Conheça o novo cardápio iFood

Saiba como funciona o novo cardápio iFood! Conheça os benefícios que esse recurso atualizado vai trazer para o seu negócio!

Configurar o cardápio do seu restaurante no iFood ficou ainda mais fácil. Com o novo cardápio você pode gerenciar preço de venda, status e estoque dos itens já na tela inicial. 

Além disso, para as lojas que têm mais de um cardápio – como o Entrega e Cardápio Digital —, todos estão concentrados em uma só página, assim você, parceiro, não precisa mais editar cada um individualmente, o que facilita a gestão, evita erros no cadastro de informações e otimiza sua operação.

Quer saber como funciona o novo cardápio? Confira!

Quais lojas podem usar

O novo cardápio facilita a gestão e edição de preço, status de venda e gestão de estoque dos itens, que podem ser feitos já na tela inicial. Além disso, parceiros que têm mais de um cardápio terão a gestão centralizada em uma página só!  

Esses recursos geram agilidade na operação e padronização das informações.

Esse novo cardápio está sendo implementado gradativamente aos parceiros do iFood. Essa etapa visa trazer segurança no desenvolvimento da funcionalidade. A solução estará disponível para a base integral em breve.

Como funciona o novo cardápio

No Portal do Parceiro você pode editar seus cardápios de uma só vez acessando o menu “Cardápio”. Ao editar as categorias e itens, você vai definir em qual canal de vendas ele estará disponível.

Tudo pronto para iniciar a atualização. Agora você pode incluir ou editar itens e categorias em um cardápio, que serão automaticamente configurados nos demais.

Construa seu cardápio no iFood inserindo a descrição dos itens, fotos, valores e informações adicionais. No final, salve a mudança para que todos os cardápios recebam a atualização ao mesmo tempo.

O novo cardápio busca promover uma experiência de uso ainda melhor nas ferramentas do iFood. Assim você otimiza seu tempo de gerenciamento do cardápio e consegue focar em outras tarefas do seu dia.

Tire 11 dúvidas sobre o novo cardápio iFood

Quer aprender como usar o novo modelo de cardápio do iFood? Tire suas principais dúvidas sobre o assunto!

1. Como criar uma  categoria?

Para criar uma categoria de itens principais, basta acessar Cardápios e clicar no botão + Adicionar categoria.

Uma nova tela será aberta, em que você poderá selecionar o tipo de categoria.

Ao selecionar, basta inserir o nome da categoria. O nome colocado na categoria será o nome apresentado para o seu cliente nos  serviços que você tem.

Ao colocar o nome desejado e clicar em Criar categoria, você terá a sua categoria cadastrada com sucesso e será redirecionado para o catálogo de itens.

Pronto, agora poderá incluir os itens que desejar dentro da sua nova categoria.

2. Como excluir  uma categoria?

Na listagem, navegue até a categoria desejada e depois clique nos 3 pontinhos e, depois,  em Excluir.

Uma mensagem aparecerá na tela para confirmar a exclusão.

Clique em Confirmar e pronto!

A categoria e todos os itens que estão nela serão  excluídos do seu cardápio, e não é possível reverter essa ação.

Pronto, sua categoria foi excluída com sucesso.

3. Como criar um  item  preparado?

Na página principal do catálogo, selecione a categoria desejada e depois clique em + Adicionar item.

Em seguida, selecione Preparado.

Para dar início ao processo de criação do item,  preencha os detalhes do seu prato, e insira a imagem. Em seguida,  clique em Continuar.

Ao avançar, informe os detalhes de Preço e Estoque do seu produto. Caso seja o mesmo valor para todos os serviços oferecidos, preencha a tela abaixo  e clique em Continuar.

Agora, caso os valores sejam diferentes entre os tipos de cardápio, selecione Preço diferente por  serviço, preencha os diferentes valores por serviço a serem exibidos e clique em Continuar.

Na aba de Complementos, indique se o seu item terá algum. Caso não tenha nenhum complemento, clique em Continuar.

Agora, caso tenha complementos, a seguinte tela será exibida. Nela, aparecerão duas opções: + Criar grupo de complementos ou Copiar de outro item.

Caso deseje copiar o grupo de complementos de outro item, basta  clicar no botão Copiar de outro item e  selecionar a categoria, item, e  finalmente o grupo de complementos  desejado.

Se você não deseja copiar um grupo já existente e precisa criar um, clique em + Criar grupo  de complementos e preencha os dados a seguir:

Depois, clique em Continuar e indique se o complemento é um item preparado.

Preencha os dados da tela a seguir e defina se o preço do complemento será igual ou diferente para todos os  serviços. Adicione quantos itens quiser clicando em  Preparado no fim da página. Depois, clique em Criar grupo.

