Conheça 3 tipos de inovação e entenda como aplicar no seu negócio

Quais são os diferentes tipos de inovação e quais são alguns exemplos bem-sucedidos de empresa que os exploraram? Confira no artigo!

Todo empreendedor tem o objetivo de desenvolver um diferencial, algo que demonstre que a sua empresa vai além do óbvio — isto é, não se limitar aos que os concorrentes já fazem. Para isso, é preciso ter criatividade e estudar profundamente o seu mercado. Além disso, conhecer os tipos de inovação também é fundamental.

Compreender isso vai facilitar a identificação daquilo que precisa ser modificado dentro do negócio para alcançar seus objetivos financeiros. Este post conta com a participação da administradora Taíne Hoffman, que vai destrinchar o conceito e as formas efetivas de aplicá-lo à realidade do seu negócio.

Continue a leitura para conhecer os tipos de inovação e transformar positivamente o seu negócio!

O que é inovação?

Conheça 3 tipos de inovação e entenda como aplicar no seu negócio

O ato de inovar pode ser definido como a busca de maneiras criativas de otimizar tecnologias, processos, produtos e serviços. Pode ser um processo do zero, que gere algo que nunca havia sido experimentado no mercado antes ou um aprimoramento em cima de algo que já existe.

Quando bem implementado e fomentado na empresa, o processo de inovação afeta positivamente todos os seus setores. Assim, os colaboradores atuam alinhados para gerar lucro em um ambiente colaborativo que estimula a experimentação de ideias.

Confira a definição mais ampla do Sebrae, que também diferencia os conceitos de invenção e inovação:

Enquanto a invenção coloca uma ideia em prática, a inovação é o processo de transformar a ideia ou a invenção em algo que tenha valor para o mercado, para que ela possa ser comercializada e oferecida ao público, ou para a própria empresa, reduzindo custos ou aumentando a qualidade ou lucratividade.

A inovação pode ser um novo produto, um novo serviço ou uma nova forma de fazer negócios. 

Você também inova ao implementar ideias que se convertam em melhorias para o seu negócio, para o desempenho da sua equipe e para a percepção de valor do seu cliente. Mesmo que ela não seja uma exclusividade do seu empreendimento, se você passou a aplicá-la, ela é uma inovação dentro do seu contexto. “

Quais são as vantagens de inovar?

Algumas vantagens da inovação são as seguintes:

  • exploração de demandas reprimidas: os gestores e colaboradores analisam profundamente o setor para encontrar carências e lacunas, de modo a lançar produtos inovadores e que realmente resolvam os problemas das pessoas;
  • abertura de novos mercados: com esse estudo aprofundado dos negócios, será possível explorar novos mercados e segmentos;
  • competitividade: muitas vezes, o fato que pode distingui-lo positivamente em relação ao seu concorrente é a criatividade, acompanhada de boas campanhas de divulgação de novos produtos e serviços;
  • fortalecimento da marca: uma empresa que consegue implementar inovações bem-sucedidas chama a atenção de clientes, de investidores e parceiros poderosos. Ter recursos externos ajuda muito na expansão das atividades.

Para identificar o tipo de inovação que vai fazer diferença em seu negócio, é fundamental começar por uma análise do contexto do empreendimento: isso inclui o setor em que está inserida, seus concorrentes e as tendências de mercado.

“Em seguida, é importante avaliar as capacidades internas da empresa, identificando seus pontos fortes e fracos, bem como os recursos disponíveis”, destaca Taíne.

E como alcançar esses objetivos? Uma das principais formas é conhecer as necessidades dos clientes, algo que pode ser feito por meio de pesquisas de mercado. Elas são fundamentais para identificar demandas não atendidas ou problemas que podem ser solucionados com uma cultura de inovação.

Quais são os tipos de inovação?

