A Inteligência Artificial está presente no dia a dia das pessoas e empresas. Por meio de algoritmos e robôs, essa inteligência se desenvolve e entrega soluções cada vez mais eficazes. As vantagens do uso de bots é perceptível para as organizações.
A palavra “bot” é uma abreviatura para robô. São softwares preparados para executar tarefas de forma automática, repetitiva e de forma pré-determinada. Embora sua presença seja cada vez mais frequente nas ferramentas digitais, ainda há muitas questões em torno de sua utilidade.
Continue a leitura e saiba mais sobre como os bots podem ajudar na rotina do seu negócio!
O que são bots e suas funcionalidades?
Bots, normalmente, são preparados para simular, imitar ou substituir o comportamento humano.
Eles podem ser programados para agirem de maneira mais rápida do que a ação humana, acelerando o processo de aprendizado da Inteligência Artificial.
Há também alguns bots que podem promover ações negativas para a operação. Nesse caso, é preciso barrá-los, a fim de consertar a função e evitar problemas.
Como funcionam os bots?
Estima-se que, atualmente, até metade de todo o tráfego da internet é composto por bots de computadores programados para realizar determinadas funções.
Algumas funções, como a automatização do atendimento ao cliente, simulação de conversa humanizada nas redes sociais, otimização de pesquisas de conteúdos em motores de busca são exemplos de ações dos bots.
Com os bots automatizados é possível acelerar o processo de aprendizado das máquinas — chamado de machine learning. Dessa forma, é possível otimizar os processos e corrigir problemas e/ou falhas.
No caso dos bots de computadores, a sua ação acontece seguindo regras e instruções precisas. Quando ativados, eles podem se comunicar entre si ou com outros protocolos de comunicação de uma rede padrão.
Os problemáticos malwares
Malware são também conhecidos como “maus bots”. Eles carregam riscos e podem ser usados para fraudes, espionagem, interrupção e comprometimento de sites e muito mais.
Uma das maneiras mais comuns de infecções com esses bots é por meio de downloads, principalmente nas redes sociais ou mensagens de e-mails.
São mensagens suspeitas que podem fazer promessas de ganhos rápidos e fáceis. O link envolve imagens ou vídeos, com vírus e outros malware.
A infecção de um computador com um malware pode colocá-lo em uma rede de bots, com abertura para novos robôs acessarem as informações e programações da CPU. Um antivírus e o uso cuidadoso com cliques em links são maneiras de proteger desses malwares.
Quais os tipos de bots e suas aplicações?
Existem diferentes recursos que podem se beneficiar do uso dos bots. O Google, por exemplo, utiliza bots para rastrear a internet e, a partir de palavras-chave, cria um ranqueamentos de conteúdos para oferecer respostas.
Os robôs também podem trazer benefícios para a sua empresa, agilizando processos.
Bot de vendas
Os bots podem acelerar o atendimento da sua marca ao cliente. É possível usar robôs para vender pelas redes sociais, organizando interações e caminhos por meio de um chatbot.
Os bots também podem auxiliar sugerindo itens para os potenciais clientes, de acordo com seus principais interesses. A plataforma do iFood, por exemplo, apresenta aos clientes as lojas e itens mais semelhantes ao comportamento de cada usuário.
Segmentação na comunicação
É possível organizar os consumidores por listas, separando-os conforme dados específicos. Dessa forma, fica mais fácil fazer uma comunicação personalizada conforme a intenção de compra e desejo das pessoas.
Esse recurso é muito importante para e-commerce, para ter um relacionamento proativo e próximo com o cliente, entre outras estratégias.
Robôs de compra
Esses bots rastreiam os preços dos produtos em vários sites, a fim de ajudar as pessoas a encontrarem as melhores ofertas. Ele pode oferecer recomendações personalizadas por mensagens instantâneas.
Bots de monitoramento
Esses bots limitam a exposição a incidentes, para isso ele faz um exame constante nos sistemas a fim de encontrar bugs e software mal-intencionado (malware).
Eles também alertam para atividades incomuns na internet.
Quais as vantagens do uso de bots?
Com o uso adequado de bots é possível ter uma série de benefícios. Afinal, eles executam as funções de forma mais rápida do que os seres humanos, tornando ações mais dinâmicas e instantâneas.
Essa agilidade promove uma experiência positiva para os clientes, aumentando a satisfação.
Dentre as vantagens do uso de robôs estão o atendimento 24 horas, melhoria da eficiência operacional, a personalização das experiências e a redução dos custos operacionais.
Como implementar bots no seu negócio?
É possível implementar a tecnologia dos robôs no seu estabelecimento de maneira fácil e sem necessitar de grandes investimentos. Uma das maneiras mais efetivas é por meio de uma plataforma.
O chatbot da Anota AI, por exemplo, é uma ferramenta que utiliza bots para o seu desenvolvimento contínuo.
A plataforma de gestão de restaurantes otimiza os processos do seu estabelecimento a partir de atendimento automatizado e personalizado.
Todo o desenvolvimento da plataforma é estimulado por robôs que promovem contínuos testes e treinamentos a fim de fortalecer o processo de aprendizado por meio da Inteligência Artificial.
Dessa forma, a Anota AI garante uma interação especial entre o seu estabelecimento e o seu cliente. Com essa opção você pode otimizar suas vendas feitas no WhatsApp ou Instagram.
Qual é o futuro dos bots?
A Inteligência Artificial ainda tem muitos caminhos desconhecidos para a sociedade. O futuro dos bots ainda é incerto, mas os avanços podem ser percebidos em ações modernas como plataformas para fazer imagens e conteúdos por IA.
O ChatGPT, por exemplo, chamou a atenção em 2023 após elaborar construções textuais a partir de pequenas interações humanas com a plataforma.
Alguns pontos importantes para essa evolução devem ser mais interação com o cliente, ampliação do processo de humanização e personalização nas interações, maior agilidade e rapidez nas respostas automáticas.
Como aprimorar a experiência do usuário com robôs?
Os bots são excelentes para aprimorar a experiência do usuário, ajudando a personalizar e humanizar o atendimento do cliente do começo ao fim.
Baseando sua evolução pela Inteligência Artificial, os bots podem oferecer interações bem elaboradas em chats.
Por estarem 24 horas ativos, esses robôs se tornaram excelentes recursos para oferecer um retorno em tempo real e ágil para os clientes.
Entre as vantagens do uso de bots no atendimento estão: melhora na experiência do usuário, aumento do engajamento, coleta de dados sobre perfis dos clientes e muito mais.
Para contar com todos esses benefícios é preciso entender tudo sobre o funcionamento de chatbot para WhatsApp, acesse nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto.