Investir em eficiência operacional não é uma preocupação apenas para grandes organizações. Ao conhecer as vantagens dessa iniciativa, você vai perceber como ela também é importante para os negócios de delivery. Ao focar a otimização da rotina do negócio, é possível tornar a produção ainda mais eficiente e melhorar a experiência dos clientes.
Para quem trabalha com alimentação, a importância de garantir a pontualidade, a qualidade e a eficiência nas entregas só aumenta. A partir disso, é possível construir uma boa reputação no mercado e oferecer a melhor experiência para os clientes.
Mas o que pode ser feito para alcançar a eficiência operacional no delivery? O iFood e a Taíne Hoffmann, formada em Administração de Empresas, trazem dicas de ouro para você. Acompanhe!
Sistema de gestão integrada
Fazer todo o gerenciamento dos pedidos, estoque, dados dos clientes e fornecedores em um só lugar vai facilitar a rotina de trabalho do seu negócio. É por isso que contar com o apoio de um sistema de gestão integrada é um dos primeiros passos para investir em eficiência operacional.
Para isso, nada melhor do optar por um sistema desenvolvido por uma empresa confiável, que ofereça as funcionalidades que o seu negócio precisa no dia a dia. Taíne complementa que, “quanto mais informatizados forem os processos e mais integrados eles estiverem, melhor. Um sistema de gestão de estoque integrado ao aplicativo de pedidos, por exemplo, pode ser a solução para lidar com demandas variáveis.”
A administradora ressalta mais um detalhe importante sobre o uso de um software de gerenciamento integrado: “à medida que o volume de pedidos aumenta, também aumenta a complexidade da gestão. Erros no pedido podem levar a refeições erradas sendo entregues, o que frustra os clientes e gera custos adicionais com re-entregas ou reembolsos. Então, implementar um sistema eficiente de gestão de pedidos que minimize erros é fundamental.”
Rastreamento em tempo real
Quer mais um exemplo de estratégia para delivery que aumenta a eficiência operacional? O rastreamento em tempo real! Compartilhar os dados de localização atualizados com os clientes ajuda a mantê-los informados sobre o processo de entrega.
É uma informação fácil de compartilhar pelo aplicativo que vai facilitar a identificação do momento de entrega. Com isso, os clientes conseguem chegar ao portão ou à portaria mais cedo, diminuindo o tempo de espera do entregador. Esse simples detalhe já auxilia na otimização da entrega, principalmente quando existem muitos pedidos ou agendamentos.
Aqui no iFood, os Parceiros que optam pela logística iFood permitem que seus clientes acompanhem suas respectivas entregas em tempo real.
Otimização das rotas
Por falar nisso, saber como traçar os melhores caminhos para entregar os pedidos aos clientes faz toda a diferença na eficiência operacional. Taíne dá a dica de utilizar o melhor da tecnologia para escolher as rotas. Desse modo, é possível fazer a entrega pelos trajetos mais otimizados, com menos congestionamento e mais agilidade.
Vale a pena ressaltar que a otimização das rotas não é vantajosa apenas para fazer entregas mais rápidas e evitar atrasos. “Isso diminui o tempo de deslocamento e os custos com combustível e manutenção de veículos, menciona Taíne.
Gestão de estoque
Se o objetivo é cuidar da eficiência operacional, dar uma atenção especial para o estoque se torna fundamental. Isso porque, se o estabelecimento não conta com todos os ingredientes necessários para as receitas do cardápio, as chances de perdas de oportunidades, pedidos e clientes são maiores.
Pior ainda é manter um item no cardápio que não tem estoque suficiente para atender a demanda de pedidos. Nesse caso, é necessário cancelar ou entrar em contato com o cliente para oferecer uma alternativa, o que pode causar a sua insatisfação.
Por essa razão, é importante manter o controle do estoque. Ter parâmetros rigorosos para acompanhar as entradas e as saídas dos ingredientes vai ajudar nas compras com os fornecedores.
Além disso, com uma gestão eficiente de estoque, é possível manter os ingredientes frescos na dispensa, favorecendo a qualidade dos pratos. Outro ponto positivo é a oportunidade de usar estratégias para reduzir desperdícios e, consequentemente, custos desnecessários no negócio.
Padronização
A padronização é excelente para a otimização de recursos e processos. Isso porque permite a automatização de tarefas, redução de tempo de replanejamento e aumento da produtividade organizacional.
Quando o assunto é delivery, definir alguns padrões para a cozinha, a gestão de estoque, o planejamento das rotas e o controle dos pedidos vai facilitar todo o trabalho da equipe. Essa padronização tem ainda mais impacto em dias ou períodos mais movimentados, em que a demanda aumenta e o trabalho é mais intenso no negócio.
Com os processos organizados e conhecidos por todos os profissionais, é possível manter uma rotina fluida, priorizando a eficiência empresarial. Assim, os pedidos chegam aos clientes com menos incidência de erro e mais qualidade.
Treinamento da equipe
Preparar o seu time de funcionários nunca será um desperdício de tempo ou de dinheiro. Na verdade, o treinamento da equipe é uma maneira de investir na eficiência de recursos e otimização de processos do seu negócio.
Quando todos os profissionais conhecem os processos que devem ser realizados e sabem quais são ferramentas para otimizá-los, a rotina flui com mais produtividade. Na prática, é possível diminuir erros, evitar a sobrecarga dos funcionários e contar com a redução de custos por retrabalho ou desperdícios.
Parcerias
Parcerias de qualidade também fazem toda a diferença para conquistar a melhoria contínua no seu negócio. Ter contato com empresas que também estão focadas no aumento do desempenho operacional e oferecem recursos complementares às ferramentas do seu negócio só agrega valor à sua marca no mercado.
O iFood é um grande parceiro dos negócios de delivery, uma vez que oferece uma plataforma completa para fazer a gestão dos pedidos. Com um dos aplicativos mais queridos do Brasil, é possível melhorar a visibilidade, o faturamento e o crescimento no mercado de maneira prática e eficiente.
Agora, sim, você tem inúmeros recursos para investir cada vez mais em eficiência operacional e entregar melhores resultados em produção e entrega. Com estratégias eficientes, é possível transformar toda a rotina do negócio e aprimorar a experiência do cliente, favorecendo a competitividade da sua marca.
Curtiu as dicas? Conheça as vantagens da parceria com o iFood e veja o seu negócio crescer cada vez mais!
3 respostas
Gostaria de saber detalhes sobre gestão.
Sou cliente de vocês e gostaria de saber como aumentar as vendas pelo app, pois não tem quase nenhuma visualização do nosso comércio em seu aplicativo.
Oi Gabriela, tudo bem? Esperamos que sim! Nós preparamos um e-book com várias dicas do João do Delivery para você aumentar as suas vendas com iFood. Acesse esse link https://blog-parceiros.ifood.com.br/materiais-gratuitos/funil-de-vendas/ e confira! Depois, volta aqui e comenta o que você achou!