Saiba o que aconteceu no 2º encontro Fórum de Restaurantes iFood

Saiba o que aconteceu no 2º encontro Fórum de Restaurantes iFood e quais ações estão sendo feitas para melhorar a experiência dos parceiros!

Comprometido em entregar uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros, o iFood promoveu o 2º encontro Fórum de Restaurantes. O encontro aconteceu de forma remota, no dia 14 de abril, e contou com a participação de 17 representantes.

Os principais objetivos do segundo encontro foram compartilhar o andamento das ações traçadas no 1º Fórum de Restaurantes, reforçar os compromissos com as melhorias e ouvir novos temas propostos pelo grupo.

Continue a leitura para saber sobre o andamento das melhorias que estão sendo implementadas.

Melhorias contínuas

As frentes de trabalho focadas na melhoria contínua buscam garantir o bom funcionamento de ferramentas essenciais para a operação dos restaurantes, promovendo uma melhor experiência em toda jornada de trabalho com o iFood.

O 1º encontro do Fórum de Restaurantes endereçou as prioridades de trabalho. Confira o que foi feito a respeito de cada tópico discutido. 

Cancelamento

O primeiro encontro colocou as políticas de cancelamento como uma das prioridades de trabalho. Isso porque os parceiros apontaram a necessidade de ter mais segurança e transparência nesse processo. Por isso, três iniciativas estão sendo desenvolvidas.

Confirmação de entrega para restaurantes com plano Básico

Está em fase de teste a funcionalidade de confirmação de entrega para restaurantes que têm o plano Básico. A proposta é que as pessoas entregadoras, independentemente se sejam de uma equipe própria ou de outras soluções logísticas, possam confirmar que o pedido foi entregue ao cliente.

A pessoa entregadora terá acesso a um link, em que deverá inserir o número do pedido, seguido do código enviado ao cliente pelo aplicativo. 

Negociação em caso de atraso

Outra funcionalidade em teste permite que restaurantes negociem um tempo extra na entrega com o cliente, nos momentos em que houver um atraso. Na prática, o restaurante enviará uma notificação automática ao cliente informando o tempo extra para terminar o pedido, em um intervalo que varia de 5 a 60 minutos.

O propósito é promover um contato mais ágil entre restaurante e cliente, reduzindo pedidos de cancelamentos nos dias mais movimentados.

Logística

As dores relacionadas à logística levantadas no primeiro encontro diziam respeito à autonomia dos restaurantes do plano entrega para determinarem tempo de preparo e alterar pedido mínimo; além de limitações em formas de pagamento. Confira as ações em andamento!

Alteração do tempo de entrega para parceiros com plano Básico

Está em fase de desenvolvimento o recurso que permite que os parceiros do plano Básico alterem o tempo de entrega no Portal do Parceiro.

Considerando que momentos específicos podem demandar mais tempo no preparo — como pico de demanda ou pedidos com muitos itens — o recurso permitirá que os restaurantes editem o tempo do pedido individualmente, a fim de prevenir atrasos e pedidos de cancelamento.

Edição de tempo de preparo por pedido

O tempo do pedido no iFood é calculado por Inteligência Artificial. O recurso atual entende o tempo necessário para o preparo e para a entrega, e aciona a pessoa entregadora automaticamente.

Com o novo recurso, que está em fase de desenvolvimento, o estabelecimento parceiro terá mais autonomia para ajustar o tempo de preparo dos pedidos, permitindo que a pessoa entregadora chegue na loja no momento mais adequado.

Pagamento offline para mais restaurantes

Parceiros que utilizam o plano Entrega e demais soluções logísticas do iFood — como Entrega Fácil, Entrega + e Sob Demanda —, não contam, atualmente, com a possibilidade de vender para clientes que querem pagar com cartão no momento da entrega.

