Quais são os tipos de terceirização? Como funcionam?

Sabe como funciona a terceirização? Este post vai ajudar você a entender melhor esse assunto e se vale a pena trazer para o seu negócio.

Na busca por estratégias que ajudem no crescimento do negócio, a terceirização é uma alternativa que chama a atenção. Afinal de contas, contratar outra empresa para realizar serviços do fluxo de produção otimiza bastante as rotinas de um estabelecimento com a equipe enxuta.

Com tarefas terceirizadas, você consegue agilizar certos processos, contar com profissionais especializados para isso e, ainda assim, reduzir custos. Mas, para colocar isso em prática, é necessário saber como a terceirização funciona — e quais tipos existem hoje disponíveis para contratar. Neste post, contamos tudo para você!

Quais são os tipos de terceirização?

Para entender melhor o que é terceirização, vale a pena conhecer os tipos mais comuns no mercado. Veja só!

Terceirização operacional

São os serviços operacionais, ou seja, a base do funcionamento do negócio no dia a dia. Alguns exemplos são vigilância, limpeza, atendimento em recepção e portaria, jardinagem e logística — como o serviço de entrega de comida em estabelecimentos do ramo da alimentação.

Terceirização de manutenção e correção

Essa já é voltada para os serviços de manutenção de equipamentos. O conserto de um fogão industrial, por exemplo, é algo que exige mão de obra especializada. O mesmo vale para geladeiras e freezers, computadores e por aí vai.

Terceirização da produção e instalação

Ocorre quando um negócio opta por terceirizar uma parte da sua produção. É o caso de uma empresa que contrata outra para produzir as embalagens dos seus produtos.

Terceirização de serviços profissionais

Tem foco nos serviços de profissionais especializados. Você pode terceirizar a rotina do seu departamento financeiro, jurídico, de recursos humanos, tecnologia da informação, administração, entre muitos outros.

Como funciona a terceirização e quais os requisitos?

Na terceirização, a empresa contratante não tem vínculo empregatício com os profissionais que realizam o trabalho. O vínculo deles, nesse caso, é somente com a empresa terceirizada, que deve cumprir todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Além disso, a terceirizada deve atender a alguns requisitos, como:

Lembre-se de que pesquisar e respeitar esses requisitos é fundamental para evitar fraudes no contrato de terceirização.

Quando vale a pena terceirizar um trabalho?

Terceirizar serviços pode ser uma maneira de criar um diferencial competitivo, como destaca o vídeo do iFood para Parceiros. Imagine só, por exemplo, você ter um estabelecimento reconhecido como “aquele que tem o serviço de entrega mais rápida da região”. Isso “garante que seu atendimento seja rápido, prático e fácil”.

A terceirização vale muito a pena quando, como ressalta o vídeo, a empresa contratada pode “trazer produtos e soluções que facilitam o seu dia a dia”. Desse jeito, seu negócio passa a ter mais eficiência e ainda consegue reduzir custos, já que terceirizar é mais econômico do que contratar diretamente os profissionais.

Em estabelecimentos do setor alimentício, vale muito considerar a terceirização de serviços, como de delivery. Ao contar com uma parceria especializada, você garante qualidade aos seus clientes e pode se dedicar mais a outros aspectos que fazem diferença no sucesso do negócio — e tempo para descansar também, porque você merece!

Curtiu a ideia? Que tal conhecer uma boa solução de entregas? Baixe o guia do Entrega Fácil iFood e entenda como funciona.

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...

23/04/2024

Embalagem de produtos: transformando compras em experiências

23/04/2024

Conheça 4 molhos para macarrão que são deliciosos

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery