Case de sucesso: entenda como o Forno Paulista voou com o iFood

O Forno Paulista já tem 6 unidades e selo Super no iFood. Entenda como a parceria com a plataforma fez a diferença para o sucesso.

Empreender é sempre desafiador, mas é ainda mais difícil no mercado alimentício. Encontrar novas receitas, capacitar os colaboradores e se destacar nas redes sociais são alguns dos pontos-chave para conquistar clientes. Esses foram alguns dos desafios superados pela pizzaria Forno Paulista.

A pizzaria é um case de sucesso do iFood. Afinal, com menos de 10 anos de atuação, já foram abertas 6 unidades e o restaurante está na lista das melhores pizzarias do Piauí, contando com o selo Super.

Por isso, resolvemos contar essa história no Dia da Pizza para você se inspirar e tirar algumas ideias. Quem sabe seu restaurante é o próximo case de sucesso do iFood?

Como O Forno Paulista surgiu?

O Forno Paulista surgiu em 26 de julho de 2017, com uma loja em Teresina, capital do Piauí. O foco era vender pizzas artesanais com ingredientes únicos e de qualidade. O destaque, porém, era investir em sabores diferentes dos clássicos, conseguindo uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

“Os clientes sempre falam que vêm para a pizzaria Forno Paulista por nós termos sabores muito diferentes dos tradicionais”, conta Pedro Augusto Reis, proprietário do restaurante.

Alguns exemplos são Costera (com muçarela, atum ao toque do chef, tomate, orégano, ervas frescas e azeitonas pretas) e Nordestina (com muçarela, carne de sol desfiada, banana em rodelas e orégano). Ainda assim, há opções mais clássicas, como Muçarela e Marguerita.

Todas essas ideias vieram de uma preferência do dono na infância: ir à pizzaria. Daí surgiu a ideia de empreender, mas buscando alguma diferenciação. Assim, o Forno Paulista foi criada e cresceu.

Atualmente, o restaurante trabalha com produção e venda de pizzas artesanais em salão e delivery. Também oferece Delícia Paulista, uma massa fina enrolada com algum recheio doce ou salgado.

forno paulista ifood

Como começou a parceria entre Forno Paulista e iFood?

A parceria entre Forno Paulista e iFood começou logo após a abertura do restaurante. O motivo foi a visibilidade oferecida ao pequeno empreendedor, o que permitiu divulgar os produtos e atrair clientes.

Segundo o proprietário, “o iFood foi essencial para o crescimento da pizzaria, principalmente, porque dá uma visibilidade incrível para o pequeno empreendedor. Por exemplo, em uma praça de alimentação de um shopping center, só entra quem realmente investe para estar lá. No iFood, não, você encontra do pequeno ao grande e o cliente escolhe pelo app o que pedir”.

Assim, essa é uma praticidade para o dia a dia dos clientes e também traz benefícios para os donos de restaurantes. Isso porque o iFood oferece recursos que facilitam esse processo, como a Campanha Inteligente e outras alavancas promocionais do varejo.

Além disso, a possibilidade de fazer o pedido por aplicativo é uma grande facilidade. Então, o cliente tem mais possibilidades, já que antes do iFood era necessário fazer os pedidos por telefone ou de forma presencial.

Alguma solução do iFood ajudou o Forno Paulista a melhorar seus processos?

A consultoria do iFood e o material didático oferecido pela plataforma são as principais soluções que ajudaram o Forno Paulista a melhorar seus processos. Isso porque há vários cursos, palestras e outros conteúdos que ajudam a agregar conhecimento e alcançar o crescimento da pizzaria.

“Eu acho que essa consultoria que o iFood nos proporciona e o material didático que ele oferece pela plataforma Decola e as redes sociais é algo que eu acho que todo empreendedor tem que estudar. São cursos e palestras que o iFood ‘dá de mão beijada’ para a gente e eu acho que se nós fôssemos pagar, pagaríamos muito”, conta Pedro.

O proprietário da pizzaria ainda destaca que um diferencial do Forno Paulista é sempre buscar a melhoria. Então, os conteúdos do iFood contribuem para esse propósito e para a implementação de uma cultura organizacional que vise ao aperfeiçoamento contínuo.

Ele ainda comenta que prefere que os colaboradores ofereçam sugestões e deem opiniões. Além disso, realiza outras medidas importantes, como trazer chefs de fora para ministrar cursos, testar novas receitas, viajar para outros lugares para buscar inspirações e inovar.

Quais os principais resultados do Forno Paulista?

Hoje, o Forno Paulista possui 4 unidades em Teresina (lojas Zonas Leste e Sul, Dirceu e Dom Severino) e 2 em Parnaíba (nas avenidas Pinheiro Machado e Leonardo de Carvalho). A pizzaria também já foi eleita a melhor do Piauí pelo iFood, a melhor de Teresina por votação popular (duas vezes) e tem avaliação 4,9 em todas as unidades e selo Super no iFood.

Os principais produtos são pizzas artesanais e Delícia Paulista (prato exclusivo). Em relação aos serviços, o Forno Paulista oferece delivery rápido, espaço kids na unidade Dom Severino, ambiente para eventos mediante agendamento e capacitação contínua aos colaboradores.

Nesse sentido do aperfeiçoamento da equipe, são realizados cursos nacionais e internacionais. Entre eles estão: Cursos de Boas Práticas, Chefe Sommier, Chefe Hassim, Instituto Conpizza, Fórum de Pizzas e New Bridge Itália.

A empresa também tem forte atuação nas redes sociais e busca adotar uma abordagem irreverente e envolvente. “Nós investimos muito, tiramos uma boa parte do nosso faturamento para investimento em mídias sociais, tentando passar isso de forma bem diferenciada. Tanto que nosso Instagram no setor de alimentação, de pizzaria, é o mais seguido do estado, pois sempre tentamos trazer postagens bem diferentes das tradicionais”, comenta o proprietário.

Esse esforço é verificado no número de seguidores. O perfil @fornopaulista no Instagram fechou 84,7 mil seguidores em julho de 2024, enquanto a página @fornopaulistaphb, de Parnaíba, tem 14,1 mil seguidores.

Pedro ainda destaca que o iFood tem vários cursos sobre o tema e aborda a relevância de ter visibilidade online. Portanto, é mais uma forma de agregar valor.

Afinal, você tem informações do Embarque iFood para começar na plataforma. Também há conteúdos para configurar o seu perfil no iFood, começar a vender, potencializar suas vendas, ter visibilidade e até como usar a Anota AI para ter melhores resultados.

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O que o Forno Paulista vislumbra para o futuro?

A visão para o futuro do Forno Paulista é continuar estruturando as unidades já existentes e, depois, expandir para outros lugares do Brasil. Esse processo deve será feito de forma cuidadosa para evitar um crescimento desordenado.

“Nosso objetivo é tentar crescer de forma a conseguir fornecer a melhor experiência de uma verdadeira pizza para nossos clientes”, ressalta o proprietário.

Assim, fica claro que o Forno Paulista tem uma história de sucesso que merece ser contada e pode servir de inspiração. O iFood ajudou bastante nesse processo com todas as opções do Embarque iFood, como a consultoria gratuita e o programa de capacitação iFood na Prática.

Agora, você também pode usar essas soluções para fazer o seu negócio decolar. Então, que tal conhecer melhor o iFood e se cadastrar na plataforma? Acesse a página de Parceiros e veja as vantagens de ser uma loja parceira.

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Por Pedro Camargo

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