Veja como foi o último encontro do 3º grupo do Fórum de Restaurantes

Confira como foi o último encontro do 3º grupo do Fórum de Restaurantes. Acompanhe todas as melhorias debatidas no encontro!

Em abril de 2025, ocorreu o último encontro presencial da 3ª turma do Fórum de Restaurantes — uma iniciativa que reúne mensalmente donos de estabelecimentos de delivery e representantes da plataforma iFood para troca de experiências.

Nesta edição, o debate concentrou-se em estratégias para otimizar cardápios, atendimento, avaliações, cancelamentos e Gestor de Pedidos, com destaque para como essas melhorias impactam diretamente os resultados tanto do iFood quanto dos restaurantes parceiros.

Confira como foi o encontro do Fórum de Restaurantes de abril!

O que discutimos no Fórum de Restaurantes de abril?

Durante o encontro de abril, diferentes temas foram debatidos, em busca de melhorar a experiência de quem vende no iFood. Confira!

Cardápio

O evento impulsionou grandes melhorias na gestão de cardápios, trazendo mais flexibilidade e eficiência para os parceiros.

Pausa Massiva

Agora os restaurantes podem pausar vários itens do cardápio simultaneamente, agilizando a gestão do menu no dia a dia. A ferramenta elimina a necessidade de desativar produtos um por um, economizando tempo e simplificando a operação.

Mais de 32 mil estabelecimentos já utilizam a funcionalidade, com destaque para as grandes redes – 91% delas adotaram a solução. Os resultados mostram que a ferramenta atende uma necessidade real do mercado.

Personalizações e Combos

Os restaurantes ganharam novas ferramentas para criar grupos personalizados e combos especiais, oferecendo mais flexibilidade para montar seus cardápios. Essa inovação permite que os parceiros criem ofertas atrativas e adaptem seus menus às preferências dos clientes.

A adesão foi forte: 12 mil estabelecimentos já implementaram combos, totalizando 34 mil combos criados. Além disso, 350 mil parceiros utilizaram as opções de personalização.

Promoções

Foram implementadas melhorias para deixar as tags promocionais mais visíveis e permitir a edição direta dos preços em promoção. Agora, os parceiros têm mais controle sobre suas ofertas, com a liberação do campo de preço e ferramentas aprimoradas para gerenciar e destacar promoções no cardápio.

Benefícios para o iFood e parceiros:

  • Feedback direto: restaurantes ajudam a validar funcionalidades que tornam a plataforma mais eficiente.
  • Inovação contínua: testes com personalizações e promoções impulsionam as vendas.
  • Operação mais ágil: funções como “pausa massiva” adaptam-se às necessidades dos negócios.

Esse trabalho em conjunto reforça a parceria entre o iFood e fórum de restaurantes, beneficiando tanto os donos de negócios quanto os consumidores.

Atendimento

O Fórum de Restaurantes tem promovido diversas melhorias para o setor de Atendimento, e implementando soluções que tornam o suporte mais ágil e eficiente.

Central de Ajuda

72% dos parceiros relataram melhorias na facilidade de encontrar ajuda. Além disso, a funcionalidade trouxe outras vantagens, como:

  • Redução de fricção com áudios, texto e botões intuitivos;
  • Unificação do chat para maior fluidez;
  • Aumento de 25% na autonomia para resolver problemas.

Super Atendimento

Os resultados são surpreendentes:

  • 93% das solicitações resolvidas dentro do prazo;
  • 90% de satisfação geral.

Inovações:

  • Atendimento de múltiplos assuntos em um único chamado (aprovado por 80% dos parceiros);
  • Chamados simultâneos para diferentes pedidos (74% perceberam maior agilidade).

Automação

A automação com inteligência artificial já resolve 200 mil chamados por mês, alcançando 84% de satisfação dos parceiros e tempo médio de resolução inferior a 10 minutos.

Além disso, o sistema agora permite abrir tickets com apenas 2 cliques e oferece soluções automáticas inteligentes, que se adaptam ao status logístico de cada pedido.

Benefícios para o iFood e parceiros:

  • Maior confiança: resolução ágil de problemas aumenta a satisfação dos restaurantes;
  • Eficiência operacional: automação e atendimento especializado reduzem custos e tempo.

Avaliações 

O Fórum destacou novidades no setor de avaliações ao mostrar melhorias na experiência de interação entre restaurantes e consumidores.

Mais Conexão Entre Restaurantes e Consumidores

Os restaurantes agora podem responder de forma personalizada a cada avaliação, criando um canal direto de comunicação. Essa ferramenta transforma o feedback em diálogo, permitindo que os estabelecimentos se conectem melhor com seus consumidores.

