Aumento das vendas de mercado por delivery: estatísticas de 2022

Conheça as principais estatísticas de vendas de supermercado delivery em 2022 e entenda como esse modelo foi acatado pelos clientes!
7 Min
supermercado delivery

O supermercado delivery é um serviço que aumentou 41% na América Latina no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2019, segundo pesquisa da empresa Kantar publicada pela IstoÉ Dinheiro. O pedido é feito por meio de site ou aplicativo e o cliente recebe o item no conforto de casa.

Essa facilidade de fazer pedidos pelo celular e a grande adesão durante a pandemia são fatores que contribuíram para o aumento do serviço de entregas. Isso trouxe a necessidade de adaptação dos mercados para a nova tendência de compras.

Neste post, confira as estatísticas de vendas de mercado por delivery em 2022 e como garantir a qualidade do serviço daqui para frente.

As vendas de supermercado por delivery cresceram?

A procura por pedidos online nos supermercados brasileiros teve um crescimento recorde. Em janeiro de 2022, houve um aumento de 20,56% nesse tipo de delivery, comparado ao mesmo período do ano anterior. O levantamento é do MCC-ENET, parceria do Compre & Confie e a Câmara Brasileira e Economia Digital.

De acordo com João Barcelos, embaixador do iFood, “o padrão de compras mudou muito durante o período da pandemia do novo coronavírus”. Assim, a tendência ganhou força quando os consumidores precisaram permanecer em suas residências.

Várias pessoas que nunca pediram pelo delivery optaram pelo uso da tecnologia para fazer a compra de alimentos e bebidas. O que começou como uma medida de emergência, passou a fazer parte da rotina.

Por conta da praticidade, o hábito continuou após o fim das restrições e do isolamento social. Na plataforma iFood, a média de pedidos no delivery foi de 65 milhões mensais em 2022. 

Por que o consumidor tem dado preferência para essa opção?

Mesmo voltando à rotina normal após a fase crítica da pandemia, a mudança no comportamento dos consumidores mostra que veio para ficar. Com um ritmo de crescimento estável das vendas no supermercado delivery, essa modalidade caiu no gosto popular. Entenda alguns motivos para isso:

  • conveniência;
  • praticidade;
  • economia de tempo;
  • variedade de itens;
  • flexibilidade;
  • acessibilidade.

O serviço de entrega em casa ainda contribui para criar uma melhoria na experiência de compra. Assim, é possível desenvolver uma conexão mais forte e duradoura com os clientes por meio dessa tendência.

Como os empreendedores devem se preparar?

A atenção a alguns detalhes é fundamental para implementar o sistema de delivery em supermercado. Confira:

  • pesquise a área de atuação do seu negócio;
  • avalie quais produtos serão listados na plataforma online;
  • monte uma equipe eficiente para receber, separar e preparar as entregas;
  • conte com um motoboy delivery;
  • escolha a melhor opção de aplicativo de delivery.

Para João Barcelos, “as pessoas querem, cada vez mais, entrega rápida e entrega grátis”. Logo, também é importante você pesquisar sobre as preferências de atendimento dos consumidores.

Como garantir qualidade no processo de entrega?

Ter um processo de entrega delivery capaz de satisfazer desejos e necessidades do consumidor é fundamental para o sucesso do serviço oferecido. João afirma que a “entrega grátis traz muita visibilidade e faz vender mais”.

Para acompanhar o aumento na demanda, você precisa considerar qual é o melhor modelo de delivery de supermercado para a sua necessidade. Por exemplo, apostar em aplicativos de entrega ou entregador próprio.

Também é importante fazer um controle do estoque e estipular o raio de entregas do seu mercado. Outro ponto que conta a favor é valorizar os entregadores que fazem as entregas.

O supermercado delivery é uma oportunidade que cresce a cada dia. Por esse motivo, ao investir nesse tipo de serviço, você aumenta as chances de fidelizar os clientes. Implementando a entrega em domicílio, você também sai na frente dos concorrentes com um bom diferencial.

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4 respostas

  1. Preciso que me ajudem a terminar meu cadastro. Não consigo de forma alguma, e não consigo contatar vocês em nenhum meio de comunicação, ficam me enchendo de mensagens automáticas, Comecei a fazer o cadastro e não terminei, no outro dia quando fui finalizar constou já cadastrado, sendo que não cheguei a finalizar o cadastro. E o e-mail consta associado.Pelo amor de Deus me ajudem!

  2. Boa tarde, estou fazendo um plano de negócio para atuar exclusivamente no IFood. Seria possível saber o faturamento e número de pedidos por região brasileira e depois pelas cidades da região?

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