Como gerar tráfego orgânico nas redes sociais

Saiba como gerar tráfego orgânico nas redes sociais. Faça com que sua audiência chegue de forma espontânea até você!

Gerar tráfego orgânico nas redes sociais é uma forma de atrair os clientes sem investir financeiramente no impulsionamento dos seus conteúdos. Por dia, o brasileiro costuma passar 3 horas e 42 minutos nas redes sociais — o que destaca que o poder desse canal para se comunicar com diferentes pessoas e tornar sua marca mais conhecida.

Gerar tráfego orgânico significa atrair pessoas para as suas redes sociais de forma espontânea. Para isso acontecer, você pode adotar diferentes boas práticas no perfil do seu negócio. É uma forma vantajosa porque, além de não demandar um investimento financeiro, você tende a atrair potenciais clientes mais qualificados para se tornarem admiradores da sua marca.

tráfego orgânico nas redes sociais

Quer saber mais sobre tráfego orgânico? Confira as dicas do Dellamarque sobre o assunto e saiba como otimizar as redes sociais do seu negócio!

Crie uma conta comercial

Primeiramente, você precisa que a plataforma de redes sociais entenda que a sua conta tem fins comerciais. Só essa mudança já ajuda para que o algoritmo dê maior visibilidade para os seus conteúdos em comparação às contas pessoais, aumentando sua divulgação orgânica.

Defina uma linha editorial

Muitos donos de restaurantes passam por aquele momento em que há um certo bloqueio para criação de conteúdos que engajem os seguidores. Definir uma linha editorial pode ajudar muito nisso.

Você pode criar um calendário editorial em que apresente conteúdos em determinadas linhas, para dias específicos da semana. Por exemplo, segunda-feira pode ser o dia de bastidores de reposição do estoque ou teste de receitas novas.

Algumas ideias de linha editorial interessantes para restaurantes são:

  • bastidores;
  • promoções;
  • curiosidades (bem interessante para restaurantes temáticos);
  • dicas de harmonização;
  • posts de engajamento (por exemplo, debates entre dois pratos, ou para que seus seguidores deixem qual é o seu prato preferido, entre outros).

Poste próximo do seu horário de funcionamento

Uma das formas mais importantes para garantir maior sucesso é postar dentro do seu horário de funcionamento. Lembre-se de que um post dura em média de 3 a 4 horas. Portanto, busque criar suas publicações próximo do seu horário de funcionamento.

Use #hashtags e geolocalização nas publicações

O uso de hashtags que estejam alinhadas com o seu negócio permite aumentar consideravelmente o desempenho do perfil. Assim o conteúdo aparece para pessoas que tenham interesse no tema ou que sigam essa hashtag. Para isso, escolha aquelas que, de fato, interessem seu público.

Introduzir a geolocalização nas publicações também ajuda para ela aparecer às pessoas próximas na região. Os algoritmos fazem isso, justamente, como uma forma de aumentar o interesse em determinado conteúdo.

Interaja com o público

Alcançar divulgação orgânica envolve, também, criar um relacionamento com seu público. Com isso, eles se sentirão mais motivados a participarem das suas publicações. Suas interações devem trazer sensações de pertencimento e incentivarem as pessoas a participarem no dia a dia.

Uma das ações mais interessantes é compartilhar alguns posts dos seus usuários que marquem a página. Seus clientes, muitas vezes, querem se sentir vistos e queridos pelos restaurantes que gostam e essa é uma forma de incentivar essa movimentação deles e, justamente, é uma estratégia de tráfego orgânico.

Quanto mais pessoas marcando seu negócio em suas publicações, mais o algoritmo reconhece seu negócio como relevante para outros usuários.

Além disso, não deixe de responder os comentários e mensagens diretas, criando uma conexão próxima com o público. Crie também conteúdos interativos, como enquetes e caixas de perguntas, motivando os seguidores a conectarem com seu perfil.

Construa um bom perfil

Um feed atrativo é como um bom cartão de visitas. Se ele for muito confuso, sem informações claras, as pessoas podem não se sentirem motivadas a seguir e interagir. Saiba como ter um bom perfil!

Escolha um nome de usuário fácil

Utilize um nome de usuário para o seu perfil que seja fácil de ser lembrado. Vale a pena também evitar caracteres especiais. Assim, as pessoas que buscarem pelo seu negócio nas redes sociais vão encontrar o perfil com mais facilidade.

Tenha um título estratégico

O título do seu perfil deve ser construído de forma estratégica, para que a pessoa identifique imediatamente o que você oferece. Uma dica é colocar o nome da sua marca e, logo ao lado, o nicho de mercado que você atua, como: Nome do Restaurante | Comida Mineira.

