Como abrir uma franquia: 7 passos para começar

Como abrir uma franquia: confira os principais aspectos que precisam ser avaliados pelo empreendedor.

Empreender no ramo de franquias é uma boa opção para quem deseja trabalhar com marcas consolidadas no mercado. Porém, antes de tomar a decisão de investir é preciso saber em detalhes como abrir uma franquia, as características desse tipo de negócio e os cuidados que devem ser tomados durante a sua jornada.

Este é um mercado em expansão que emprega aproximadamente 1,7 milhão de brasileiros e está presente em diferentes segmentos, desde alimentação até vestuário, turismo, saúde, beleza e bem-estar. Mas quem está pensando em abrir uma franquia precisa avaliar uma série de fatores, incluindo o seu perfil empreendedor e as obrigações que serão assumidas junto ao franqueador.

Neste artigo, além de conhecer as razões pelas quais vale a pena considerar esse modelo de negócio, trouxemos os 7 passos que você precisa seguir antes de tomar uma decisão. Para esclarecer dúvidas sobre o modelo, conversamos com Taíne Hoffmann, especialista em Administração de Empresas, que trouxe dicas preciosas para os empreendedores. Confira!

Por que investir em uma franquia?

A franquia é um modelo de negócio que permite a concessão do direito de uso de uma marca para um determinado franqueado. A relação entre a empresa e o investidor é baseada em uma semi-independência, ou seja, o empreendedor tem autonomia para gerir a sua unidade, mas precisa respeitar as orientações e normas da marca proprietária.

A franquia, enquanto modelo de negócio, surgiu nos Estados Unidos, quando a Singer Sewing Machine Company, uma conhecida fabricante de máquinas de costura, resolveu oferecer, a partir de 1851, licenças de uso da marca para os seus investidores.

Com o sucesso da proposta, outras empresas se interessaram pela estratégia e expandiram as suas operações pelo mundo com a ajuda de uma rede de franqueados.

Hoje, o modelo de franquia é muito bem-sucedido no mundo, especialmente no Brasil, onde teve uma arrecadação de R$ 240,6 bilhões em 2023, um crescimento de 13,8% em comparação com o ano anterior. A expectativa para 2024 é um crescimento de 10% em relação ao faturamento de 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Como abrir uma franquia em 7 passos

Não há dúvidas de que investir em franquia pode ser um bom negócio. O que muitas pessoas querem saber é como abrir uma franquia com segurança e o segredo do sucesso está no planejamento.

Para abrir uma franquia é preciso executar algumas tarefas, como entender o seu perfil como empreendedor, o perfil do consumidor e fazer uma pesquisa de mercado. Confira os 7 passos a seguir e saiba como começar!

1. Avalie o seu perfil de empreendedor

Tão importante quanto saber como abrir uma franquia é conhecer o seu perfil de empreendedor e avaliar se ele se encaixa com esse modelo. Além de ter um espírito empreendedor você precisa estar alinhado com a cultura e a forma de trabalho da franquia escolhida.

É fundamental estar ciente de que você não será livre para tomar as decisões do negócio, é preciso seguir as regras definidas pela franqueadora, cumprindo com as diretrizes do contrato firmado.

Em geral, as franqueadoras definem previamente questões relacionadas ao planejamento de vendas, marketing, atendimento e operações. Os franqueados são obrigados a seguir essas regras e é preciso estar ciente disso, já que o seu poder de decisão é restrito.

O perfil de sucesso nessa área inclui pessoas com espírito empreendedor, capacidade de gestão de crise, boa comunicação, dinamismo, proatividade e disposição para trabalhar — inclusive nos finais de semana.

2. Faça pesquisa de mercado

Se o seu perfil estiver alinhado com as particularidades e exigências do setor é hora de começar a sua pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado consiste na coleta e análise de dados sobre a concorrência, consumidores e fornecedores. Nesta etapa, vale colocar em prática as dicas da Taíne:

O ideal é começar pesquisando o mercado de franquias para investir. É importante avaliar o seu capital disponível e que tipos de franquia podem se encaixar nessa realidade financeira. Entre elas, estude profundamente as opções que mais interessam, a fim de entender o que esperar pela frente.

Considere a sua experiência no setor escolhido, já que isso pode encurtar caminhos e exigir menos treinamento. Inclusive, não hesite em conversar com franqueados atuais para entender as reais demandas do mercado e o desempenho da unidade frente às expectativas apresentadas. As microfranquias podem ser boas opções, por isso, coloque-as em seu radar. Taíne, destaca:

Outro ponto importante é examinar detalhadamente os custos iniciais e operacionais, afinal, isso é essencial para manter o negócio funcionando. Além disso, verifique a reputação da marca no mercado, pense na localização ideal para seu negócio e analise o suporte oferecido pelo franqueador.

3. Escolha o segmento

Com uma análise detalhada do mercado e das franquias com maior potencial de crescimento e que se encaixam no seu perfil, é hora de escolher o segmento — caso ainda não tenha feito.

As franquias se dividem em segmentos, ou seja, nichos que atendem pessoas com interesses específicos. Escolha um e alinhe suas estratégia à expectativa dos clientes.

