Confira 8 estratégias para aumentar as vendas do delivery

Confira um conteúdo com muitas dicas que você precisa saber sobre como aumentar as vendas em seu delivery!

Investir em melhorias e saber como aumentar as vendas do delivery nunca foi tão vantajoso no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela GS&NPD e Instituto Food Service Brasil, os gastos do brasileiro com os pedidos subiram 24% em 2021 (comparado com o ano de 2020), somando R$ 40,5 bilhões. Para 2022, as expectativas continuam altas.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Estima-se que o crescimento de food service para o ano seja de 28%. Estão envolvidos benefícios como comodidade, praticidade, aumento no número de negócios que trabalham com nesse ramo, mudança de padrões que a pandemia trouxe, entre vários outros pontos.

Pensando nisso, você poderá ver, neste conteúdo, 8 estratégias imperdíveis sobre como aumentar vendas no delivery. Aproveite e tire suas dúvidas!

1. Crie um cardápio digital

O cardápio digital é a possibilidade de utilizar um canal próprio para mostrar seus produtos para o cliente. Você pode incluir o link de acesso a ele em suas redes sociais, Google Meu Negócio, no contato do WhatsApp, no site do estabelecimento, entre diversas outras possibilidades, permitindo uma venda direta para seus clientes.

Existem diferentes formatos de cardápio digital. O ideal é buscar por uma solução que tenha uma fácil integração com um sistema gerenciador de pedidos. Além disso, priorize criar um cardápio digital que seja intuitivo para o cliente no momento de fazer o pedido. Assim você recebe todas as informações que precisa, otimizando o tempo de atendimento.

2. Tenha boas soluções logísticas

Esse pode ser um dos maiores desafios dos estabelecimentos: no delivery, o cliente não quer que problemas aconteçam em sua entrega. É possível que a contratação própria de profissionais possa ser mais um ponto de atenção e acabar sobrecarregando ainda mais quem faz a gestão do negócio.

Estabelecimentos parceiros do iFood contam com diferentes soluções logísticas, como o Entrega Fácil. Com essa solução você consegue contar com o suporte de pessoas entregadoras nos pedidos feitos em qualquer canal, desde o cardápio digital até o telefone.

Uma das principais vantagens em contar com as soluções logísticas de um parceiro é que você não precisa contratar e treinar pessoas entregadoras e, ainda assim, você sempre tem o número certo de profissionais conforme a demanda. Não há o risco de faltar pessoas entregadoras nos momentos de pico, ou ter profissionais ociosos nos momentos mais calmos.

3. Faça divulgação em suas redes sociais

O marketing nas redes sociais é fundamental para promover melhores resultados: afinal, é uma forma de fazer com que seus potenciais clientes conheçam seus serviços e acompanhem ações promocionais, itens do cardápio e outros pontos importantes do estabelecimento.

Uma dica importante é divulgar o link para seu cardápio digital no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Meu Negócio. Ao contar com o Cardápio Digital iFood, você terá um link exclusivo para compartilhar nos canais de divulgação.

4. Conte com parceiros estratégicos

Com as tecnologias cada vez mais em alta, precisamos de parceiros estratégicos para ajudar no dia a dia. Isso vale tanto para o fornecimento dos melhores insumos para preparar pratos de qualidade, quanto para ter um bom canal de vendas que funcionará como uma vitrine importante para sua loja.

Por isso, ao escolher os parceiros para o seu negócio, entenda o quanto estão comprometidos em entregar a melhor experiência para seus clientes e, ainda, quais soluções são oferecidas para cada necessidade do seu negócio.

5. Atue no relacionamento com o cliente

É comum ver reclamações circulando na internet de conflitos entre marcas e clientes durante o atendimento. Pois é, isso acontece porque algumas situações desagradáveis criam uma quebra de expectativa nessa relação estabelecida entre cliente e negócio, o que afeta também a reputação online.

Por isso, não só mantenha uma relação respeitosa com seus clientes, prestando um atendimento humanizado e proponha boas soluções, como também incentive-a com mensagens de apoio e gestos de afeto.

6. Crie um plano de fidelidade

O plano de fidelidade é uma forma de estabelecer um incentivo para que o cliente sempre compre com sua loja. O principal benefício em adotar esse tipo de estratégia é que, um cliente que já conhece seus produtos, já tem um laço com sua loja. Isso faz com que o processo de retenção seja mais efetivo.