Conheça 3 tipos de inovação e entenda como aplicar no seu negócio

Dentro do universo do empreendedorismo, três tipos de inovação podem ser facilmente identificados. Confira cada um deles!

1. Inovação radical

Essa é a inovação “do zero”: novos produtos, conhecimentos e/ou serviços. Por exemplo: a empresa prioriza a criação de algo que não existe no mercado e vai além de um simples aprimoramento daquilo que ela já vendia.

Contudo, ela não se restringe a produtos e serviços. Quando um empreendedor decide modificar significativamente os processos de um determinado setor, ele também estará inovando radicalmente. Isso exige uma boa dose de estudos e testes para que algumas ações que já dão lucro não sejam totalmente abandonadas.

2. Inovação incremental

Por meio dessa modalidade, um empreendimento agrega valor a produtos, serviços ou processos já existentes. Ela se difere da inovação radical justamente porque aposta no aprimoramento para otimizar procedimentos em andamento.

Alguns exemplos seriam a otimização de uma linha de produção ou o lançamento de uma edição revisada de algum produto que a empresa já vende. Para que a inovação incremental seja implementada com sucesso é fundamental criar uma cultura em que os colaboradores são ouvidos.

Afinal, ninguém melhor que eles para sugerir mudanças em produtos, serviços e processos que eles já conhecem bem. O feedback dos clientes fidelizados também pode ser uma boa ideia, principalmente na fase experimental de lançamento.

3. Inovação disruptiva

O termo “disrupção” se refere a uma interrupção de um curso natural de um processo. No empreendedorismo, porém, isso é positivo — afinal, descreve um elemento que modifica todo um mercado.

Por isso, a inovação disruptiva pode ser definida como um acontecimento transformador, no qual um produto, serviço ou tecnologia é substituído por uma solução melhor. Alguns exemplos famosos de empresas que conseguiram modificar o cenário são:

  • Wikipedia;
  • Netflix;
  • Uber;
  • iFood.

Todas essas empresas transformaram o modo pelo qual as pessoas se relacionam com determinados serviços. O “vou de táxi” foi substituído pelo “vou chamar um Uber”. Consultar determinados fatos históricos na internet virou “Vejamos o que a Wikipédia diz”. Pedir comida em casa, com variedade e qualidade, ficou mais fácil com o aplicativo do iFood.

As lideranças dessas empresas foram competentes o bastante para implementar uma ou mais características da disrupção:

  • criatividade;
  • fomento a apresentação de ideias por parte dos colaboradores;
  • preenchimento de alguma lacuna de mercado;
  • mudanças nos processos produtivos.

Outros tipos e nomenclaturas

Embora essas sejam as três modalidades principais que surgem em qualquer discussão sobre o tema, Taíne destaca outros termos e nomenclaturas que marcam presença em diferentes empreendimentos. Alguns deles são:

  • inovação de produto — envolve a criação de novos produtos ou melhorias significativas em produtos existentes, podendo aumentar a participação de mercado e atrair novos clientes. Pode ser encaixada dentro da inovação incremental, mas com um foco total em uma mercadoria específica;
  • inovação de processo — foca na melhoria dos métodos de produção ou distribuição, potencialmente reduzindo custos e aumentando a eficiência;
  • inovação de marketing — envolve novas abordagens de marketing, incluindo design, embalagem, promoção e precificação, o que pode melhorar o engajamento do cliente e fortalecer a marca;
  • inovação organizacional — envolve mudanças nas práticas de negócios ou na organização do local de trabalho, podendo melhorar a produtividade e a satisfação dos funcionários;
  • inovação de modelos de negócios — refere-se à forma como a empresa cria, entrega e captura valor, podendo abrir novos mercados e criar novas fontes de receita;
  • inovação social — foca na resolução de problemas sociais e ambientais, o que ajuda a melhorar a reputação da empresa e criar impacto positivo na sociedade.

Quais são as ferramentas que ajudam na inovação em um negócio?

