Valor agregado: importância para fidelizar clientes e exemplos

Para se estabelecer no mercado, todo negócio precisa da fidelização de clientes. Na prática, isso envolve o uso de diversas estratégias, como trabalhar o valor agregado. Nesse caso, ele é um importante conceito que, se bem implementado, consegue ajudar o seu estabelecimento a criar raízes e enfrentar crises. 

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Considerando informações da Abrasel — Associação Brasileira de Bares e Restaurantes —, o cenário atual aponta que 64% dos negócios estão em prejuízo ou em equilíbrio, e só 36% têm lucro. Aliás, seguindo o Índice de Atividade Econômica Abrasel — Stone, maio foi o primeiro mês de 2024 a apresentar alta de 0,2% nas vendas, em comparação com 2023. 

Agregar valor ao produto faz toda a diferença para o seu negócio. A seguir, mostramos o impacto dessa ação e o que você pode fazer para alcançar esse objetivo. Boa leitura!  

O que é valor agregado? 

O conceito de valor agregado pode ser subjetivo, dependendo da necessidade do cliente e da percepção que esta pessoa tem do que você vende. 

De forma geral, ele refere-se a um serviço ou produto agregado, cujo valor é formado não só pelo preço, mas por diversos fatores, que incluem até o processo de compra e o de uso. 

Assim, o produto é visto de um jeito bastante positivo — que seria o valor percebido. A partir daí, a pessoa deseja comprá-lo e pode se tornar fã de uma marca. 

Por exemplo, os produtos da Apple são reconhecidos por sua qualidade e inovação tecnológica. Isso se reflete em produtos com valores altos em mercados como o Brasil, que foi o segundo país mais caro para se comprar um iPhone 15, segundo a Valor Econômico. 

Apesar disso, segundo levantamento da empresa Brand Finance, a Apple lidera no ranking das marcas mais valiosas, com pouco mais de 500 bilhões de dólares. 

Isso se dá por todo o seu valor agregado, que engloba: 

  • produtos variados e lançamento de novidades; 
  • sistemas exclusivos diferentes dos concorrentes; 
  • aspectos subjetivos, como status por usar a marca. 

Dessa forma, a empresa consegue contar com uma comunidade engajada e promotora, conhecida como “Applelovers”, que mesmo não comprando tudo o que ela vende, a vê como a melhor e a apoia. 

Importância do valor agregado 

Para qualquer segmento, inclusive o de comida, o valor agregado é o que faz as pessoas escolherem você e não a concorrência. Isso porque o estabelecimento oferece esse “algo a mais” na experiência de compra, que encanta o cliente. O resultado será mais vendas e até mais clientes, conforme a sua empresa ganhar relevância. 

Benefícios e impacto do valor agregado para uma marca 

Depois de saber o que é valor agregado de um produto, vale a pena olhar de perto os benefícios que ele traz para a sua empresa, como: 

  • melhor conhecimento de como está atuando e busca de melhoria constante;
  • reconhecimento de clientes e concorrentes sobre a qualidade do produto ou serviço; 
  • possibilidade de se tornar líder no seu segmento e ter uma marca forte; 
  • uso de estratégias simples para alcançá-lo, sem necessariamente gastar mais; 
  • maior alcance de pessoas pelo marketing boca a boca;
  • possibilidade de trabalhar com novos nichos e já contar com clientes interessados. 

Já pensando em impactos, o valor afeta tanto a empresa quanto a sua vida como empreendedor. Por exemplo, conforme o negócio se torna mais reconhecido e vende mais, ele consegue se tornar mais independente. 

Para você, isso significa também uma maior liberdade financeira e de tempo, não só porque tem recursos entrando, mas porque consegue investi-los. Assim, é possível terceirizar processos e expandir o seu estabelecimento, contando com a ajuda de uma equipe especializada, que vai trabalhar focada em manter e aumentar esse valor agregado. 

Valor Agregado e satisfação do cliente 

No livro “Cultura da Convergência”, Henry Jenkins aborda o conceito de “capital emocional” para justificar o porquê de as pessoas se tornarem fãs de marcas. Muito ligado ao valor agregado, ele envolve estratégias de empresas para mexerem com o “coração” de seus clientes. 

No caso dos restaurantes, esse é o benefício que você deve buscar ao trabalhar com estratégias para aumentar o valor. Mais do que “conquistar pelo estômago” com boa comida, ele vai manter a presença da sua empresa na memória do consumidor, levando a uma experiência satisfatória porque também é emocional, o que influencia na fidelização. 

É o que a Coca-Cola fez ao longo dos anos. Mais do que vender refrigerante e estar em todo lugar, ela criou e reforçou a ideia de que a bebida estivesse presente em momentos importantes com família e amigos. Assim, a marca conseguiu se tornar relevante por anos, pois construiu bem seu valor, agindo até mesmo de forma inconsciente nas memórias das pessoas. 

Como aumentar o valor agregado de um produto/serviço? 

Entender o que funciona e agrada o consumidor não é tão simples. Por isso, não há regras. Você precisa testar ações que envolvem diferentes pontos para saber como agregar valor ao produto. Veja alguns exemplos:

  • invista em um atendimento de qualidade, com pessoas treinadas e que sejam ágeis para ajudar o seu cliente no que ele precisar; 
  • use tecnologia para dar independência e otimizar a jornada de compra; 
  • ofereça diferentes canais integrados, assim seu consumidor pode finalizar compras sem problemas; 
  • inove com produtos e pesquise se vale investir em tendências;
  • acompanhe o perfil dos clientes para saber o que pensam e como interagem com a sua marca;
  • crie um clube de vantagens que as pessoas gostam e se identifiquem;
  • promova o senso de comunidade entre os consumidores da marca; 
  • surpreenda os clientes com bilhetes de agradecimento, brindes e cupons; 
  • crie promoções de vendas especiais para relembrar clientes antigos e conquistar novos;
  • garanta que a experiência de compra funcione e seja agradável em todos os pontos, desde o pedido da comida até a entrega

Exemplo

Um exemplo recente de promoções usadas para aumentar o valor da marca foi a volta do lanche McFish pelo McDonald’s. Criado em 1962 para quem não consumia carne na Quaresma, o lanche chegou ao Brasil em 1992 — e foi vendido de forma esporádica. 

Em janeiro de 2024, teve um relançamento, que gerou grande interesse do público, vendendo mais de 85 mil sanduíches, segundo Sérgio Eleutério, diretor de marketing da rede de fast food, para a Exame

Em junho, a campanha retornou de forma sazonal, com foco em conteúdo, com uma série chamada “McFish — O Regresso”. Segundo o diretor, como a demanda pelo sanduíche é baixa em um cardápio tradicional, o objetivo é vendê-lo esporadicamente. Com isso, não só o produto se torna interessante, mas a marca se renova, aumentando seu valor agregado. 

Em sua entrevista, Sérgio ainda destacou:

Agora, ao trazê-lo sazonalmente, a mobilização dos aficionados acaba contagiando até mesmo aqueles que só ouviram falar dele, gerando um movimento de pico, para o qual estamos mais preparados agora, com mais filés e sanduíches.

O valor agregado de uma marca vai além do valor percebido pelo cliente. Mais do que preço, ele envolve todos os elementos que fazem parte da jornada de compra. Por isso, há muita oportunidade para você trabalhar com ações que o aumentem, como usando as dicas deste post.

Gostou do post e quer saber mais sobre chegar ao coração do consumidor? Veja as dicas que separamos para você encantar seus clientes! 

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