Os planos de fidelidade podem oferecer, por exemplo, um cupom de desconto ou um brinde especial após um determinado número de compras. Esse tipo de ação serve como um incentivo para que o cliente volte sempre em sua loja.

7. Ofereça cupons de desconto

Os cupons de desconto são uma ótima oferta para atrair clientes novos para sua loja. É comum que algumas pessoas busquem comprar de lojas que já conhecem e já tem uma relação. Nesse cenário, o cupom de desconto serve como um incentivo de compra para que o cliente conheça seu produto. Após efetivar a venda, seu papel é encantar e fidelizar o cliente.

8. Faça promoções

Outro ponto que costuma ter um efeito bastante semelhante ao dos cupons de desconto sobre como vender mais no delivery é, justamente, fazer promoções. Seja diminuindo o valor de determinado produto para aparecer nas abas promocionais do aplicativo, seja para chamar atenção do cliente nas redes sociais, esse é um ótimo ponto para atrair a atenção dele e aumentar as vendas.

Você também pode oferecer promoções para produtos específicos. Um exemplo é na criação de combos, em que você pode montar um conjunto de produtos que serão vendidos juntos. Outra dica é criar pratos promocionais para cada dia, com valores especiais. Assim você incentiva mais a venda daquele prato e otimiza sua operação, que estará focada em um preparo especial.

Há um conjunto de estratégias que você pode adotar para aumentar as vendas do delivery. Mas lembre-se de sempre valorizar os seus produtos e oferecer uma boa experiência a seus clientes. Além de conquistar novos consumidores, o aumento nas vendas também serve para fidelizar mais pessoas com seus produtos. Por isso, preze sempre pela qualidade e bom relacionamento.

Tudo pronto para aumentar as vendas no delivery? Baixe este e-book sobre promoções no iFood e prepare-se para atrair e fidelizar clientes!

Por iFood

Por iFood

50 respostas

  1. Preciso saber como fazer pra ter mais visibilidade no ifood
    Minha loja fica dias sem ter clientes
    Eu tenho certeza que tenho boa aceitação no delivery. Preciso de ajuda quanto a isso.

      1. Meu nome é Margarida não conseguimos atendimento com ninguém,mudou bastante a qualidade do atendimento de vocês.
        Estamos com dificuldade nas vendas
        Não sei o que está acontecendo e não temos suporte
        Obrigada

  2. Boa Noite
    Não consigo abri minha loja no gestor de pedidos nem no portal do parceiro
    Já estou cadastrada a 2 meses
    Não tenho nenhum suporte para resolver

    1. Oi, Dani. Obrigado por entrar em contato. Na página de cadastro – https://parceiros.ifood.com.br/restaurante – temos um chat exclusivo pra te ajudar com isso. Acessa o site e clique no botão flutuante no canto inferior direito da sua tela, indique se é restaurante ou mercado, gire a seta até “Dúvidas e Soluções” e selecione “Dificuldades no site”. Depois disso, é só seguir as instruções que aparecem. Se tiver mais alguma dúvida, pode comentar. 😉

    1. Oi, Talita. Ficamos felizes em saber do seu interesse em ser parceira iFood. <3 Pra saber mais informações sobre mensalidades e taxas, acesse: https://parceiros.ifood.com.br Lá você também pode iniciar seu cadastro conosco ou entrar em contato pelo chat, clicando no balão flutuante no canto inferior direito da tela, pra tirar dúvidas. 🙂

  3. Delícias da Lili
    Venha comprar na deliciosos macarrão ao vivo e pastel
    Pastel a partir de 9,99
    Macarrão ao vivo a partir de 14,99
    Quem experimenta nunca mais passa fome.

      1. Acho que o Ifood, com toda sinceridade e TRISTEZA, se empenha apenas no começo, quando estamos testando etc, dar aquele gás, usa suas ferramentas para nosso empreendimento ter visibilidade etc, aí qndo fechamos com o ifood de fato, vem o descaso… Pq fica é dias sem nada de pedido, e entro como cliente no ifood e não tem nem como encontrar uma loja que tem pouco tempo, só qndo estamos em teste, como disse no começo. Muito insatisfeita e desanimada, com toda sinceridade!