Além de responder, os parceiros têm a opção de editar suas respostas e solicitar reavaliações quando resolvem problemas..

O sistema também ampliou a visibilidade das avaliações, mostrando informações mais completas e organizadas. Isso permite que os restaurantes identifiquem com precisão quais aspectos do seu serviço ou cardápio precisam de ajustes.

Transparência para o Cliente

Agora, avaliações relacionadas a problemas de responsabilidade do iFood (como atrasos na entrega) são automaticamente identificadas, desconsideradas da nota do restaurante e claramente sinalizadas ao cliente.

O sistema prioriza avaliações com comentários detalhados, garantindo que críticas e sugestões construtivas tenham maior visibilidade.

Automatização no Fluxo de Avaliações

O novo sistema automatizado descartou 13% das avaliações inválidas, um avanço significativo em relação aos 8% do método anterior. Dessa forma, apenas feedbacks relevantes sejam considerados.

A participação dos restaurantes no sistema de respostas às avaliações triplicou, saltando de 8% para 23%. Isso demonstra maior interação e cuidado dos estabelecimentos com a experiência do cliente.

Mesmo com as mudanças no processo de avaliação, a nota média dos restaurantes se manteve estável em 4.7, comprovando que as melhorias não afetaram negativamente a percepção de qualidade.

Benefícios para o iFood e parceiros:

  • Manutenção da possibilidade de edição de notas e visualização de itens relacionados na avaliação;
  • Eliminação de injustiças no sistema, fortalecendo a experiência tanto para consumidores quanto para os restaurantes;
  • Com mais de 90% das avaliações recebendo nota 4 ou 5, a transparência e as melhorias fortalecem a confiança no ecossistema do iFood, incentivando feedbacks construtivos e positivos.

Cancelamento 

O evento trouxe soluções inovadoras que reduziram cancelamentos e melhoraram a negociação entre clientes e restaurantes.

Ferramentas de Negociação

Desde dezembro de 2024, os clientes podem negociar alterações ou cancelamentos durante o preparo – 90% dos pedidos negociados evitam cancelamento. 

Em fevereiro de 2025, a plataforma lançou a substituição de itens pelas lojas, reduzindo em 80% os cancelamentos por indisponibilidade.

Baseado no feedback do Fórum, o iFood está revisando a regra de cancelamento automático por falta de resposta do cliente, dando mais controle aos restaurantes nas negociações.

Melhorias no Gerenciamento de Cancelamentos

Mais tempo para responder: os restaurantes agora têm 10 minutos (antes eram 7) para responder às solicitações. Ou seja, 40% a mais de tempo para negociar com os clientes.

Novo cabeçalho no chat (em teste): mostra automaticamente informações importantes do pedido durante a conversa, ajudando o restaurante a tomar decisões mais rápidas e acertadas.

Retrospectiva

Nos últimos 6 meses, lançamos 10 melhorias na experiência entre clientes e parceiros e 11 novas soluções para todos. Além disso, realizamos mais de 5 horas de sessões de feedback direto com restaurantes para desenvolver essas atualizações.

Reenvio com Logística iFood

Desde fevereiro/2025, os restaurantes podem oferecer reenvio de itens aos clientes – 70% aceitam a proposta e 95% desses pedidos são entregues com sucesso.

Benefícios para o iFood e parceiros:

  • Redução de conflitos: menos frustrações para clientes e restaurantes;
  • Autonomia: lojas têm mais controle sobre negociações.

Gestor de Pedidos

O Fórum de abril trouxe ferramentas para: gestão de pedidos mais ágil, comandas simplificadas e chat melhorado – tudo para otimizar a operação dos restaurantes.

Novidades:

  • Pré-configurações de Tempos e Taxas: cenários personalizáveis para alta/baixa demanda;
  • Nova Tela de Expedição: cards com status logístico e integração de pedidos agrupados;
  • Comanda Personalizável: impressão de teste e múltiplas vias para diferentes operações;
  • Chat Aprimorado: mensagens automáticas e opção de silenciar notificações.

Benefícios para o iFood e parceiros:

  • Operação otimizada: menos tempo em tarefas manuais;
  • Experiência integrada: comunicação mais eficiente com clientes.

O Fórum de Restaurantes de abril destacou a dedicação conjunta em seguir melhorando a experiência na plataforma. Juntos, parceiros e iFood estão moldando o futuro do serviço de delivery e construindo uma comunidade mais forte e conectada.

Aproveite a visita e acesse a página do Fórum de Restaurantes do iFood!

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Parceiro iFood recebendo pedido.

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