Pronto, seu grupo de complementos foi criado com sucesso! Ele aparecerá junto aos outros grupos de complementos já existentes no seu item.

Após a parte de Complementos, clique em Continuar e avance para a tela de  Classificação. Indique se o seu item é uma  bebida ou não. Caso não seja, você poderá identificar se ele se encaixa em alguma das  etiquetas abaixo:

Agora, se o seu item for uma bebida, aparecerão essas opções para você selecionar:

Por fim, indique a Disponibilidade do item e finalize o processo.

Pronto, seu item foi criado.

4. Como excluir  um item?

Na tela de listagem, para excluir um item, basta clicar em cima dos 3 pontinhos e depois  em Excluir item.

Uma mensagem aparecerá na tela para confirmar a exclusão. Clique em Confirmar.

Pronto, o seu item foi deletado com sucesso!

5. O que é o  código PDV?

O Código PDV é um código utilizado para integrar o cardápio do iFood com gerenciadores de pontos de venda.

Entre em contato com a sua integradora e verifique se essa funcionalidade já está  disponível para o seu PDV.

6. Como aplicar  desconto no  item?

Na tela de listagem, para aplicar um desconto em algum item, basta clicar em cima dos 3  pontinhos e depois em Editar item.

Depois, navegue até a aba Preço e Estoque e clique em Aplicar desconto,  coloque o valor do desconto desejado em cada serviço.

Após finalizar as alterações nos descontos, clique em Continuar. O valor com desconto  aparecerá assim:

7. Como colocar  uma foto?

Na tela principal do catálogo, para editar um item e adicionar — ou alterar — uma foto, basta  clicar em cima dos 3 pontinhos e depois em Editar item..

Depois, na aba de edição/criação do item, localize no canto direito da tela a seguinte  informação:

Saiba como funciona o novo cardápio iFood! Conheça os benefícios que esse recurso atualizado vai trazer para o seu negócio!

Lembre-se de que você não precisa ter equipamentos profissionais ou uma estrutura de estúdio fotográfico. Utilizando um celular de boa qualidade, você já consegue fazer boas fotos para atrair novos clientes.

Após colocar a foto desejada, clique em Continuar.

8. Como alterar o  preço de um  item?

Existem duas maneiras de alterar o preço de um item. Na primeira maneira, você deve acessar o menu fixado na parte superior da tela e selecionar a aba de Preço e Estoque.

Então, na listagem de itens, os campos de preço estarão abertos para receber modificações:

Já na segunda maneira, basta clicar em cima dos 3 pontinhos e depois em Editar item:

Depois, navegue até a aba de Preço e estoque, realize as alterações necessárias e salve.

9. Como alterar o  status de venda  de um item?

Para alterar o status de um item num determinado serviço é muito simples, basta selecionar Status de venda no menu fixo.

Depois, basta selecionar se o item será pausado em todos os serviços ou então em um serviço específico.

10. Como editar a  descrição do  produto?

Para editar a descrição de um produto, basta clicar em cima dos 3 pontinhos e depois em Editar item.

Depois, é só editar as informações que desejar na  seguinte tela:

Após realizar todas as alterações necessárias, clique em Salvar.

11. Como pausar  ou ativar um  complemento?

Para pausar ou ativar um complemento, basta clicar na seta localizada ao lado do item:

Todos os itens com este símbolo, possui um grupo de complementos.  Ao abrir o grupo de complementos deste item, basta clicar nestes botões: 

Simples né?! 

Outra forma de pausar ou ativar os complementos é assim:

Clique em Editar no grupo de complementos 

Depois clique em Itens complementares

Pronto, agora basta pausar ou ativar o complemento que desejar.  É importante não esquecer de salvar a alteração no final da página.

Quer conhecer outras iniciativas do iFood para melhorar a experiência dos estabelecimentos parceiros? Confira o espaço de Melhoria Contínua!

Picture of Por iFood

Por iFood

36 respostas

  1. Tento atualizar os preços, que estão muito baixo, sem contudo obter êxito. Quando tento aparece a seguinte mensagem: “Este item está vinculado à uma promoção automática que ficará ativa de 25/10/2022 até 31/12/2024. Por ser uma promoção exclusiva de uma marca da indústria não é possível editar os detalhes deste item. Após o termino da promoção, você poderá editar o item normalmente”. Como cancelo essa promoção e atualizo os valores?

    1. Olá, Eduardo. Tudo bem?
      Você pode sair da promoção acessando a aba “Promoções” no Portal do Parceiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

26/07/2024

Entenda o que é aviso prévio trabalhado e quais são as obrigações d...

25/07/2024

Como evitar o acúmulo de entregadores aguardando pedido na loja

25/07/2024

Case de Sucesso: veja como a Estela Pizza alavancou suas vendas log...