Como ter uma boa avaliação no iFood

Entenda quais são os critérios adotados pelo cliente ao fazer uma avaliação no iFood. Aplique boas práticas e melhore seu desempenho!
5 Min
avaliação ifood

As avaliações no iFood classificam o grau de satisfação que os clientes têm com os restaurantes. Elas são fundamentais, pois atestam a outros clientes como foi a experiência que as pessoas tiveram com sua loja.

No aplicativo do iFood, a avaliação apresentada representa uma média dos últimos 90 dias, em que a nota pode variar de 1 a 5 estrelas — sendo que 5 é o grau máximo de satisfação.

É importante reforçar que os clientes têm o direito de realizar críticas públicas sobre sabor, quantidade e gosto pessoal. As lojas têm o direito de responder às críticas nas avaliações em até 7 dias. Todos têm o dever de respeitar a política, como, por exemplo, nunca usar palavras ofensivas.

Se você quer aumentar sua avaliação no iFood, entenda os critérios adotados pelos clientes no momento da avaliação.

Comida saborosa

O primeiro critério considerado é o sabor da comida. Esse é o momento em que você deve destacar toda personalidade do seu restaurante nos pratos que está entregando.

Para preparar comidas mais saborosas, vale a pena investir, por exemplo, em ingredientes de qualidade, que realmente valorizem seu produto. Garanta também que sua cozinha conta com equipamentos eficientes na conservação e no preparo dos alimentos.

Bem temperada

Além de ser saborosa, a comida precisa ser bem temperada. Isso significa que o cozinheiro deve explorar todo seu conhecimento na construção dos sabores.

Investir em cursos e treinamentos que ajudem no desenvolvimento de novas habilidades é um passo importante. Isso porque o mercado da culinária se renova constantemente, trazendo sempre novidades.

Boa aparência

A aparência da comida é responsável por despertar no cliente o primeiro interesse em consumir seu produto. Isso faz parte da experiência que o cliente terá com sua loja.

Da mesma forma, garanta o uso de ingredientes de qualidade. Mas também é importante ter cuidado e dedicação em todas as etapas de preparo do prato.

Boa quantidade

Ao fazer um pedido no iFood, é comum que o cliente tenha uma expectativa sobre a quantidade e tamanho do prato que receberá. Por isso, o primeiro passo é garantir preparos suficientes para uma refeição.

Mas o verdadeiro segredo é alinhar com o cliente, antes de realizar o pedido, a quantidade que será entregue. Ao configurar o cardápio iFood, você consegue especificar o peso do prato, além do número de pessoas que serve.

Pratos vendidos sem essa especificação de tamanho podem frustrar o cliente. Essa informação, no entanto, promove uma comunicação mais transparente com o cliente e pode evitar problemas.

Boa embalagem

A embalagem é o elemento responsável por garantir a segurança e temperatura dos alimentos. No serviço de entrega, o preparo passa por diferentes fases, como o trajeto de entrega com a pessoa entregadora.

Durante a rota, o pedido pode se movimentar — o que é natural. Por isso, é essencial que a embalagem proteja o alimento e não o deixe vazar, revirar ou perder a temperatura.

Vale a pena fazer testes e pesquisar bastante para entender qual é a embalagem ideal para seu produto. Não deixe de contar com bons fornecedores para adquirir as embalagens necessárias.

Temperatura certa

A temperatura é outro critério avaliado pelos clientes ao final de um  pedido. Isso porque pode ser frustrante para o cliente receber, por exemplo, um sorvete derretendo ou uma pizza fria.

Além de escolher uma embalagem que ajude na conservação da temperatura, invista na otimização da sua operação, para que os produtos sejam imediatamente despachados após a conclusão do preparo.

Bons ingredientes

A qualidade dos ingredientes vai valorizar todo conhecimento e esforço da equipe da cozinha. Por isso, busque adquirir marcas de confiança, que você goste de consumir no dia a dia.

Contar com bons fornecedores é importante para você poder ter sempre os ingredientes certos na sua operação. No processo de negociação, avalie todas as condições de compra e também entenda o prazo de entrega dos ingredientes após a realização do pedido.