Nesta etapa, o empreendedor precisa ter em mente que o retorno financeiro é um aspecto importante mas trabalhar com algo que você gosta é realmente importante. O sucesso do negócio está atrelado à paixão do franqueado pelo negócio. Segundo a ABF, atualmente, o mercado brasileiro conta com quase três mil marcas de franquias em operação, elas são divididas em 11 segmentos:

  • alimentação;
  • casa e construção;
  • comunicação, eletrônicos, informática e tecnologia;
  • entretenimento;
  • hotelaria;
  • limpeza e conservação;
  • moda;
  • saúde, bem-estar e beleza;
  • serviços automotivos;
  • serviços educacionais;
  • outros serviços e negócios.

4. Avalie modelos de negócio

O modelo de negócios consiste na forma de criar e entregar valor ao consumidor. No caso das franquias, representa “o que” e “como” sua franquia atenderá a demanda do mercado. O empreendedor precisa avaliar se aquele modelos de negócios é baseado em uma tendência de mercado passageira ou se é fundamentado em um modelo que já se provou eficaz. O Sebrae, explica:

No sistema de franquias, o franqueado paga por um know-how, por reproduzir um modelo de sucesso e pelo direito de uso de uma marca reconhecida no mercado. (…) De um modo geral, os franqueados buscam franquias por considerá-las mais seguras do que os negócios próprios.

Por isso, considere um modelo de negócios seguro e que garanta apoio operacional. O suporte da franqueada em treinamentos e inovações pode fazer toda a diferença no sucesso e crescimento da sua franquia.

Quando chegar nessa fase do processo, o interessado em abrir uma franquia já precisa ter claros os seus objetivos, o setor no qual pretende empreender, as características, oportunidades e desafios do mercado-alvo, o perfil de clientes e a concorrência. Taíne, destaca a necessidade de também ter um plano financeiro já estabelecido:

Crie projeções financeiras realistas e detalhadas, tanto de curto quanto de médio e longo prazos. Inclua ainda uma análise completa dos riscos potenciais que podem prejudicar seu negócio e como você pode lidar com eles caso se concretizem.

Por fim, antes de partir para a próxima fase, descreva a estrutura organizacional planejada. Estabeleça metas de curto e longo prazo para que elas possam ser acompanhadas de perto. Desenvolva um plano operacional abrangente. Após colocar a operação em prática, revise o seu plano e ajuste conforme a necessidade.

5. Entre em contato com a franqueadora

O passo seguinte é o contato com a franqueadora, a partir dessa etapa você passará a negociar diretamente com a marca. Tire todas as dúvidas, entenda como funcionam as operações e, dê uma atenção especial as regras e diretrizes da relação entre a franqueadora e o franqueado.

Nas fases de análise e negociações contratuais é recomendado que você busque o suporte de um advogado especializado em franquias. O profissional poderá orientar com relação às informações presentes na circular de oferta de franquias, as cláusulas contratuais e análise de dados financeiros.

6. Escolha o ponto comercial

A escolha do ponto comercial para colocar a sua operação em prática impactará diretamente no movimento de clientes. Existem modelos de franquias para cidades pequenas, no qual o ponto deve ser, preferencialmente, em uma região central. Nas cidades grandes, é válido realizar um mapeamento das regiões e da concorrência, definindo os pontos mais estratégicos para operar.

7. Entenda as taxas: royalties, taxa de franquia e fundo de propaganda

Antes de firmar o contrato você precisa estar financeiramente preparado para os investimentos iniciais, pagamentos de royalties, taxas de franquia e fundo de propaganda. A seguir, explicamos o conceito de cada um deles.

  • taxa de franquia — valor pago uma única vez pelo franqueado ao franqueador no momento da assinatura do contrato.
  • royalties — pagamento periódico feito pelo franqueado ao franqueador, normalmente calculado sobre o faturamento bruto. As regras de cobrança são estabelecidas no contrato de franquia.
  • fundo de propaganda — contribuição periódica feita pelo franqueado ao franqueador para realização de ações de marketing e publicidade. As diretrizes de pagamento e percentuais também estão definidos no contrato.

Muitas vezes há um entendimento equivocado sobre o que é uma franquia barata, pois é levado em consideração apenas o valor cobrado a título de taxa de franquia. A dica é que você avalie todos os custos, bem como, o orçamento disponível para investimento inicial, os custos de manutenção e as expectativas de faturamento nos primeiros seis a doze meses.

Como você viu, antes de investir na compra da licença de uso da marca é essencial fazer um planejamento. A estratégia deve considerar o perfil do franqueado, elaborar os objetivos e traçar metas a serem atingidas em um determinado prazo.

Assim, você pode treinar a equipe de atenção ao cliente e escolher um ponto comercial bem localizado para atrair o público até o seu negócio, alcançando o sucesso do seu negócio!

Gostou de saber como abrir uma franquia? Aproveite para explorar mais sobre o universo do franchising, confira o artigo “Franquias de sucesso: saiba como identificá-las”.

Parceiro iFood recebendo pedido.

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