Existem dois elementos integrantes do balanço patrimonial de toda empresa, que representam tudo aquilo que entra no caixa e acrescenta valor e tudo o que sai desse patrimônio. Entender a diferença ente ativo e passivo na contabilidade é fundamental para classificar as movimentações financeiras para gerenciá-las melhor.
Entenda o que são ativos e passivos na contabilidade e como analisar essas informações para favorecer um melhor desempenho financeiro do seu negócio!
O que são ativo e passivo?
Ativo é tudo aquilo que pertence a uma empresa, sendo o conjunto de bens, direitos e créditos que compõem o patrimônio de um empreendimento, como:
- dinheiro em caixa;
- depósitos bancários;
- dívidas de clientes;
- móveis e imóveis;
- equipamentos;
- estoque de mercadorias;
- contas a receber.
Já o passivo é referente às dívidas e obrigações financeiras do estabelecimento, como as despesas — compras para o estoque, contas de água e energia e outras —, a remuneração dos colaboradores, os empréstimos, o pagamento de fornecedores e tributos.
Ao entender a diferença e categorizar corretamente os ativos e passivos, fica muito mais fácil fazer a gestão financeira e planejar o futuro da empresa, bem como evitar prejuízos.
Qual a importância de cada um desses conceitos?
O equilíbrio entre o ativo e o passivo demonstra se um empreendimento está minimamente rentável ou não, sendo fundamental na gestão empresarial. Nesse sentido, vale ressaltar que, para a obtenção de lucro, o ativo deve superar o passivo.
Além disso, esses conceitos representam um dos pontos avaliados por potenciais investidores e sócios. Afinal, se uma empresa não consegue equilibrar suas finanças e se manter lucrativa, não vale a pena se associar a ela.
Como analisar o desempenho financeiro de um negócio?
Você precisa aprender a analisar o desempenho financeiro da sua empresa para, então, descobrir como melhorá-lo. Confira algumas dicas a seguir para aprimorar esse processo.
Faça um controle das finanças
Primeiramente, é importante manter todas as movimentações financeiras registradas. Então, anote todas as entradas e saídas, bem como contratos relacionados a todos os seus bens e direitos.
Em relação aos passivos, é fundamental anotá-los para ser possível saber quais pagamentos precisam ser feitos e tentar prever o resultado das movimentações.
Procure um profissional de contabilidade
Um contador ajudará você a organizar suas finanças e, principalmente, servir de assessoria para que as obrigações financeiras não deixem de ser cumpridas.
Esse profissional apoiará o seu estabelecimento a se manter conforme as boas práticas de contabilidade. Portanto, tem muito a contribuir com a gestão de restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares e outros estabelecimentos do setor alimentar.
Conte com soluções tecnológicas
Para que você consiga manter todas as movimentações financeiras registradas de forma segura, utilize uma planilha de fluxo de caixa ou um sistema de gestão financeira. Com o auxílio da tecnologia, é possível automatizar o lançamento de dados, evitando erros e otimiza seu tempo, além de avaliar em tempo real o balanço.
Ativo e passivo são informações fundamentais para que você consiga controlar a saúde financeira do seu negócio. Ao acompanhá-los de perto, é possível traçar estratégias mais eficazes e definir metas realistas, bem como desenvolver projeções financeiras com base em dados concretos e confiáveis.
Quer mais ferramentas que podem ajudar na gestão do seu negócio? Aproveite as ferramentas gratuitas que o iFood disponibilizou para você!