Mantenha sempre um estoque de ingredientes, para que os itens essenciais não faltem durante a rotina de trabalho. Ao mesmo tempo, evite excessos, já que ingredientes guardados por muito tempo podem estragar.

No ponto certo

O ponto dos pratos diz respeito ao uso correto das técnicas e processos de preparo. Imagine, por exemplo, que você pede uma fatia de bolo, mas a massa ainda está crua? A experiência pode ser desagradável.

Para garantir o ponto certo dos pratos, a solução é treinar. Faça testes, prepare inúmeras vezes e busque sempre por melhorias no resultado. A própria rotina de trabalho ajudará você a desenvolver ainda mais.

São diversos os critérios adotados pelos clientes ao fazer uma avaliação no iFood. Entenda cada um e invista no desenvolvimento do seu produto e da sua operação.

Vale considerar também que o consumidor tem um prazo de 7 dias para fazer a avaliação do pedido. Após esse período, o recurso fica indisponível no aplicativo. Esse prazo, que antes considerava 15 dias, visa reter uma taxa de respostas mais qualificadas.

Para ter boas avaliações no iFood, vale a pena também construir bons relacionamentos com o cliente. Comunique-se constantemente pelo chat do iFood e também busque atender os prazos de entrega descritos na ferramenta.

Agora que você já sabe como ter uma boa avaliação no iFood, leia este post e saiba como ter uma boa reputação online!

249 respostas

  1. Olá Ifood.
    O fato mais relevante no momento que precisa ser alterado é a possibilidade do cliente cancelar seu pedido após o recebimento.
    As alegações que podem usar para essa ação não são verdadeiras e o prejuízo se torna muito elevado ao restaurante. A possibilidade de se criar diversos perfis para um mesmo local possibilita o mesmo cliente ruim aplicar esses procedimentos lesivos.
    Não temos linha de contato com vocês capazes de estreitar essas situações. Também inserir promoções por conta própria é de uma total irresponsabilidade. Vocês bloqueiam os produtos e não temos oportunidade de alterar preços quando necessário.

    1. Oi, Mauro. Obrigado por entrar em contato por aqui. Sabemos que temos muito a melhorar nesse assunto e, por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood (como você pode conferir aqui. Levamos em conta seus comentários para as futuras mudanças no app, ok? 🙂

  2. O ifood infelizmente cobra caro do restaurante que acaba prejudicando o cliente e não ouve os restaurantes!

  3. O ifood infelizmente cobra caro do restaurante que acaba prejudicando o cliente e não ouve os restaurantes! Que simplesmente acaba prejudicado.

    1. Oi, Kaio. Sentimos muito por essa situação. Sabemos que temos muito a melhorar nesse assunto e estamos desenvolvendo diferentes iniciativas para promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood. Nosso time de suporte e atendimento também está à disposição para te ajudar sempre que precisar, basta acessar a opção “Chamados e ajuda”, e depois “Atendimento” no Portal do Parceiro. 🙂

  4. Minhas avaliações não aparecem pra ninguém, tenho a melhor avaliação da minha região, com média de 4.7 e não aparece para ninguém. Sendo assim, nunca meu restaurante fica como uma primeira opção para ser pedido, por mais que minhas avaliações me credenciem para tal. Me ajudem por favorrrrr

    1. Oi, Ygor. Estamos aqui pra te ajudar, ok? 🙂 Precisamos que entre em contato com o nosso time de suporte acessando o Portal do Parceiro com seu login e senha e selecionando a aba “Chamados e ajuda”no menu lateral. Aguardamos sua mensagem por lá. <3

  5. Essa situação de colocar promocao nos pratos do restaurantes é muito invasivo. Pior ainda colocam promoção sem que o restaurante nem saiba. Precisa questionar o restaurante antes se quer ter a promoção.

  6. A situação de falar com ifood no suporte está péssimo. Difícil localizar pra falar de algum problema com pedido ou com o cliente. O contato deveria ser facilitado de preferência no próprio gestor com o pedido em tela

    1. Oi, Andreia. Para qualquer dificuldade que tenha com entrega ou um pedido em andamento, nosso chat fica disponível pelo Portal do Parceiro, na aba “Chamados e ajuda”, diariamente, das 7h às 2h da manhã. É bem fácil acessar. 🙂 Caso precise contatar nosso suporte técnico (dúvidas relacionadas ao Gestor de Pedidos, integração com o sistema de caixa ou loja temporariamente fechada) pode fazê-lo pelo mesmo canal, das 10h às 23h. Nossa equipe interna vai ajudar você.

