Como evitar pedidos cancelados por atraso na entrega própria

Evite cancelamentos por atraso nas suas entregas próprias! Descubra as ferramentas para uma operação mais eficiente e satisfação do cliente.

Você que administra sua própria entrega, tem problemas com atraso de pedidos? Na rotina de um delivery, os cancelamentos por atraso podem impactar negativamente a reputação do estabelecimento.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Mas a boa notícia é que o iFood disponibiliza uma variedade de ferramentas eficazes para evitar cancelamentos por atraso, cobrindo desde os momentos anteriores à entrega até situações pós-entrega.

Continue a leitura e saiba como evitar pedidos cancelados por atraso na entrega própria!

Quando acontece o cancelamento por atraso?

O cancelamento por atraso ocorre quando o tempo de preparo se estende, aumentando o período de espera para os entregadores. Essa demora afeta diretamente a experiência do cliente, resultando em entregas fora do prazo estabelecido. 

Mas saiba que o impacto negativo dessas situações pode ser evitado com estratégias eficazes de gestão.

Como prevenir? (antes da entrega)

Não é segredo para ninguém que a rotina de um delivery é bem corrida e pode causar imprevistos, especialmente antes da entrega. Conheça as ferramentas oferecidas pelo iFood criadas para evitar esse tipo de problema!

Use o Botão Despacho

O Botão Despacho fica disponível no Gestor de Pedidos, dentro dos detalhes do pedido e deve ser acionado quando o pedido for enviado ao cliente por meio da pessoa entregadora da sua loja. Ao acionar esse botão, o cliente tem visibilidade de que o pedido já saiu da sua loja e está a caminho do local indicado no momento da compra.

Para usar o botão é bem simples: clique no pedido em questão no Gestor de Pedidos e, em seguida, selecione o botão “Despachar pedido”.

Um detalhe importante é que o Gestor de Pedidos ajuda o parceiro a lembrar de despachar o pedido. Quando estiver se aproximando do tempo do pedido, é possível visualizar uma notificação na ferramenta solicitando a confirmação do despacho.

Com a notificação, você pode informar com um clique rápido se o pedido já foi enviado, ou pode também informar que precisará de mais tempo para concluir. Assim você garante uma comunicação ainda mais transparente com seu cliente, oferecendo visibilidade sobre toda a jornada do pedido.

Atenção: o Botão Despacho só pode ser utilizado quando o pedido estiver saindo!

Ajuste seu tempo de entrega em massa

Também é possível prevenir cancelamentos por atraso ajustando seu tempo de entrega. Está chovendo? Sua operação está mais cheia que o normal? Está com o quadro de funcionários reduzidos? Essa funcionalidade é para você.

Basta configurar o tempo dentro do Portal do Parceiro em “Áreas de entrega” e ajustar esse tempo conforme a necessidade da sua operação.

Desde janeiro de 2024, com um só clique, você pode aumentar todos os seus tempos em cada distância de entrega de uma vez. Apertou, e considera-se o aumento para todas as distâncias. É importante lembrar que, no tempo cadastrado, você já deve levar em consideração o tempo de preparo do pedido, além do tempo da entrega.

Pause a loja

Pause a loja com a pausa programada. Essa funcionalidade fica disponível no Portal do Parceiro, e lá você pode configurar o período em que sua loja ficará fechada no aplicativo.

Durante o período escolhido, sua loja aparecerá fechada para os clientes e não poderá receber novos pedidos. Isso previne que sua loja tenha pedidos cancelados por falta de confirmação ou atraso.

Você pode utilizar a pausa programada em situações diversas, como datas comemorativas ou por outros motivos que façam sentido para você. Vale muito a pena fazer a pausa programada nos feriados de Natal, ano novo e Páscoa, por exemplo.

Ao realizar a pausa, você insere o intervalo de data e horário que sua loja deverá ficar fechada no aplicativo, evitando que os pedidos cheguem.

Utilize os alertas sonoros

Você também pode evitar o cancelamento de pedidos utilizando o alerta sonoro para gerar atenção e ajudar na organização.

Quando a loja parceira recebe um pedido pelo Gestor de Pedidos do iFood, é necessário aceitá-lo dentro do prazo de cinco minutos. No entanto, na correria do dia a dia, isso sempre é possível. 

O alerta sonoro do Gestor de Pedidos ajuda exatamente nesses casos, alertando com um toque sonoro ao receber um pedido, garantindo que não seja perdido.  

Para habilitar os alertas sonoros no Gestor de Pedidos é simples e rápido:

  • acesse o Gestor de Pedidos;
  • clique em ajustes, no menu lateral esquerdo;
  • clique em Alertas de som;
  • clique em habilitar alerta de pedido recebido.

Como evitar durante a entrega?

Durante a entrega de um pedido, também é necessário que a loja parceira esteja preparada para enfrentar qualquer tipo de imprevisto. Nesse caso, o iFood oferece ferramentas eficazes com a função de amparar a loja parceira. Entenda mais!

Confirmação de entrega

A confirmação de entrega é ferramenta responsável por firmar um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo

Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes. 

Para fazer a confirmação de entrega, basta acessar este link. Você pode encontrá-lo também no Gestor de Pedidos, dentro dos detalhes do pedido. Compartilhe o link com a pessoa entregadora do seu restaurante.

O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.

Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa.

Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.

Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.

Chat com o cliente

Você também pode conversar com o cliente em casos de atraso na operação e tentar chegar a um consenso e evitar o cancelamento. Isso é possível com o Chat iFood

Ele pode ser acessado no Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Esteja aberto ao diálogo com o cliente. Disponibilize-se para esclarecer dúvidas, oferecer soluções e, se possível, apresentar compensações pelo transtorno. 

Negocie o atraso com o cliente

Em casos de pedido atrasado, o cliente poderá solicitar uma nova previsão de entrega via app e você receberá essa solicitação via Gestor de Pedidos.

Com 5 minutos para responder, caso tope, o cliente será avisado sobre o novo tempo e poderá seguir ou não com a espera. Caso concorde, o tempo será atualizado. As lojas que utilizaram já reduziram em 20% os cancelamentos por atraso.

Evitar o cancelamento por atraso é essencial para manter a satisfação do cliente e manter a reputação do estabelecimento. Ao implementar essas estratégias, sua loja estará mais preparada para oferecer uma experiência positiva aos clientes e evitar cancelamentos indesejados.

Aproveite a visita no blog e conheça a nova política de cancelamento iFood!

Por iFood

Por iFood

10 respostas

  1. Por favor, fiz algo errado no meu contrato e o nome está aparecendo no ifood como FM.
    O nome correto é FATTO A MANO.
    Preciso fazer alteração urgente.
    Aguardo retorno

    1. Oi Márcia. Você consegue alterar pelo Portal do Parceiro, mas caso precise temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  2. Não tenho obtido vendas, tentei participar de algumas promoções mas em um pedido de 30 reais recebi 0,99 centavos, aí não dá praticamente pagando para trabalhar

  3. A cliente fez um pedido, mas marcou o número da casa errado. Houve um atraso por isso ,porém foi entregue.

    DEPOIS DE 3 HORAS, A CLIENTE CANCELOU O PEDIDO E O IFOOD NÃO ME DEU A CONDIÇÃO DE CONTESTAÇÃO.

    FIQUEI NO PREJUÍZO.

    1. Oi, Epaminondas! Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Iniciar atendimento”. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

15/06/2024

Aumente o faturamento: 5 estratégias de vendas para aplicar no deli...

14/06/2024

Fluxo de caixa: o que é e como aplicá-lo no seu estabelecimento!

13/06/2024

Conheça as principais frentes de atuação do Compromisso para 2024