Quem resiste a um delicioso churrasco com cortes suculentos, molhos especiais e um ambiente agradável? Não é à toa que as churrascarias são um verdadeiro sucesso entre os consumidores apaixonados por uma boa carne.
Porém, para que esse tipo de estabelecimento se destaque em meio à concorrência, é preciso oferecer uma experiência única aos clientes. Ao montar sua churrascaria, vale a pena investir em atributos que vão diferenciar você da concorrência.
Se você é um empreendedor do ramo, continue a leitura e conheça as 7 principais características de uma churrascaria de sucesso.
1. Variedade de carnes
Ao abrir um negócio desse tipo, é preciso oferecer uma variedade de carnes para agradar a todos os gostos. Desde os cortes mais populares até os mais exóticos, é essencial ter uma seleção diversificada. Afinal, os clientes têm preferências diferentes, e é importante satisfazer todos eles.
2. Oferta de cortes diferenciados
Oferecer cortes diferenciados é uma forma de se destacar da concorrência e criar uma experiência única para os clientes. Afinal, não é todo dia que se tem a oportunidade de experimentar cortes especiais de carne.
A churrascaria pode oferecer opções diferentes a cada dia da semana, por exemplo, ou disponibilizar cortes raros que não são encontrados em outros lugares.
3. Preço justo e bom custo-benefício
Os clientes precisam sentir que estão pagando um preço justo pelo que estão consumindo. Também devem ter um bom retorno em termos de qualidade e quantidade de comida.
É importante manter os preços competitivos sem comprometer a qualidade dos itens, pois é isso que fará seu negócio atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
Em tempos de crise econômica, sabemos que manter preços competitivos é uma das maiores dificuldades. Otávio Costa, consultor do iFood, lembra que é preciso encarar “de frente as dificuldades do seu negócio, entendendo que cada uma delas é um desafio”.
4. Um ambiente super limpo
Uma churrascaria precisa estar sempre limpa e organizada, da cozinha até o salão. Tenha em mente que os clientes devem sentir que estão em um lugar seguro e higiênico para consumir suas refeições.
5. Preparos para comer com os olhos
A aparência dos pratos é tão importante quanto o sabor. Os clientes devem se sentir visualmente atraídos pela comida antes mesmo de experimentá-la.
Se você quer explorar um nicho de mercado para churrascarias, preze por uma apresentação bonita e criativa dos pratos.
Sabor é importante, mas não é tudo, como ressalta Otávio: “Ter pratos deliciosos não é suficiente! É claro que esse pode ser um grande atrativo, mas existem outros fatores por trás do negócio que podem interferir no seu sucesso, como gestão, processos, contratação, fluxo de caixa…”
6. Molhos especiais da casa
Molhos especiais da casa são uma forma de agregar valor ao produto e criar uma marca registrada da churrascaria. Cada estabelecimento pode criar seus próprios molhos exclusivos, que não são encontrados em outros lugares.
7. Um bom serviço de entrega
Por fim, um bom serviço de entrega é fundamental para atender clientes que não podem ou não desejam ir à churrascaria. A entrega precisa ser rápida e eficiente, garantindo que os itens cheguem em perfeitas condições na casa do cliente.
Além de embalagens apropriadas, invista em um sistema de entrega bem estruturado. Por isso, conte com uma parceria de delivery para oferecer um serviço de qualidade.
Otávio deixa mais uma dica: não deixe de lado a qualificação profissional. “Sabemos que a rotina é corrida, mas é muito importante que você pare um momento para aprender mais!”
Após conhecer as principais características de uma churrascaria de sucesso, você já sabe o que um negócio do ramo precisa para prosperar. Use esses elementos como um guia para aprender mais sobre como montar uma churrascaria ou um restaurante com churrascaria.
Um desafio para quem está empreendendo é alcançar os clientes certos. Por isso, preparamos um e-book que vai ajudar você a divulgar o seu negócio!
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