  7. Bem lembrada a questão da temperatura, a loja faz tudo certinho, deixa o pedido pronto em 20 minutos e coloca no balcão aguardando o entregador do Ifood, depois de UMA HORA E MEIA não aparece ninguém mesmo a gente ligando cobrando, pedindo pra cancelar. Nada. A RESPONSABILIDADE DO Ifood fica onde nesta parte?????

    1. Sentimos muito por essa situação. 🙁 Se sua loja está enfrentando problemas para acionar pessoas entregadoras, pedimos que reporte ao nosso suporte técnico, clicando em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” no Portal do Parceiro. Vai ser um prazer ajudar.

  8. A forma de avaliação do cliente é injusta e sem possibilidade de moderação. Deveria ter uma escala de notas. Por exemplo, se o cliente não gostou da aparência, perde 0,5 pontos.
    Agora o cliente pode dar nota 1 se o pedido atrasou, por exemplo, aí nosso escore já cai muito.

    1. Oi, Rubia. Suas sugestões são sempre muito bem-vindas aqui ou em nossos outros canais para parceiros. No momento, a quantidade de estrelas que aparece em cada loja é calculada a partir da média simples, em que o total de estrelas é dividido pelo total de avaliações, considerando as avaliações dos últimos 90 dias. Por exemplo, se você tiver 10 avaliações com 5 estrelas e 1 avaliação com 1 estrela, serão 51 estrelas divididas por 11 avaliações. Nesse caso, sua nota será 4,6. A nota sempre segue esse padrão. 🙂

  9. Creio que estou bem em todos os requisitos,porém não acho certo vocês colocarem promoção dos pratos dos restaurantes sem nós consulta, e igual as taxa eu nunca entendo meu repasse… E também cobra a taxa do cliente e uma munutençao do restaurante si o cliente já paga nos também tem que pagar não entendo á é só 0.99 mas no fim dos mês e mas uma paulada de taxa sobre taxas . 27 % mas 3,5 mas 0,99 mas taxa de 130reias si passar de 1.800 em vendas , cupom de desconto que nos pagamos no final de tudo nem sei quando eu ganho , estou pensando seriamente em para !.

    1. Oi, Mônica. Esperamos que você esteja bem. Infelizmente não conseguimos te ajudar por este canal, por se tratar de um assunto financeiro. Temos uma equipe de suporte à disposição pelo Portal do Parceiro – basta acessar a aba “Chamados e ajuda” e, logo depois, “Atendimento”. Vamos analisar o seu caso individualmente e dar a orientação mais segura.

  10. Olá ifood !
    Gostaria que vcs me explicase pq foi feito um pedido de 35 ,00 e desse valor recebi apenas 18,15 , gastaria de saber oque està acontecendo pq não autorizei acrecentar 10 ,00 de desconto para cliente.

    1. Poxa, por se tratar de um assunto financeiro, não conseguimos te ajudar por aqui, mas nosso time de atendimento está à disposição pelo Portal do Parceiro; basta acessar com seu login e senha e selecionar “Chamados e ajuda” no menu lateral. Ah, você também pode consultar mais sobre seus repasses e pagamentos na aba “Financeiro” no Portal. 🙂

  11. A maioria das vezes a temperatura do produto e a aparência da comida ou de nossos pasteis, sao prejudicados de acordo com a maneira de trabalhar do entregador que vem coletar. E isso nao é levado em conta pelo i food. Vou dar alguns exemplos:
    1- O entregador colocou dentro da bag o pastel e o refrigerante, o refrigerante pode ter quebrado o pastel devido rolar dentro da bag e ou fazer ele ficar gelado.
    2- A demora na coleta faz com que o produto chegue frio ao cliente. Ja tivemos produtos que ficam esperando mais de 30 minutos a coleta. E mudam se entregador mais de uma vez.
    Tudo isso acima faz co. Que o restaurante seja mau avaliado e o ifood continua fazendo da mesma maneira.
    3- O mesmo entregador levar dois pedidos, muitas vezes quase todos existe dois ou três pedidos no meio dos dois. Então o pedido feito por primeiro e preparado primeiro, fica esperando o segundo ficar pronto e chega sem qualidade no cliente.

