11 ideias de conteúdos para Instagram

Descubra como engajar sua audiência e atrair clientes com esses 11 conteúdos para Instagram!

Muitos empreendedores não sabem como aproveitar as redes sociais para aumentar os resultados de seus negócios. Afinal, desde fazer um calendário de postagens até escolher os melhores conteúdos para Instagram, manter os seguidores engajados exige tempo e conhecimento que nem todos têm disponíveis.

Visto que o Brasil já conta com mais de 119 milhões de usuários somente nessa plataforma, não é viável ignorar seu potencial. Portanto, quem quer usufruir de uma audiência tão grande para vender precisa aprender a gerenciar o Instagram.

Para inspirar, economizar tempo e auxiliar na sua produção de conteúdo, confira 11 ideias do que postar!

1. Grave Reels

Os vídeos curtos do TikTok são uma forma rápida e dinâmica de consumir informações. Por isso, esse formato está impactando outras redes sociais e até fez com que os conteúdos para Instagram precisassem ser adaptados.

Nesse contexto surgiu o Reels. Com no máximo 1 minuto de duração, essas postagens têm a sua entrega favorecida em comparação com posts estáticos no feed, por exemplo.

No ramo alimentício, há diversas possibilidades de uso do Reels. Esse modelo permite apresentar reações de clientes provando um prato, dicas de preparos, situações inusitadas, membros da equipe, mudanças no cardápio etc.

2. Poste Stories diariamente

Outro formato que se destaca entre os conteúdos para Instagram, pela alta frequência com que a audiência visualiza, são os Stories. Assim, postá-los diariamente serve para atrair a atenção, aumentar o alcance da empresa e se aproximar do público.

Algumas ideias são vídeos do que está acontecendo agora — um preparo de prato ou curiosidades da rotina, compartilhamentos de publicações de clientes que marcaram o estabelecimento em seus posts e detalhes de receitas, como a origem de um prato ou curiosidades sobre os ingredientes utilizados no preparo.

3. Abra caixas de perguntas

É possível que os clientes tenham dúvidas sobre o que desejam comprar. Se precisarem se esforçar demais para tirá-las, esses consumidores podem desistir de fechar negócio.

Entre os tipos de conteúdos para Instagram, as caixas de perguntas — que ficam dentro dos Stories — são ideais para tais demandas. Por meio delas, é viável descobrir o que não está claro em sua comunicação e ainda ter uma base para criar novas postagens que respondam às questões levantadas.

4. Mostre os bastidores da cozinha

Alguns usuários de redes sociais não gostam de postagens superproduzidas. Para atrair esses perfis, o ideal é seguir uma linha mais espontânea. Quem cozinha tem a possibilidade de mostrar os bastidores de pratos e receitas.

Tornar público o dia a dia de trabalho gera aproximação com a audiência, humaniza os conteúdos, passa uma imagem de transparência sobre o local, promove um sentimento de confiança e ajuda a educar os clientes acerca dos diferenciais do seu negócio.

5. Faça enquetes

As enquetes — também ficam dentro dos Stories — são outro formato interativo de conteúdos para o Instagram capaz de ampliar o engajamento. Elas ainda permitem obter informações relevantes para melhor direcionar as ações do negócio.

Por exemplo, pizzarias, lojas de sucos ou sorveterias podem lançar mão delas para escolher novos sabores. Também é possível descobrir qual dos itens do cardápio do delivery seus seguidores gostariam que estivesse em promoção. 

6. Conte novidades do cardápio

Colocar o cardápio como a estrela de vários formatos de conteúdos para o Instagram é uma boa estratégia para estabelecimentos alimentícios. Mais que uma publicidade dos produtos, fazer isso permite destacar diferenciais e atrair o perfil certo de clientes.

Portanto, é importante apresentar imagens, vídeos e informações que realmente representem o que é fornecido. Aproveite para divulgar as novidades e contar detalhes sobre esses itens.

7. Tire boas fotos

Uma boa foto de comida faz qualquer um ficar com água na boca. Na internet, elas chamam a atenção dos seguidores e atraem clientes. Por isso, a qualidade das imagens nas redes sociais não deve ser ignorada. 