Escreva uma boa bio

A bio é uma pequena descrição que fala muito sobre o seu restaurante. Esse espaço deve ser construído de forma estratégica, e deve mostrar autoridade aos seguidores.

Você pode colocar algum prêmio ou reconhecimento do seu negócio, por exemplo, ou até colocar curiosidades relevantes sobre o seu cardápio. No final da bio, não deixe de chamar o público para alguma ação, como conhecer o seu cardápio.

Para terminar a bio, coloque um link para direcionar o seguidor para o seu WhatsApp Business. O que vai fazer o seu delivery realmente crescer com consistência é a quantidade de contatos que você tem.

Depois que essas pessoas chegarem ao seu WhatsApp, você pode direcionar elas para o seu site próprio ou o link do Cardápio Digital do seu negócio.

Use uma foto de perfil de fácil identificação

Lembre-se de que o seu público liga-se afetivamente com a logo do seu negócio. Por isso, ao inserir sua logo na foto de perfil, você promove uma fácil identificação e permite que a pessoa reconheça rapidamente quando visualizar.

Mantenha um padrão de cores no feed

Dentro do que é considerado um padrão de marca, ter um padrão de cores no feed (que remeta à identidade do seu negócio) também favorece o reconhecimento do usuário, que prestará mais atenção no conteúdo quando ele surgir e poderá interagir. Essa é uma das formas que você precisa saber sobre como gerar tráfego orgânico.

Explore os formatos

Os algoritmos de tempos em tempos priorizam determinados modelos de conteúdos em relação a outros. Por isso, explore os diferentes formatos, que poderá aumentar suas chances de sucesso nas estratégias de tráfego orgânico:

Estão entre os tipos que você pode explorar no seu dia a dia:

  • Reels;
  • carrossel;
  • destaques;
  • stories;
  • lives.

Aproveite as funcionalidades

A plataforma do Instagram permite, também, uma série de ferramentas que podem ajudar, inclusive, a potencializar o engajamento e permitir melhores resultados, pois convida seu público a responder e conversar com a página.

Utilizá-las de forma criativa pode trazer sucesso para sua estratégia! Confira algumas funcionalidades disponíveis:

  • enquetes;
  • caixa de perguntas;
  • teste de certo e errado;
  • ferramenta “sua vez”;
  • contagem regressiva.

Outra ferramenta muito importante são os dados demográficos da conta comercial. Por meio das informações disponibilizadas, é possível entender melhor quem é o seu público-alvo!

Faça conteúdos engajantes

Uma estratégia que ajuda bastante na divulgação orgânica é criar conteúdos engajantes, ou seja, que estimulem seus usuários a interagirem com a publicação. Algumas dicas para isso são:

  • crie enquetes entre dois tipos de prato;
  • ofereça cupons de desconto por meio do engajamento;
  • crie promoções que estimulem o engajamento;
  • peça opinião dos usuários sobre determinados pratos, entre outros.

Crie chamadas para ação

O seu público precisa ser engajado a interagir com o seu conteúdo. Por isso, sempre prepare posts que incentivem os CTAs (Call to Actions ou, em português, o “chamadas para ação”). Alguns dos tipos principais que são utilizados para este fim são:

  • conheça o cardápio;
  • aproveite a promoção;
  • não perca o combo;
  • aproveite as últimas unidades;
  • garanta já o seu,

Gerar tráfego orgânico é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio sem precisar investir dinheiro em anúncio. Com as estratégias corretas, é possível potencializar as chances de alcançar um maior público.

Quer mais uma dica para potencializar sua estratégia de Marketing Digital? Leia este post e saiba como fazer segmentação de público!

Picture of Por Marcos Dellamarque

Por Marcos Dellamarque

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12 respostas

    1. Oi, Alexandre! Vamos te ajudar com isso, ok? Acesse nosso site de cadastro (https://parceiros.ifood.com.br) e clique no botão flutuante no canto inferior direito da sua tela. Agora, indique se é restaurante ou mercado, gire a seta até “Dúvidas e Soluções” e selecione “Dificuldades no site”. Depois disso, é só seguir as instruções que aparecem. Se tiver mais alguma dúvida, pode comentar. 😉

    1. Demais, né Rafael? ? Não deixe de acompanhar a gente para receber mais dicas importantes para o seu negócio.

    1. Imagina, Maiara! ? Não deixe de acompanhar a gente para receber mais dicas importantes para o seu negócio.

    1. Carlos, ficamos muito felizes por ajudá-lo com informações sobre o seu negócio! Não deixe de acompanhar a gente para ter sempre dicas como essa, combinado? ?

  1. I’ll right away grab your rss as I can’t find your e-mail subscription link or newsletter service. Do you’ve any? Kindly let me know so that I could subscribe. Thanks.

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