Vale-alimentação: entenda como funcionam as regras

Neste post, entenda como fazer para aceitar o vale-alimentação no seu delivery e as vantagens para o negócio!

O vale-alimentação (VA) é um benefício normalmente oferecido pelas empresas a seus colaboradores. Assim, trata-se de uma boa oportunidade para estabelecimentos que trabalham com delivery aumentarem o faturamento.

Deixar de aceitar o VA pode levar a clientela a optar por outro estabelecimento que aceite essa forma de pagamento. Por esse motivo, é importante estar por dentro das vantagens relacionadas a esse benefício.

Acompanhe este post para entender como funciona o vale-alimentação nas empresas e como aceitar no seu estabelecimento.

Como funciona a regra do vale-alimentação?

Também chamado de VA, o vale-alimentação é um benefício concedido por empresas contratantes. Ele só pode ser usado para a compra de alimentos, em supermercados, mercearias, aplicativos de delivery e outros estabelecimentos do gênero alimentício.

Mas e como funciona o vale-refeição? Geralmente, é usado na compra de alimentos prontos em restaurantes, mercados e padarias para consumo no horário de trabalho.

Assim como o vale-alimentação, o VR apresenta uma tarifa da operadora. Nesse sentido, João Barcelos, embaixador do iFood, destaca que “cada um deles tem a sua taxa, e vai de você se informar como funciona essa taxa”. Saiba mais no vídeo a seguir.

O que é necessário para aceitar esse tipo de pagamento?

Empresas de qualquer porte podem incluir o VA como forma de pagamento. Para isso, é preciso ter CNPJ ativo e CNAE relacionado a estabelecimentos de alimentos.

Não é preciso fazer nenhum tipo de inscrição em programas do governo para começar a aceitar o VA. Basta assinar um contrato com as empresas prestadoras desse tipo de serviço.

Quais são as vantagens para o estabelecimento?

Neste tópico, veja as principais vantagens ao optar por aceitar o vale-alimentação como forma de pagamento.

Mais clientes

Muitas vezes acontece de a pessoa consumidora colocar as opções de pedido na sacola e desistir no último momento. João Barcelos avisa que “um dos pontos mais importantes e mais comuns é porque aquele determinado local não aceita determinada forma de pagamento”.

O vale-alimentação é um benefício que permite às pessoas se alimentarem com mais praticidade. Por esse motivo, a preferência por deliverys que contam com essa alternativa costuma ser maior, aumentando a clientela.

Fidelização de clientes

Aceitar VA é uma boa oportunidade de fidelizar clientes. Ao oferecer boa comida e bom atendimento, as chances de a pessoa voltar mesmo sem usar o vale-alimentação são maiores.

Aumento de vendas

Mais clientes significa mais vendas e aumento nos lucros. Essa é uma oportunidade interessante para negócios que acabaram de abrir ou que precisam crescer. Aceitar o VA contribui para chamar atenção de uma nova clientela, aumentando o faturamento ao final do mês.

Quais as vantagens para os clientes em geral?

Pedir comida ou fazer compras em estabelecimentos que aceitam VR e VA representa uma opção a mais de pagamento para clientes. Assim, o uso desses benefícios evita o gasto do “dinheiro” durante a semana e administra melhor o salário.

Além disso, o uso do vale-refeição, principalmente, traz mais praticidade e flexibilidade na hora de escolher onde e o que comer.

Valendo tanto para o caso de vale-alimentação quanto para o de vale-refeição, João Barcelos finaliza: “você vai ver que, no final, a conta fecha e acaba compensando muito, porque muito mais pessoas vão estar aptas a comprar na sua loja”.

Neste post, você entendeu mais sobre o vale-alimentação e como funcionam os benefícios de incluir essa forma de pagamento. Assim, você aumenta as oportunidades de conquistar mais clientes para o seu delivery.

Deseja aumentar a lucratividade do seu negócio? Veja como um bom planejamento financeiro para delivery pode ajudar!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/06/2024

Embalagens personalizadas: boas práticas para produção

21/06/2024

Dia das Crianças: o que vender nessa data?

20/06/2024

Marketing para restaurantes: especialista mostra como começar