Do ponto de vista técnico, é importante conhecer as configurações de tamanho de vídeos e imagens, saber o básico do uso de aplicativos de edição e investir em equipamentos de qualidade (não necessariamente profissionais). Já quando se trata de ter criatividade, não deixe de caprichar em:

  • apresentar um cenário bonito;
  • garantir um visual harmonioso com boa iluminação;
  • destacar o prato.

8. Construa artes criativas

Ainda quanto aos elementos visuais, as artes para redes sociais não devem ser negligenciadas. Por meio de aplicativos específicos e gratuitos é viável construir uma composição criativa para postar.

Invista na harmonia entre os posts do perfil e na identidade de marca. Trabalhe com cores relacionadas àquelas da sua marca e invista em um design condizente com o que sua identidade deseja passar.

9. Divulgue promoções

Promoções são boas estratégias de vendas. Contudo, não basta ter itens com desconto para garantir o sucesso desse tipo de ação. Também é preciso realizar uma boa divulgação delas.

As redes sociais são um canal de amplo alcance e devem ser exploradas para contar aos seus clientes sobre as promoções a serem feitas. Tanto reduções de preços aplicadas ao cardápio quanto ações específicas para o digital, como cupons de desconto em pedidos, podem ser vinculadas aos conteúdos para o Instagram.

10. Convide a audiência para participar

No marketing digital o engajamento da audiência nos conteúdos publicados influencia a distribuição deles para mais pessoas. Melhorar o alcance dos seus posts depende de incentivar uma série de ações por parte do público, como:

  • curtir e comentar as publicações;
  • visualizar os vídeos até o fim;
  • seguir o perfil da sua empresa.

Para tanto, não basta publicar e esperar as reações. Nessa hora é necessário ser proativo e convidar o público para o engajamento. Isso pode ser feito por meio de estratégias, como:

  • atrair seguidores de outros canais para o seu Instagram por meio de curtidas e comentários;
  • usar hashtags nas legendas para facilitar as buscas e aumentar o alcance;
  • sugerir compartilhamento.

11. Chame os clientes para comprar

As legendas têm um papel central na hora de transformar seguidores em compradores. Enquanto alguns conteúdos para Instagram apresentam foco informativo e podem ser acompanhados de textos mais longos, esse tipo de postagem exige objetividade. 

Isso não significa encurtar parágrafos e eliminar frases sem critério, deixando pontos importantes de fora. Trata-se de propor uma ação clara e atrativa, que leve o cliente ao canal de vendas.

Lembre-se de que essas ações surtem melhor efeito se colocadas em prática de forma conjunta. Ao pensar nos conteúdos para Instagram, regularidade e frequência nas postagens são importantes para o alcance e resultados. Respostas educadas, gentis e rápidas aos seguidores também são atitudes valorizadas pelos clientes.

Além dessas dicas de conteúdos para Instagram, outra etapa essencial para uma boa presença digital é garantir que seu perfil esteja completo e apresentável. Não deixe para depois: aprenda a configurar o perfil nas redes sociais!

21 respostas

    1. Oi, Alberto! O primeiro passo é criar a conta do seu restaurante lá no Instagram e depois é só seguir as orientações por lá. 😉

  1. Eu gostei me deu uma luz no fim do túnel, estou com dificuldade para fazer promoção e divulgação

    1. Ei, Eleticia! Começa seguindo essas dicas e temos outros posts aqui no blog que podem te ajudar ;)❤️

  2. Gostaria de saber como incluir meu restaurante em mais opções ex:salgados,comida brasileira etc…
    Pois não consegui na plataforma

    1. Oi, Ediane! Abre um chamado lá na aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro que vamos te ajudar melhor, tá bem?

    1. Oba! Ficamos felizes que tenha gostado. ? Acompanhe nosso blog pra continuar lendo dicas como essas. <3

  3. I think this website has got some rattling wonderful info for everyone :D. “Believe those who are seeking the truth doubt those who find it.” by Andre Gide.

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