Gestão por competência: saiba como implementar no seu negócio

Saiba o que é gestão por competência e entenda como essa metodologia pode ajudar a melhorar sua operação e a satisfação da equipe!

Você já parou para pensar na possibilidade de que as competências individuais de cada colaborador possam andar em conjunto com os objetivos da empresa? A gestão por competência surge nesse cenário como um método de avaliação de desempenho.

A evolução tecnológica mudou todo o mercado e, por isso, o setor de Recursos Humanos precisou acompanhar as mudanças e se reinventar cada vez mais. A cultura organizacional é um exemplo dessa transformação, que busca mudar as práticas de uma empresa em relação aos seus colaboradores e clientes. Esse tipo de gestão foca no bem-estar da equipe e os motiva constantemente para gerar resultados positivos para a organização.

Para desenvolver habilidades de gestão de pessoas, vale a pena implementar processos de gestão por competências. Continue a leitura e conheça suas vantagens!

O que é gestão por competência?

A gestão por competência é um método utilizado pela equipe de Recursos Humanos, cujo objetivo é desenvolver os colaboradores de uma instituição. A competência pode ser identificada pela sigla CHA, que é a divisão em três elementos: Conhecimento; Habilidade e Atitude. 

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Conhecimento e habilidade são atributos técnicos e são chamados como hard skills; enquanto a atitude é uma característica comportamental e individual, conhecida como soft skills.

A gestão por competência influencia na produtividade e desenvoltura do colaborador e da equipe. Ela busca entender os pontos positivos e negativos de uma pessoa, para poder direcioná-la a uma função em que seu desempenho se destaque e traga melhores resultados.

O que são as competências?

Popularmente falando, uma pessoa competente consegue solucionar determinado problema. Mas a competência não se limita somente a isso, seria vago demais.

As competências têm diversas características. Confira as principais competências comportamentais e técnicas na equipe do seu negócio!

Competência Técnica

A parte técnica está relacionada com a capacitação e a experiência. São conhecimentos adquiridos por meio de treinamentos, cursos, mentorias, leituras e muitos outros. 

As competências técnicas são aquelas essenciais e específicas no dia a dia de um profissional e precisam de treinamento e desenvolvimento.

Competência Comportamental

As competências comportamentais referem-se às habilidades individuais. Elas se relacionam com outras competências e lida com os desafios que aparecem no cotidiano. São as competências comportamentais que norteiam o profissional a aplicar seus conhecimentos práticos.

As habilidades comportamentais são competências essenciais para o bom relacionamento no trabalho. Além disso, podem ser desenvolvidas a qualquer momento da vida, mas é preciso dedicação e humildade para aprender a deixar velhos hábitos para trás.

Competência Funcional

Já as competências funcionais fazem parte das competências necessárias ao desempenho de um profissional em cada função e tendem a ser variáveis devido à grande variedade de cargos que uma empresa pode ter.

Para atuar com um cozinheiro profissional, por exemplo, é preciso ter bom domínio de técnicas e conhecimento dos utensílios do dia a dia. Já o profissional do atendimento deve ter um bom relacionamento e boas habilidades de comunicação.

Quais as vantagens da gestão por competência?

A gestão por competência pode contribuir em muitos sentidos para um negócio. Entre os benefícios, o que mais se destaca é o aumento de produtividade e a redução de erros operacionais.

Quando não se tem noção de quais competências um colaborador se encaixa melhor, muitas das vezes a empresa acaba investindo em um treinamento que não vai agregar tanto para um indivíduo em relação a outro, gerando desperdício de investimento financeiro e tempo.

Ao aplicar uma gestão por competência, pode-se adequar cada função na empresa conforme o perfil. Quando o profissional se sente confortável exercendo alguma função, ele motiva a si mesmo e os colegas, aumentando a satisfação e produtividade de todos os colaboradores.

Além disso, a gestão por competências atribui outros ganhos ao negócio, como:

  • fortalecimento da comunicação dentro da empresa;
  • desenvolvimento das habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores;
  • engajamento e adesão dos profissionais à cultura da empresa;
  • redução na rotatividade de funcionários;
  • direcionamento de esforços;
  • planejamento de talentos;
  • valorização do profissional e seus serviços;
  • aumenta a receptividade e a troca de feedbacks;
  • eficiência operacional;
  • transparência;
  • evolução e desenvolvimento de liderança;
  • ambiente saudável e flexível;
  • aumento na efetividade e poder de tomada de decisões;

Como implementar a gestão por competência?

Antes de implementar a gestão de competência na empresa, é importante que a gestão de pessoas e a gestão estratégica estejam alinhadas na hora de definir o perfil ideal e quais competências (CHA) melhor se adaptem ao profissional.

Aumente a competitividade ao definir níveis de competência e selecionar os valores para exercer cada função. Partindo disso, o processo de delimitação do perfil ideal será otimizado e o gestor poderá observar onde o profissional se destaca e onde não, possibilitando até uma realocação de função.

A estratégia vai além das etapas de contratação. Ela pode ser aplicada nas equipes e colaboradores já pertencentes à empresa. Ações de especialização e capacitação podem ser aplicadas a esses membros do time, contribuindo para a qualificação de cada um.

É imprescindível o monitoramento de todas as etapas e o acompanhamento do desenvolvimento dos novos membros da equipe, além do aprimoramento dos mais antigos. Estar de olho nas métricas de desempenho é essencial para o sucesso desse projeto e impacta significativamente nas decisões futuras.

Um fator muito importante antes, durante e depois da implementação da gestão por competência, é a transparência. Ter clareza diante dos outros setores valoriza o trabalho em equipe e garante a entrega de resultados.

As habilidades da sua equipe podem ser um diferencial competitivo do seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Confira este post e saiba como identificar seu diferencial competitivo.

3 respostas

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