O melhor a se fazer é investir em três valores fundamentais: cultura, visão e tecnologia. Desse modo, você garante que o seu negócio seja transformado de maneira holística — e a busca pela inovação não se resuma à adoção de soluções digitais.

Modificar a cultura significa implementar a inovação na empresa como um todo. Por isso, os novos objetivos devem ser disseminados por toda a organização, de modo que todos estejam alinhados.

Já o segundo valor fundamental é a visão: a inovação deve ser um conjunto de iniciativas que façam a empresa chegar a algum lugar. Nesse sentido, é fundamental estabelecer metas claras — começar pelo entendimento dos três tipos principais de inovação é uma boa ideia.

Por fim, o terceiro valor fundamental é a tecnologia, que deve ser agregada aos processos de modo a resolver problemas e fomentar a produtividade. Pesquise as soluções digitais que se aplicam a diferentes empreendimentos, como softwares de gestão, ferramentas de análise de dados, inteligência artificial, entre outros.

Fomente a especialização dentro da sua empresa, principalmente em termos de tecnologia. Cientistas de dados, profissionais com amplo conhecimento de inteligência artificial e metodologias ágeis são alguns que ajudarão o negócio a desenvolver novas ideias e a utilizar os dados à disposição para tirar insights.

Cursos e treinamentos para os funcionários que você já tem, além de uma política minuciosa de contratações, serão efetivos para moldar o empreendimento rumo ao objetivo de ter a inovação como um dos seus valores principais.

As etapas para implementar efetivamente ações inovadoras na empresa

A administradora Taíne Hoffman ajuda a estruturar as ações de maneira organizada:

  • o primeiro passo para implementar inovação de forma eficaz é estabelecer uma cultura que encoraje a criatividade, a experimentação e a tolerância ao fracasso;
  • em seguida, é fundamental definir objetivos claros e mensuráveis para o processo de inovação, além de alocar os recursos necessários, incluindo tempo, dinheiro e talento;
  • forme equipes multidisciplinares, algo essencial para trazer diferentes perspectivas aos projetos de inovação. A adoção de metodologias ágeis, como Design Thinking ou Lean Startup, pode acelerar o processo de inovação;
  • estabelecer parcerias com startups, universidades ou outras empresas também pode ser valioso para acessar novas tecnologias e conhecimentos;
  • implemente um processo sistemático de gestão da inovação para desenvolver, avaliar e implementar ideias de forma consistente. É importante medir e analisar os resultados das iniciativas de inovação, utilizando métricas relevantes para fazer ajustes conforme necessário;
  • implemente projetos-piloto para testar diferentes tipos de inovação em pequena escala, a fim de ajudar a empresa a tomar decisões mais informadas antes de fazer grandes investimentos.
  • após testar e validar as inovações, é preciso desenvolver planos para implementá-las em larga escala, abarcando todo o empreendimento;
  • por fim, fomente uma mentalidade de aprendizado contínuo, analisando tanto os sucessos quanto os fracasso. “Implementar inovação de forma eficaz requer um compromisso de longo prazo e flexibilidade para se adaptar às mudanças do mercado e da própria organização“, finaliza a administradora.

É essencial considerar o potencial retorno sobre o investimento, tanto financeiro quanto não financeiro, de cada tipo de inovação. “Além disso, é preciso analisar os riscos associados e a capacidade da empresa de gerenciá-los”, reforça Taíne.

Agora que você já conhece os tipos de inovação e os modos pelos quais eles podem ser aproveitados dentro de um empreendimento, já poderá reforçar as suas abordagens para transformar positivamente a sua empresa. Uma boa ideia é começar por um estudo aprofundado do mercado, de modo a identificar lacunas e orientar os seus processos para atender à essa demanda reprimida.

Inovar fica mais fácil quando você desenvolve as competências que o mercado valoriza. Saiba como obter capacitação profissional!

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Por Pedro Camargo

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