  12. A maioria das vezes a temperatura do produto e a aparência da comida ou de nossos pasteis, sao prejudicados de acordo com a maneira de trabalhar do entregador que vem coletar. E isso nao é levado em conta pelo i food. Vou dar alguns exemplos:
    1- O entregador colocou dentro da bag o pastel e o refrigerante, o refrigerante pode ter quebrado o pastel devido rolar dentro da bag e ou fazer ele ficar gelado.
    2- A demora na coleta faz com que o produto chegue frio ao cliente. Ja tivemos produtos que ficam esperando mais de 30 minutos a coleta. E mudam se entregador mais de uma vez.
    Tudo isso acima faz co. Que o restaurante seja mau avaliado e o ifood continua fazendo da mesma maneira.
    3- O mesmo entregador levar dois pedidos, muitas vezes quase todos existe dois ou três pedidos no meio dos dois. Então o pedido feito por primeiro e preparado primeiro, fica esperando o segundo ficar pronto e chega sem qualidade no cliente.

    1. Oi, Paulo. Estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood e sua opinião é sempre muito bem-vinda. 🙂 Caso a avaliação do cliente tenha sido a respeito de uma etapa fora do restaurante, como a entrega, você pode solicitar a moderação do time iFood, acessando a aba “Avaliações”, e depois “Solicitar moderação”, no Portal do Parceiro. Qualquer outra ajuda, também é possível abrir um chamado e nosso time vai analisar o caso.

  13. Um certo dia uma cliente reclamou que nossas esfihas estavam bem passadas, sendo que essa é uma das características das esfihas de nosso restaurante, que é tradicional Armênio. Outra vez, um cliente deu 1 estrela e disse que a esfiha de espinafre estava amarga. Oi? Alguém sabe de algum espinafre que não é amargo? Espinafre e amargor é redundância! Tentei moderar, explicando isso, mas o Ifood, como sempre, ficou do lado do cliente. Isso, para citar algumas situações. Acontece bastante, não só aqui no nosso restaurante, situações em que o cliente pede a primeira vez e simplesmente não gosta do prato que foi feito da maneira certa, simplesmente por uma questão de gosto pessoal dele ou má índole mesmo. Mesmo explicando que tal característica é própria do prato, o Ifood não quer nem saber! Se você tem uma pastelaria e o cliente te dá 1 estrela, alegando que o caldo de cana estava doce e o pastel gorduroso, pode se preparar, que o Ifood vai ficar do lado do cliente!

    1. Oi, Tiago. Estamos atentos ao que você nos contou e pesquisando novas soluções pra promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood. Por isso, sua opinião é sempre muito bem-vinda. ? Caso discorde da avaliação de algum cliente, é possível solicitar a moderação do time iFood, acessando a aba “Avaliações” e, depois, “Solicitar moderação”, no Portal do Parceiro. Vamos analisar e te dar um retorno por lá, ok? ?

      1. Essas respostas automática de satisfação deixa agente ainda mais insatisfeito, amigo trabalho com Ifood fazendo ele andar no meu jeito, não aceito ajustes de ofertas promocionais onde só o cliente e a plataforma ganham, comprou no meu App tem vantagem, comprou no ifood vai pagar tudo e um pouco mais, o meu tem que entrar limpinho e pronto, nem perco mais tempo abrindo chamado isso é só balela, foco em desenvolver meu trabalho e transferir quem te fato comprou pelo ifood e gostou do meu produto e atendimento a vir para meu App e aproveitar as vantagens que ele vai ganhar, tem dado muito certo para mim, gastar energia com coisa que não vai da em nada não vale a pena.

  14. O Ifood tem que melhorar bastante, assim como nós restaurantes estamos melhorando a cada dia

    Só acho que deveriam fazer com que o cliente pelo menos confirmasse que recebeu o pedido e avaliar. .

    Não adianta mandar brinde, mando em todos os pedidos. Não significa que está ruim, mais o Ifood poderia colocar 5 estrelinhas no automático.