  4. Preciso de ajuda .. não consigo trocar meu endereço.. Nem colocar pra funcionar .. É ninguém me ajuda .

    1. Oi, Rafa. Vamos te ajudar com isso. Se você estiver com acesso ao Portal do Parceiro, clique na aba “Chamados e ajuda”, depois no botão “Atendimento”. Caso tenha recém cadastrado sua loja, converse com a gente pelo chat na página de cadastro – https://parceiros.ifood.com.br/restaurante – clicando no balão flutuante no canto inferior direito da tela. 😉

  5. Tá tás dicas mais pra mim não adianta de nada, pois não consigo fazer nenhuma alteração no meu cardápio.
    Que incluir novos lanches e não consigo acesso no meu cardápio.

    1. Oi, Marlene. Vamos te ajudar com isso, ok? Entra em contato com a gente pelo Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda”, depois “Atendimento”. Nosso time vai verificar e te dar um retorno por lá. 🙂

  6. Boa madrugada ?sou apaixonada pelo ifood ?vivo praticamente dele ??Ms não faço divulgação pois sou praticamente analfabeta na tecnologia ?sei fazer o básico e tbm praticamente trabalho sozinha somente agradecer a Deus e o ifood

    1. Oi, Sil. Muito obrigado pelo comentário. Conta com a gente pra te ajudar com o que for preciso, principalmente para alavancar suas vendas! Sempre que estiver no Portal do Parceiro, clique neste link: https://portal.ifood.com.br/cases/help – para ter acesso ao nosso time de especialista iFood. 😉

  7. As dicas são muito importante, pois nós os pequenos deliverys desejamos crescer a cada dia e é importante saber que o IFOOD está conosco sempre para auxiliar nesse crescimento. Obg.

    1. Pode contar com a gente sempre! Além do blog, temos nosso canal no YouTube e perfil para parceiros no Instagram: tudo pra ajudar você a impulsionar suas vendas. 😉

  8. tenho aprendido muito com ifood porem a inda falta mas o ifood ajudar mas as micro empresas
    sinto que e mais dificil pra quem nao tem um empurraozinho mesmo assim a posto minha vida nesse novo projeto sempre trabalhei de CLT estou curtindo essa nova fase na minha vida
    sei que comparados a outras empresas eu sou apenas uma crianca aprendendo a andar e coloco o ifood como os tutores desse meu aprendizado

    1. Oi, Bruno. Agradecemos seus comentários aqui! Vamos levá-los internamente ao nosso time, tudo bem? 🙂

  9. Ei, Bruno! Muito legal conhecer um pouquinho da sua história e ficamos felizes por te ajudar nessa jornada! ? Conta com a gente, viu? ?❤️

  10. Quero baixar o preço do meu lanche e nao consigo pir causa do pedido minimo estipulado pelo ifood. Entrei em contato com o suporte e me disseram q seria dificil mudar o pedido minimo devido a pequisa da região. Mas preciso abaixar o preço mrsmo

    1. Oi, Daniela. Você pode manter contato com nosso time pelo Portal do Parceiro. Qualquer novidade quanto a isso, você receberá a informação diretamente por lá. Estamos empenhados em proporcionar sempre melhorias na plataforma.

  11. Copos da Kelly
    Se a sua gata está de TPM, você é um homem romântico ou faz tempo que não surpreende quem você ama eu vou te ajudar! Abre o APP Ifood, pesquisa por “COPOS DA KELLY” e peça um delicioso copo da felicidade (temos vários sabores).
    Agora se a gata é você, marca o seu homem e deixa que eu te ajudo com o restante ?.

  12. E aí Adorei do seu artigo/post. Gostaria de indicar o Programa Classificados Grátis (PCG) para quem estiver lendo. O PCG é um programa que permite anunciar em mais de trezentos e cinquenta sites de classificados grátis, e pode ser uma excelente forma de ampliar a visibilidade de serviços e atrair novos consumidores. Recomendo muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

14/05/2024

Aumente suas vendas: descubra como otimizar o tempo de separação do...

14/05/2024

Potencialize suas vendas seguindo as tendências de consumo!

14/05/2024

O que vender no inverno: confira ideias para aumentar suas vendas!