Descubra o que é BPO Financeiro, vantagens e como contratar

O que é BPO Financeiro e como ele pode ser implementado em comércios alimentícios? Leia este conteúdo para descobrir!

Gestores de comércios alimentícios, como restaurantes, lanchonetes, bares e afins, são profissionais bastante atarefados. É preciso cuidar do cardápio, da equipe, dos processos e da gestão financeira e fiscal do estabelecimento. O BPO Financeiro surge como uma iniciativa para aliviar essa carga de trabalho.

Negócios que adotam o BPO Financeiro conseguem focar a equipe em atividades mais estratégicas à operação. Além disso, gestores evitam o acúmulo de funções e contam com profissionais qualificados na gestão financeira da empresa.

Continue a leitura para entender o que é o BPO Financeiro e quais as vantagens em adotá-lo!

O que é BPO Financeiro?

O Business Process Outsourcing (BPO financeiro) é a tradução de “terceirização de processos de negócio”. Sendo assim, um serviço de BPO Financeiro, como o nome diz, é a terceirização de processos do departamento financeiro, mas também é possível encontrar empresas que atendem à área de recursos humanos ou até mesmo ao departamento jurídico.

Por meio da contratação de um serviço de BPO, o estabelecimento garante maior agilidade e controle nas atividades contábeis e financeiras. É como se ele tirasse aquele serviço de analisar as contas e realizar projeções financeiras das próprias costas e o entregasse a profissionais especialistas.

Os profissionais associados ao BPO também conseguem gerar gráficos e relatórios baseados em dados que mostrem os pontos que mais precisam de atenção na empresa, otimizando a gestão financeira do negócio.

Essa estratégia é ainda mais valiosa em empreendimentos alimentícios com equipes reduzidas ou que nem contam com um profissional especializado na área financeira e contábil.

Ao repassar esses serviços a especialistas, proprietários e gestores podem focam nas atividades-fim da empresa. Ambas as equipes se complementam e garantem uma gestão empresarial mais eficiente.

[rock-convert-cta id=”8824″]

Quais são os serviços oferecidos no BPO Financeiro?

Cada estabelecimento tem as suas próprias necessidades quando decide escolher um serviço de BPO Financeiro. Veja alguns dos serviços mais comuns oferecidos:

  • monitoramento das entradas e saídas, controle de caixa do estabelecimento;
  • gerenciamento e controle de pagamentos aos fornecedores;
  • lançamento das contas a pagar na plataforma de gestão financeira utilizada pelo estabelecimento;
  • agendamento de pagamentos para que o empreendedor possa autorizar transações;
  • serviços relacionados a folha de pagamento de empregados;
  • emissão de notas fiscais.

Esses são os serviços mais básicos, que servem a todos os empreendimentos — inclusive, à gestão de restaurantes e comércios alimentícios. Outras atividades também ligadas ao processo de BPO Financeiro são:

  • elaboração e acompanhamento do fluxo de caixa;
  • gerenciamento e monitoramento de indicadores;
  • análise de crédito;
  • controle de documentos e informações fiscais.

Quais as vantagens do uso do BPO Financeiro?

Agora que foram apresentados o conceito e os principais serviços, veja as vantagens específicas de contratação de profissionais dedicados ao BPO Financeiro.

Segurança financeira

Uma das principais vantagens de contar com o BPO Financeiro é ter uma estrutura que dê mais segurança para a continuidade do empreendimento. Nesse sentido, ter uma empresa prestadora de serviços cuidando da contabilidade e das finanças evita falhas graves, causadas por desatenção.

Como se não bastasse, os profissionais dedicados ao BPO Financeiro ainda podem desenvolver um plano de redução de gastos para que o negócio se torne mais sustentável e corte desperdícios e despesas supérfluas.

Assim, o estabelecimento adota uma abordagem holística em relação à saúde contábil.

Aumento da produtividade

Contar com prestadores de BPO Financeiro também gera mais produtividade e eficiência para o negócio. Isso porque o estabelecimento deixa as tarefas contábeis a cargo de profissionais dedicados a esse trabalho — e passam a se dedicar exclusivamente às atividades-fim do estabelecimento.

