Escutamos você e estamos melhorando as ferramentas logísticas! Em busca de oferecer uma experiência cada vez melhor a você por meio da Agenda de Melhoria Contínua, o iFood está testando a flexibilidade de definição do tempo de preparo pela própria loja parceira.
Essa atualização proporciona mais autonomia e flexibilidade, permitindo ajustar o tempo conforme as demandas específicas do seu negócio. Trata-se de uma excelente oportunidade para personalizar e melhorar a eficiência das suas operações de entrega.
Descubra como definir o tempo de preparo da sua loja no iFood e otimize suas operações de delivery!
Como a IA determina meu tempo de preparo?
O tempo de preparo é, atualmente, definido de maneira diferente para restaurantes com plano Básico e restaurantes com plano Entrega. Isso porque cada um dos planos oferece operações logísticas diferentes.
Os restaurantes com o plano Básico, precisam editar o tempo de preparo manualmente e não contam com a Inteligência Artificial do iFood nessa tarefa.
Já as lojas com o plano Entrega, têm o tempo de preparo definido pela Inteligência Artificial do iFood.
Ou seja, a partir das entregas já feitas, a ferramenta entende o tempo médio de preparo do restaurante e aloca a pessoa entregadora no tempo previsto para iniciar a rota de entrega.
Quais mudanças podem ser feitas a partir de agora?
Embora o tempo de preparo definido pela IA seja útil, alguns negócios podem preferir definir esse tempo manualmente.
Por exemplo, se muitos entregadores estiverem esperando na loja ou se os pedidos aguardarem muito tempo pela chegada do entregador, é hora de considerar uma alteração no tempo de preparo.
Por isso, o iFood está oferecendo uma nova opção para os parceiros: a possibilidade de definir o próprio tempo de preparo da loja.
Isso significa que você terá mais controle sobre o tempo necessário para preparar os pedidos, permitindo ajustes conforme as demandas do seu negócio.
Como configurar o meu tempo de preparo?
Para fazer alterações no tempo de preparo, é necessário seguir algumas etapas simples no Gestor de Pedidos do iFood:
- acesse o seu Gestor de Pedidos;
- vá em Ajustes;
- Gestão de Lojas;
- Seção de Preparo;
- adicione ou reduza o seu tempo de preparo.
Como saber se determinei um bom tempo de preparo?
Determinar um tempo de preparo adequado requer autonomia e responsabilidade.
Caso muitos entregadores fiquem esperando pelos pedidos, é um sinal de que seu tempo de preparo não está equilibrado, sendo necessário aumentá-lo. Nesse caso, é importante saber que a loja pode ser fechada no iFood em caso de muitos entregadores esperando, o que significa que o ajuste precisa ser feito nos tempos da operação.
Por outro lado, se os pedidos aguardarem muito tempo no balcão antes da entrega, é importante reduzir o tempo de preparo para que o entregador seja alocado mais rapidamente. Mas, cuidado ao reduzir para um tempo que seja inviável para a operação, ok?
Ajustar o tempo de preparo no iFood permite que você otimize suas operações, garanta a agilidade dos pedidos, além de oferecer uma experiência de entrega mais eficiente para seus clientes. Portanto, experimente diferentes configurações para encontrar o equilíbrio ideal que atenda às demandas da sua loja.
É importante saber que, ao atualizar seu tempo de preparo, o sistema do iFood leva um tempo para ajustar todos os seus parâmetros para adiantar ou postergar a entrega.
Aproveite a visita no blog e acompanhe agora mesmo o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma!