Uma gestão do negócio eficiente passa pelo cumprimento de metas. Por isso, saber o que é metodologia SMART é um bom começo, já que ela é uma ferramenta amplamente utilizada no contexto empresarial e empreendedor.
Criada pelo consultor George T. Doran, na década de 1980, “SMART” significa inteligente em inglês. Assim, cada letra corresponde a um componente, que é usado para obter uma visão clara e organizar etapas, a fim de atingir um objetivo.
A seguir, entenda cada uma dessas estruturas da metodologia para um planejamento SMART eficiente em sua empresa. Boa leitura!
Específico – S
Segundo José Roberto Marques, do Instituto Brasileiro de Coaching, existe algo que as pessoas misturam muito:
Outra confusão bastante comum é colocar tarefas como metas ou dizer que buscará e adquirirá mais conhecimentos para a empresa. Por isso, antes de estipular metas é importante que gestores, líderes, executivos entendam que o conceito de metas vai muito além de tarefas e desejos.
Com base nessa ideia, a primeira estrutura da metodologia se torna ainda mais relevante. Ou seja, os objetivos SMART devem ser específicos para que se tornem claros e sem margem para outras interpretações.
Por exemplo, na hora da definição de metas SMART, em vez de trabalhar com a ideia de “no próximo ano quero aumentar meus lucros”, o objetivo deve ser direcionado para algo mais preciso, como “no primeiro bimestre, quero aumentar os lucros em 10%.”
Mensurável — M
Além das metas específicas, também é necessário buscar por metas mensuráveis. Assim, é importante levantar os KPIs corretos, que ajudam a estabelecer a viabilidade da meta por meio de dados que podem ser medidos. Por exemplo, número de vendas, quantidade de leads, custo de produção etc.
Alcançável — A
Ao aprender o que é metodologia SMART, uma das estruturas que exigem mais atenção é o conceito de metas alcançáveis. Aqui, é necessário ter uma visão mais realista sobre o negócio para saber se elas são possíveis. Do contrário, serão muito difíceis de alcançar no momento determinado, o que gera frustração e investimentos perdidos.
Para ajudar nessa parte, vale a pena contar com a ferramenta de Análise SWOT, a fim de identificar o cenário em que a empresa está e saber se, naquele contexto, a meta faz sentido.
Relevante — R
O “R” de SMART relaciona-se com metas relevantes. Ou seja, ações que devem ser alcançadas, mas que tenham um motivo de ser. Por exemplo, durante o período de pandemia, a adoção do delivery foi uma meta relevante para muitas empresas, a fim de garantir sua existência e até impulsionar o negócio.
Dessa forma, basicamente para ser relevante, a meta deve ter efeitos positivos, bem como não colocar em risco outros aspectos fundamentais da empresa, como sua saúde financeira. Além disso, precisa estar alinhada com a visão e missão da organização para fazer sentido.
Temporal —T
Por fim, também é necessário metas temporais. Afinal, toda meta deve ser cumprida dentro de um prazo, que será definido com base em sua viabilidade e alterado conforme o objetivo.
Por exemplo, em um plano de crescimento, aumentar a equipe com dois funcionários pode ser viável no próximo mês, mas adquirir uma segunda loja não. Assim, é importante ter em mente as ações que deseja realizar. Para isso, outra ferramenta de apoio é a 5W2H.
Entender o que é metodologia SMART e saber como aplicá-la é essencial para cuidar de um negócio e fazê-lo crescer. Usada em diferentes contextos, ela funciona como uma bússola, que ajuda você a definir metas realistas, com base em suas cinco estruturas. Seguindo-as, é possível mensurar resultados e planejar com mais segurança os passos da empresa, a fim de alcançar o sucesso.
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