Nesse sentido, gestores do negócio não precisarão mais se preocupar com obrigações fiscais. Eles poderão se dedicar mais a outras atividades, como tocar o estabelecimento, focar na elaboração ou melhorias do cardápio, na fidelização de clientes ou treinar o pessoal da cozinha.

Ao se concentrarem nas atividades gastronômicas e de gestão, é possível elevar a produtividade e ainda contar com profissionais qualificados para tocar as suas finanças.

Melhoria no processo de tomada de decisão

Ao contar com a terceirização dos serviços contábeis e financeiros promovidos por um BPO, o estabelecimento torna essa área do negócio mais estratégica. Em comércios alimentícios nos quais o controle financeiro é feito pelos próprios sócios, esse tipo de planejamento é mais difícil.

Isso ocorre porque os gestores e sócios estão, geralmente, mais focados na administração do estabelecimento. Assim, como estão muito atarefados com toda rotina corrida de um comércio alimentício, sobra pouco tempo para focar em estratégias financeiras mais aprofundadas.

O BPO Financeiro se torna uma vantagem competitiva para o negócio. Com todos os detalhes fiscais geridos por profissionais especialistas, será mais fácil tornar o setor financeiro uma área mais bem gerida.

Decisões fiscais e financeiras mais pragmáticas permitem mais recursos na hora de tomar decisões relacionadas à expansão ou criação de novos produtos, por exemplo.

Redução de custos

Ao contratar prestadores de serviços de BPO, o seu estabelecimento elimina os custos com a contratação de funcionários fixos e seus respectivos salários.

Além disso, não será preciso gastar dinheiro com treinamentos para que esses colaboradores dominem o conhecimento relacionamento às questões fiscais e financeiras. Isso estará a cargo da empresa prestadora do serviço, que deve garantir uma boa capacitação para que seus funcionários prestem bons serviços.

Como escolher o serviço de BPO Financeiro ideal?

Uma boa dica é escolher prestadores de serviços com bom conhecimento em tecnologia, uma vez que eles estarão antenados às tendências do mercado. Além disso, há outras características desejáveis. Confira:

Escolha uma empresa que tenha experiência e credibilidade no mercado

É preciso lembrar que esses profissionais terão acesso às informações financeiras do negócio. Portanto, não é indicado repassar esse trabalho para empresas com pouco reconhecimento no mercado. Com esse cuidado, será mais fácil evitar fraudes e erros recorrentes.

Tome cuidados legais

Como toda relação profissional, é muito importante tomar cuidados relacionados à segurança jurídica. Assim, é preciso escolher uma empresa que seja capaz de:

  • garantir a segurança dos dados digitais;
  • estipular um processo de comunicação transparente, conforme as necessidades dos contratantes;
  • desenvolver processos de validação do fluxo financeiro.

Confira o feedback de outros clientes

Ao entrar em contato com candidatos, peça referências e converse sobre a experiência daquela equipe no mercado. Só assim será possível mensurar a competência do serviço de BPO Financeiro promovido por aquela empresa.

Analise o contrato

O contrato entre os contratantes e os prestadores de serviço de BPO Financeiro deve ser bastante claro em relação aos papéis e responsabilidades de cada um dos envolvidos no processo.

Afinal, entregar as atividades contábeis a especialistas é tentador, mas é necessário verificar quais informações serão acessadas pelo serviço terceirizado. Além disso, é preciso garantir que os profissionais contratados se encaixam no seu modelo de negócio.

Estabelecimentos alimentícios devem priorizar a contratação de profissionais que já tenham experiência nesse ramo. Isso facilita a adaptação, tanto dos parceiros externos como dos colaboradores que trabalham na empresa contratante.

O BPO Financeiro surge como uma forma de promover suporte financeiro e fiscal para que gestores de negócios do ramo alimentar possam se concentrar na produção dos itens gastronômicos e no atendimento aos clientes.

Aproveite a visita e leia sobre os 8 passos essenciais para atingir o sucesso na gestão financeira do seu restaurante!

Por iFood

Por iFood

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

19/05/2024

Promoção de vendas: 5 dicas para o seu sucesso

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery