode pensar em ações para melhorar a conversão e aumentar as vendas.
Quem utiliza o app iFood para Parceiros também pode aproveitar a tela de desempenho. A visibilidade dos dados pode ser acessada diretamente pelo seu celular, com informações convergentes com o Portal do Parceiro.
Quem é dono de delivery precisa ser certeiro sobre quais ações focar seus esforços. Para ajudar você, foi desenvolvida uma nova tela de desempenho.
Resumo – O que é? A atualização da tela de desempenho faz parte da agenda de Melhoria Contínua, oferecendo dados mais detalhados e visuais, além de informações mais precisas com novos recursos e redesign. – Por que é importante? Por meio da tela de desempenho você poderá acompanhar informações sobre suas vendas, preferências e comportamento dos seus clientes, para identificar oportunidades de alavancar o seu negócio. – Conte com o iFood para promover novas ferramentas que ajudam na sua tomada de decisão e qualidade do negócio. |
Nova tela de desempenho
O iFood sabe que precisa ajudar as lojas parceiras a entenderem o processo de decisão dos seus clientes. Por isso, apresenta informações detalhadas sobre as preferências e comportamento dos consumidores.
Os dados sobre o desempenho da sua loja podem apontar oportunidades de melhoria. Por isso, nova tela de desempenho foi pensada para empoderar todos os parceiros para fazerem as mudanças certas, nos momentos certos.
Para fazer isso, a tela de desempenho facilita o acesso aos dados de vendas, dando detalhamento de cada etapa. Essas informações se tornam insumos para decisões importantes para o seu negócio.
Para ajudar nas decisões, o iFood também faz um processo de educação, ajudando a transformar os dados em ação para o ciclo de venda.
Essas mudanças fazem parte da agenda de Melhoria Contínua, que está sempre ouvindo as necessidades e urgências dos parceiros, em busca de oferecer a melhor experiência possível.
A nova tela de desempenho foi repensada para apresentar:
- tela inicial com indicadores mais importantes de desempenho;
- novos dados sobre canais, chamados e novos clientes;
- novos recursos nas abas de cardápio, vendas e operação;
- filtros e comparativos mais acessíveis;
- visualizações mais simples.
Com informações e análises acionáveis, a nova interface empodera as suas decisões, seus testes e ajuda a fazer o seu negócio crescer.
Conheça as abas da tela de desempenho
A tela de desempenho é dividida em diferentes abas, possibilitando uma navegação amigável e organizada em seus dados.
Conheça as possibilidades e saiba como você pode usar ainda melhor esse recurso!
Página principal
A primeira página que a loja tem acesso ao clicar na aba “Desempenho” foi projetada com uma estrutura de dados única, garantindo a consistência das informações em todas as telas.
Nessa página, você tem acesso simplificado aos principais indicadores de desempenho (KPIs), com opções de filtragem para exibir dados referentes a:
- ontem;
- últimos 7 dias;
- últimos 30 dias.
Além disso, há um novo indicador na página principal: a quantidade de pedidos com chamados. Também há uma visão comparativa mais rápida ao observar a página principal, onde são apresentados percentuais de crescimento e decréscimo para facilitar a análise de tendências.
Aba de vendas
A visualização dos gráficos foi aprimorada, permitindo que você filtre rapidamente seus resultados pelos períodos desejados. Além disso, agora é possível obter uma visão do desempenho por canal de vendas (App e site e/ou Cardápio Digital), seja por meio do aplicativo, site ou cardápio digital.
Há também um novo indicador de novos clientes, e você pode acompanhar retroativamente o número de novos consumidores nos últimos 3 meses. A tela de vendas foi aprimorada para oferecer uma visão comparativa mais ágil com percentuais de crescimento e decréscimo.
Por fim, foi atualizada a apresentação das formas de pagamento, considerando o tipo de pagamento, como crédito, débito, entre outros, em vez de exibir as bandeiras específicas.
Aba de cardápio
Na aba Cardápio você encontra dados e informações sobre o funil de vendas. Vale lembrar que o funil de vendas é o processo que acompanha todos os clientes, desde a visita ao cardápio até a conclusão de compras.
Em cada uma das etapas, o consumidor é estimulado a avançar até a efetivação da compra. Mas podem acontecer desistências ao longo deste caminho.
O funil de vendas do iFood é organizado da seguinte forma:
Na tela de desempenho, você poderá visualizar a quantidade de pessoas que acionam cada uma das etapas desse funil de vendas.
Você poderá acessar informações claras sobre quais pratos seu estabelecimento vende mais e quais não chamam tanto a atenção do seu público. Assim, é possível repensar os itens ofertados, por exemplo.
Para cada etapa do funil, haverá informações e números que ajudam você a decidir como criar estratégias de melhorias para a sua loja.
As informações são detalhadas e precisas, mostrando qual é a etapa da jornada que precisa de mais atenção e estratégias para aumentar o número de pessoas que avançam para a etapa seguinte.
Por isso, é fundamental conhecer e acessar a tela de desempenho. Afinal, ela ajudará você a entender como agir para elevar o número de vendas.
Uma novidade da aba Cardápio é que agora você também conta com o botão Exportar. Logo, esses dados podem ser extraídos em um novo documento, para ser analisado em outras ferramentas.
Aba operação
Agora ficou muito mais fácil analisar os indicadores de operação do seu negócio. Isso porque a visualização do indicador de cancelamento foi simplificada, oferecendo informações mais precisas sobre os principais motivos de cancelamento.
Também foram adicionados novos indicadores de pedidos com chamados, apresentando o percentual de pedidos que tiveram algum tipo de chamado, juntamente com os principais motivos identificados.
Com base em dados mais claros e mais completos por meio da nova tela de desempenho, a sua empresa poderá visualizar melhor o sucesso do seu negócio.
Vale lembrar que os dados da tela de desempenho podem ser diferentes da página de Super. Isso porque o programa Super considera métricas específicas de chamados e cancelamentos.
Como utilizar a tela de desempenho?
Após se familiarizar com todas as funcionalidades da tela de desempenho, é hora de aprender como aproveitar ao máximo esta ferramenta. Veja como fazer uso dela de maneira eficaz!
Monitore o desempenho da sua loja
É possível obter informações valiosas sobre o desempenho da sua loja. Existem três abas essenciais:
- Vendas: tenha acesso direto aos principais indicadores das vendas, incluindo os horários de maior movimento, os dias de maior fluxo e as formas de pagamento mais frequentes;
- Operação: aqui, você pode obter detalhes sobre pedidos que foram cancelados, chamados de suporte, o tempo total de funcionamento da loja e pedidos que foram devidamente entregues. Analise cuidadosamente os motivos por trás dos chamados e cancelamentos para aprimorar a eficiência da operação;
- Cardápio: nessa aba, você pode explorar todos os dados do funil de vendas do seu restaurante, tendo uma visão completa da jornada do cliente desde o momento em que visualiza o cardápio até a conclusão da compra.
Utilize filtros de datas
Os dados na página de Desempenho são atualizados diariamente até as 11h. Isso significa que você terá informações precisas para planejar suas estratégias a cada novo dia. No entanto, se você acessar a tela antes das 11h, certifique-se de conferir a data filtrada na página. Ela indicará o período ao qual os dados se referem.
Usar filtros de datas é uma maneira eficaz de analisar tendências e padrões ao longo do tempo. Por exemplo, você pode comparar o desempenho da sua loja em diferentes dias da semana ou avaliar como as promoções afetaram as vendas ao longo de um mês.
Calcule o total das vendas
Calcular o total das vendas é crucial para entender o desempenho financeiro da sua loja. Esse valor é obtido somando o valor dos itens vendidos, a taxa de entrega e subtraindo os valores de incentivo da loja, como promoções. Você pode conferir essas informações na tela de pedidos, onde terá uma visão completa das transações.
Além disso, você pode calcular o ticket médio do seu estabelecimento. Esta é uma ótima forma de medir a saúde financeira do seu negócio. Basta dividir o faturamento total pelo número de vendas realizadas.
Por exemplo, se sua hamburgueria faturou R$38.000 com 1.100 vendas em dezembro, o ticket médio foi de R$34,54. Ao entender esses números, você pode ajustar estratégias para aumentar o valor médio das vendas e impulsionar os resultados.
Compare a conversão do cardápio com concorrentes
Também é possível comparar seu desempenho de conversão com outros estabelecimentos de forma eficiente. É só escolher entre as opções de comparação:
- Comparação Loja vs Concorrência: nesta seção, você poderá acompanhar a conversão de cada etapa do funil de vendas e comparar seu desempenho com a concorrência para o mesmo período selecionado;
Comparação Loja vs Loja: nesta seção, você poderá acompanhar a conversão de cada etapa do funil de vendas e comparar seu desempenho com o período anterior.
Aproveite e conheça outras iniciativas da agenda de Melhoria Contínua, que está dedicada a entregar uma experiência cada vez melhor aos negócios parceiros!
10 respostas
Simplesmente não funciona! Aparece “Acompanhe os principais indicadores da sua loja referente a vendas, operação e cardápio” mas não aparecem os dados.
Oi, Rodrigo! Sentimos muito por isso. Estamos focados em entregar uma experiência cada vez melhor a você!
NAO ACHEI O FINANCEIRO.
Oi Bruno! Caso tenha alguma instabilidade em uma das ferramentas do iFood, recomendamos que você abra um chamado no Portal do Parceiro, para que nosso time de suporte possa ajudar você. Para isso, basta ir em Chamados e Ajuda > Atendimento. Mas se você perdeu o acesso ao Portal do Parceiro, confira o passo a passo para recuperar sua conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
De nada adianta uma tela de desempenho com novidades se a minha está sempre desatualizada
Chega a ficar até 6 dias sem atualizar.
Eu nunca consigo ver sobre o dia anterior
Em grupos que eu participo, várias pessoas com esse mesmo problema!!
Não consigo ver o desempenho da minha meu aplicativo não tem a função fazer chamado antes tinha agora não mais como a nova atualização
Está difícil
Oi, Rosangela! Esperamos que você esteja bem! Sugiro que você confira se está com a versão atualizada do Gestor de Pedidos (https://gestordepedidos.ifood.com.br/#/download).
Olá, Rosangela! Fique à vontade para nos chamar em nossa “Central de Ajuda” no link: https://bit.ly/3Rkt2M2