    Reclamação de clientes vocês colocam na hora, agora ajudar os parceiros aí já é outra história. Olha, que as taxas não são baratas.

    1. Oi, Elis. Obrigado por comentar aqui. Trabalhamos, diariamente, em nossa melhoria e estamos abertos a qualquer opinião, sugestão ou crítica que tenha. 🙂

  15. Minha loja aparece com $$$$ Apesar dos precos serem os mesmos praticados por cincorrentes q aparem spenas com 1 ou 2 $$ e não consiga mudar isso. O q nos prejudica muito.

    1. Oi, Marcos. Entra em contato com a gente pelo Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda”, depois “Atendimento”. Por lá conseguiremos analisar melhor e buscar uma solução para isso. 🙂

  16. A verdade é que estamos cansados das respostas automáticas e zero solução, somos frequentemente lesados por clientes, abrimos chamados e não da em nada, apenas resposta automática. Avaliações onde não faz sentido algum uma nota de uma estrela e vocês simplesmente ignoram nossa replica. Precisam lembra que a comissão de vocês vem do restaurante que vocês chamam de “parceiros”.

  17. infelizmente, precisam trabalhar ainda mais na ferramenta para resolver vários problemas, vou citar um deles como exemplo: um cliente pediu uma pizza e ainda entrou no chat para caprichar e se puder enviar ketchup, maionese e refri de graça sendo ele esqueceu de incluir no pedido, e por sorte o dono tava no momento e viu todo o atendimento e o capricho ate de mais, e com despacho rápido chegou ao cliente antes de horário padrão, de repenteo pedido foi cancelado por motivo : pedido impróprio, sabendo que o sabor e de calabresa nada de segredo, a loja perdeu o valor da pizza por nao ter como reclamar e acreditaram num cliente ladrao, o dono entrou em contato e nada foi resolvido, e sugeriu em abrir uma aba para que o entregador tirar foto na hora de receber da loja para evitar o julgamento errado, e mais uma vez nada de resposta de senhores, e td foi ignorado, lamentavel

  18. O complicado das avaliações é que a maioria dos clientes não faz avaliação nenhuma, tem clientes que pedem varias vezes mais não faz a avaliação, ai chega um que nunca pediu e não gostou de alguma coisa e avalia o restaurante com nota ruim. Ou seja a maioria das pessoas só faz avaliação quando é para reclamar de algo, com isso a nota cai facilmente. Complicado isso !

    1. Oi, Cicero. Buscamos sempre melhorar e pode deixar que vamos pensar com carinho nesse assunto, combiando? Obrigado pela sugestão! ?

      1. Verdade cicero, aqui acontece muito. Infelizmente tem muitos que agem de má fé para obter ressarcimento ,e muitas vezes nem cliente são e sim concorrente. Aqui na loja ontem mesmo, o cliente pediu uma salada e um medalhão de filé mignon a parte. Pois cancelou so o item ,claro o medalhão que é o mais caro. Avaliação 2 estrelas pra completar. outra coisa que percebo , restaurante que tem o plano entrega PARCEiRA o ifood modera a avaliação em imediato. Quando é entrega própria o ifood sempre negando moderação nas avaliações,impressionante! Sei e falo com propriedade pois ja trabalhei com ambos os planos …e agora com entrega propria nao moderam mesmo provando que a avaliação é sem fundamento.

        1. Oi, Solange, tudo bem? Agradecemos sua sugestão! Estamos trabalhando com bastante foco no tema cancelamento e novidades sobre isso ainda vêm por aí! Continue acompanhando nossos canais!

  19. Bom não preciso dizer nada , só fazer das palavras do Cícero Félix as minhas palavras, mais deixo minha opinião o quanto a plataforma tem que evoluir quanto a questão parceira com os restaurantes e estabelecimentos credenciados, a atenção e prioridade hoje como relacionamento comércio só visa atenção no cliente , o ditado cliente sempre tem razão já não funciona nos dias de hoje, cada caso é um caso a ser analisado separadamente.

    1. Oi, Wanderlan. Por aqui estamos sempre buscando melhorias e pode deixar que vamos pensar sobre isso com carinho, viu? Conta com a gente.

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