Está em fase de planejamento a disponibilização de mais pessoas entregadoras aptas a receber no ato da entrega, com maquininha de cartão. Assim, estabelecimentos parceiros podem ampliar suas oportunidades de vendae aumentar o faturamento.

Preparo Inteligente

Está em fase de teste o recurso de Preparo Inteligente, que visa auxiliar restaurantes, principalmente em dias de alterações climáticas, como dias chuvosos.

O objetivo é disponibilizar uma ferramenta que avise os restaurantes o momento certo de iniciar o preparo do pedido, para evitar possível perda de qualidade  enquanto aguardam a chegada da pessoa entregadora.

Experiência financeira

Os representantes participantes do 1º encontro do Fórum de Restaurantes destacaram a necessidade de terem uma  melhor experiência na interação com as informações financeiras. Viu-se a necessidade de ter mais transparência e compreensão dos dados.

Nova tela financeira

No objetivo de promover mais transparência nas informações financeiras e oferecer ainda mais detalhes no extrato, está em fase de teste a nova tela financeira.

Com a nova visualização da tela financeira, teremos informações mais simples e claras para facilitar a conciliação bancária em um sistema mais robusto, que processa as informações de maneira mais rápida.

Atualmente, os valores demoram dois dias para aparecer no repasse. Agora, teremos o prazo menor, que pretende permitir que o parceiro visualize o faturamento já no dia seguinte.

Comunicação e atendimento

O último tópico discutido no primeiro encontro foi a respeito da comunicação e atendimento do iFood. Foram demandadas melhorias nos canais de atendimento, a fim de oferecer respostas mais e precisas.

Atendimento no Gestor de Pedidos

Está em desenvolvimento o recurso que busca oferecer atendimento diretamente no Gestor de Pedidos. O objetivo é acelerar a resolução de problemas rotineiros e facilitar a experiência dos restaurantes.

Novos debates

Além de reportar atualizações sobre as melhorias em fase de implementação, o 2º encontro do Fórum de Restaurantes também promoveu um momento de escuta ativa para identificar novos debates e oportunidades de melhoria. Foram levantadas mais duas agendas de trabalho: Cardápio e Super-Restaurantes.

Os parceiros participantes do evento foram divididos em dois grupos, em que cada um apontou as principais dores e possíveis soluções para elas. Entenda mais!

Super-Restaurantes

O grupo de Super-Restaurantes elencou inconsistência nos critérios de definição de Super-Restaurantes, como o percentual de pedidos atrasados. Também foi levantado a necessidade de ter mais clareza nas métricas e regras, além da impossibilidade de contestar métricas do programa.

Como solução, o grupo demandou mais clareza nas métricas e critérios do programa, permitindo a identificação dos pedidos e motivos que interferem no desempenho.

Cardápio

Sobre o cardápio, foram levantados problemas na pausa de itens, como a demora para a pausa ser realizada e a impossibilidade da pausa massiva de itens. Também foi elencado a oportunidade de termos mais recursos no aplicativo para clientes, como destaque de itens mais vendidos, novidades e ordenação de itens do cardápio.

Como solução, foi levantada a necessidade de os parceiros terem mais autonomia e recursos de automatização na pausa de itens do cardápio. Além disso, destacou-se a necessidade de ter mais recursos na configuração do cardápio no aplicativo.

O 2º encontro do programa Fórum de Restaurantes é parte de um trabalho contínuo do iFood que visa oferecer uma experiência melhor aos estabelecimentos parceiros. Ao todo, serão realizados 12 encontros para debates de dores e construções colaborativas, e reportar as atualizações das frentes de melhoria.

Quer acompanhar as próximas novidades do iFood? Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail.

Por iFood

Por iFood

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

12/04/2024

Melhoria Contínua no Atendimento do iFood: conheça o Botão de Ajuda

12/04/2024

Aprenda a técnica food porn para caprichar nas fotos de comida

11/04/2024

Feedback do cliente: saiba como tirar proveito